Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

O Preço Certo está para durar

O êxito de audiências de ‘O Preço Certo’, que estreou na RTP 1 em 1990, apresentado por Carlos Cruz, e que tem como apresentador, desde 2003, Fernando Mendes, está para dar e durar, segundo o actor, que anunciou ao CM ir “assinar por mais dois anos” com o canal público.
8 de Dezembro de 2007 às 00:00
Frederico Ferreira de Almeida, director-geral da Freemantle, disse ao nosso jornal, no jantar que assinalou, anteontem, o sétimo aniversário da produtora do programa, que ‘O Preço Certo’ “é um formato que já faz parte do dia-a-dia das pessoas, que regista audiências fantásticas e que irá continuar”.
‘O Preço Certo’ figura entre os programas mais vistos na televisão portuguesa. Ainda anteontem, alcançou o sexto lugar na lista das audiências. E representa, para a produtora, o seu maior trunfo. “Um programa como ‘O Preço Certo’, que alcança 41% de share no período anterior ao ‘Telejornal’, consegue uma proeza que, creio, nem os ‘Morangos’ alguma vez alcançaram no mesmo horário”, sublinhou Frederico Ferreira de Almeida, também presidente da Associação dos Produtores Independentes de Televisão.
Para o director-geral da Freemantle, “o êxito de ‘O Preço Certo’ deve-se a vários factores, o primeiro dos quais é a apresentação de Fernando Mendes, uma companhia quase insubstituível naquele formato. O segundo é o facto de a transmissão ser a seguir ao ‘Portugal Em Directo’ [antigo ‘Portugal Diário], que também regista uma boa média de entre 25 a 30% de share”.
Fernando Mendes foi uma das estrelas da noite, na comemoração do aniversário da Freemantle. Na festa, compareceram outros apresentadores de actuais e de antigos programas da produtora, como Sílvia Alberto, que apresentou ‘Ídolos’, na SIC, e ‘Aqui Há Talento’, na RTP 1, com Francisco Menezes (ver caixa).
Questionado pelo CM a propósito do sucesso de ‘O Preço Certo’, Fernando Mendes afirmou: “Estamos no caminho certo. Estou feliz por ir assinar por mais dois anos com a RTP. É um programa popular que gosto de fazer e a que tentei dar um cunho pessoal, com simpatia e um pouco de revista à portuguesa. Hoje, as audiências contam. E, felizmente, têm subido em ‘O Preço Certo’, o que considero um fenómeno.”
'HÁ TALENTO' DE VOLTA
Frederico Ferreira de Almeida dá como “provável” o regresso em 2008, “embora com alterações de conteúdo”, do programa ‘Aqui Há Talento’, transmitido pela RTP 1 em 2007, com apresentação de Sílvia Alberto e Francisco Menezes. A Freemantle, diz o seu director-geral, “propôs novos programas à RTP, à TVI e à SIC, aguardando respostas”. Essas propostas, adianta Frederico Ferreira de Almeida, “não consistem só em concursos, mas em formatos como o ‘doc reality’, um tipo de documentário de informação”. Entretanto, este mês estreia na RTP 1 uma edição especial do programa de humor ‘Ainda Bem que Apareceste’, produzido pela Freemantle e que tem apresentação do actor Virgílio Castelo.
PORMENORES
NASCIDO HÁ 51 ANOS
A versão original de ‘O Preço Certo’ tem 51 anos. O concurso nasceu em 1956, pela mão de Bob Stewart, funcionário da Goodson Todman Productions, nos Estados Unidos, onde foi exibido com o título ‘The Price is Right’ e apresentado por Bill Cullen, a quem sucedeu, em 1972, Bob Barker. O formato pertence actualmente à FreemantleMedia.
CRUZ NA ESTREIA
‘O Preço Certo’ estreou na RTP a 17 de Setembro de 1990, apresentado por Carlos Cruz até 1992. Daí até 1993, Nicolau Breyner tomou-lhe o leme. O formato regressou em 2002, como ‘O Preço Certo em Euros’, com Jorge Gabriel, até 2003 e, daí a 2006, com Fernando Mendes, que se mantém no formato, rebaptizado ‘O Preço Certo’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)