page view

Presidente da Anacom diz que “não é irrealista” preços baixarem 7% com entrada da Digi

Taxa de IVA sobre o setor pode ser repensada.

18 de novembro de 2024 às 01:30

A entrada da Digi no mercado português de telecomunicações pode obrigar as operadoras a baixar os seus preços. Uma redução que pode atingir os 7%, acredita a presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). “É possível. Vamos perceber qual é a reação dos outros operadores. Os 7% não são irrealistas”, afirmou Sandra Maximiano em entrevista ao ‘Negócios’ e Antena 1.

Se calhar mais que 7% parece-me demasiado já no próximo ano, mas parece-me uma estimativa razoável
Sandra Maximiano

Presidente da Anacom

A economista, que está há quase um ano à frente do regulador, admitiu ainda a entrada de outros operadores no mercado nacional (virtuais, sem rede própria) e acredita que graças à nova operadora romena os períodos de fidelização podem diminuir também na concorrência.

“A fidelização por si só não é um serviço, mas é uma restrição ao uso de um serviço. Se a Digi tem um período de fidelização menor, os outros operadores vão reagir”, disse na entrevista que é publicada na íntegra esta segunda-feira.

Numa altura em que está em discussão a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, a presidente da Anacom admite que faz sentido repensar o imposto cobrado às telecomunicações.

Cada vez mais, as comunicações são um bem essencial. Fazem-nos tanta falta quanto outros consumos considerados essenciais. E enquanto bem essencial, há espaço para repensar os impostos afetos às comunicações. Não tenho qualquer dúvida sobre isso
Sandra Maximiano

Presidente da Anacom

A presidente da Anacom não se compromete com valores, nomeadamente a redução do IVA aplicado às comunicações para os 6%: “Não dizemos que tem o mesmo peso que ter acesso a pão e leite, são níveis diferentes.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8