Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Reis vai ganhar 10 mil por mês na RTP

Valor decidido pelo CGI acima do antecessor.
Hugo Real 18 de Abril de 2015 às 09:45
Nuno Artur Silva, administrador com o pelouro dos conteúdos, e Gonçalo Reis, presidente da RTP
Nuno Artur Silva, administrador com o pelouro dos conteúdos, e Gonçalo Reis, presidente da RTP FOTO: Jorge Paula

Gonçalo Reis, novo presidente da RTP, vai ganhar 10 mil euros mensais, enquanto Nuno Artur Silva, administrador, vai receber 7390 euros. Os valores foram ontem publicados em Diário da República, onde se lê que o Governo autorizou que fosse exercida a "opção pelo valor correspondente à remuneração média dos últimos três anos do lugar de origem".

Alberto da Ponte, o anterior presidente, não pediu esta exceção, prevista no Estatuto do Gestor Público. O gestor recebeu em 2013 um salário bruto de 91 987 euros: 6570 euros mensais (contas a 14 meses).

Contactado, Gonçalo Reis esclareceu que quando foi convidado pelo Conselho Geral Independente (CGI) a entidade fixou o tecto salarial nos 10 mil euros. Assim, quando enviou a documentação para ter acesso ao vencimento, só o fez para "cumprir os termos do convite". O gestor diz ainda que terá uma "perda considerável" face aos seus rendimentos anteriores. Segundo sabe o CM, a queda é de 9 mil euros mensais.

O regime de exceção apenas se aplica a Gonçalo Reis e Nuno Artur Silva. A administradora Cristina Tomé vai auferir cerca de 6400 euros mensais.

Gonçalo Reis presidente RTP CGI valor salário
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)