page view

RTP fatura menos com chamadas

A TVI fez 33,3 milhões e a SIC não chegou aos 30 milhões.

29 de setembro de 2015 às 08:58

Costuma ligar para números de valor acrescentado?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Costuma ligar para números de valor acrescentado?

A RTP faturou 6,9 milhões de euros em 2014 com as chamadas de tarifa única, feitas no âmbito de concursos telefónicos dos seus programas, revela, pela primeira vez, o relatório e contas do grupo público ao qual o CM teve acesso. Contudo, deste valor, a RTP teve de pagar 2,6 milhões às operadoras de telecomunicações. Ou seja, ficou com cerca de 4,3 milhões.

O grupo público faturou, assim, muito menos do que os privados, já que a TVI obteve, no mesmo período, receitas totais de 33,3 milhões. Já a SIC, que deixou de divulgar estes números, terá alcançado perto dos 30 milhões. No total, os três canais generalistas obtiveram no ano passado um valor próximo dos 70 milhões com este negócio.

Já este ano, o montante deverá baixar substancialmente. No primeiro semestre, a TVI faturou 10 milhões (queda de quase 7 milhões de euros). Já a SIC viu os valores arrecadados em 2014 (cerca de 16 milhões) caírem para metade.

Para isso contribuiu o acordo de autorregulação assinado em junho de 2014 e o barramento de chamadas para números 760 feito pelas operadoras no primeiro semestre deste ano. Para desbloquear esta situação, os canais acederam a aumentar o valor pago às operadoras por cada chamada de tarifa única.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8