Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Regulador aperta cerco à Media Capital para divulgar novos acionistas

CMVM pressiona dona da TVI para saber quem são os novos acionistas do grupo.
Sónia Dias 14 de Setembro de 2020 às 08:59
Ainda não foram comunicados todos os novos acionistas da dona da TVI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Ainda não foram comunicados todos os novos acionistas da dona da TVI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários FOTO: Direitos Reservados
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a pressionar a Media Capital (MC) para divulgar os nomes dos novos acionistas do grupo. Segundo o ‘Expresso’, o regulador continua a averiguar o negócio depois dos acordos assinados pela espanhola Prisa para vender a sua participação de 64,47% na dona da TVI (por 36,8 milhões de euros).

Os nomes já conhecidos foram revelados uma semana depois dos contratos de compra e venda das ações da MC serem assinados e acumulam 43,5% do capital da empresa, faltando ainda conhecer quem adquiriu os restantes 21%. Em destaque está o grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves, que comprou 20% da dona da TVI (16,9 milhões de ações), e a Zenithodyssey (da CIN), com 16% (13,5 milhões de ações). Ambas as empresas assinaram contrato com a Prisa no dia 3 de setembro, mas o mercado só foi informado no dia 10.

Recorde-se que a CMVM e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) estão a investigar a relação entre a Prisa e Mário Ferreira, dono da Douro Azul, que em maio adquiriu 30,22% da MC, tornando-se no maior acionista do grupo.

pormenores

Cristina Ferreira
A entrada de Cristina Ferreira como acionista da Media Capital (2,5%) - através da empresa que detém com o pai, a DoCasal Investimentos - foi comunicada à CMVM na sexta-feira.

Futuros donos da estação
Os músicos Tony Carreira e Pedro Abrunhosa são outros dos possíveis acionistas da dona da TVI, aos quais se junta o ator Lourenço Ortigão.

Regras do negócio
Quando se supera 2% do capital de sociedades cotadas, como a Media Capital, a CMVM deve ser informada nos dias seguintes.
Ver comentários