page view

Telemóvel em directo

A Radiotelevisão Valenciana dispõe de uma tecnologia desenvolvida pela Motorola e a Createcna que permite aos jornalistas captar imagens por telemóvel e emiti-las em tempo real. Em Portugal, o panorama é diferente: a SIC diz que já utiliza tal processo, ao passo que a TVI e RTP estão em fase de análise.

30 de junho de 2005 às 00:00

O director da SIC Multimédia, Francisco Penim frisa que “a SIC não só tem conhecimento da tecnologia referenciada, como já dispõe da mesma desde Fevereiro”, mais concretamente pela altura das Eleições Legislativas.

A estação de Carnaxide dotou os seus jornalistas de PDA (minicomputadores com multifunções, capazes de tirar fotografias, gravar pequenos vídeos, escrever e enviar textos e ligar à internet ou aceder ao ‘e-mail’), o que lhes permitiu ‘alimentar’ diariamente o blogue das eleições. Os vídeos, no entanto, nunca foram colocados na ‘net’ devido à baixa qualidade de imagem.

“Convenhamos que só em situações muito particulares é que a utilização desta tecnologia se justifica. Diria, mesmo, que uma coisa é colocar no ar em directo imagens com uma qualidade inferior, que vêm do Iraque, e outra, totalmente diferente, quando as imagens têm origem de Sintra. É preciso saber quando se deve ou não usar este tipo de imagens”, sublinha Francisco Penim.

Um dos utilizadores deste novo sistema, o jornalista António Esteves, confessou-se um adepto da tecnologia, mas defende que “esta imagens só podem ser utilizadas em situações únicas e de curta duração”.

Ao contrário do rival de Carnaxide, a TVI é mais cautelosa. Está, ainda, em fase de “contacto com os operadores para fazer testes, para ver se é uma tecnologia viável”, explica o responsável pelo departamento técnico da Quatro, José Nabais. “Quando a cobertura da terceira geração se estender – ainda é muito curta – e essa tecnologia se alargar ao resto do País, aí, equacionaremos a sua utilização.”

A RTP, essa, “está sempre atenta ao desenvolvimento das tecnologias”. O canal público acabou de instalar nas delegações, nomeadamente em Timor, com a possibilidade de envio de imagens via internet. A RTP acrescenta que, caso o sistema utilizado pela TV Valenciana venha a ser “tecnicamente viável e as imagens sejam adequadas para emissão” estudará a sua aplicação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8