Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Televisões já vivem o Verão

A RTP está para o cinema como a SIC para o humor e a TVI para a ficção nacional. É o calor na antena portuguesa.
8 de Julho de 2005 às 00:00
Verão rima com televisão mas não com ousadias. Se é verdade que houve um esforço este ano por parte das estações de TV para não repetir enlatados atrás de enlatados, certo é que a aposta é feita na continuidade dos produtos de sucesso garantido. Cada um dos canais investe naquilo que mais retorno proporciona em termos de audiências ou que julga marcar a diferença em relação aos outros. Alinhadas as grelhas com estes propósitos, sobram poucas surpresas em matéria de produtos especialmente vocacionados para a época em que o País vai a banhos. Na corrida aos ‘shares’, leva avanço uma TVI que encontra novamente nas novelas e séries a sua ‘galinha de ovos de ouro’.
Neste momento, a estação de José Eduardo Moniz já ultrapassou a SIC no acumulado do ano, segundo dados da Markest. “Os números contam para garantir rentabilidade mas mantemos o espírito de “fato de ganga”, referiu o director da TVI aquando da apresentação dos três formatos mais fortes da estação para os meses que aí vêm: a série ‘Os Serranos” e as novelas ‘Mundo Meu’ e ‘Morangos com Açúcar - Férias de Verão’, todos já com provas dadas em matéria de audiências.
Aos três acrescenta-se uma Alexandra Lencastre no seu melhor em ‘Ninguém Como Tu’ que é todos dias líder no seu horário e as contas parecem fechadas com vitória previsível para a ficção nacional. “Não tenho nada contra as novelas brasileiras, não sou xenófobo, mas a nossa aposta é no que é nosso. Há cinco ou seis anos toda a gente dizia que não tinhamos fôlego para tanto mas os resultados estão à vista”, diz José Eduardo Moniz.
Além dos produtos já referidos , aos quais se juntam novos episódios de ‘Inspector Max’ e da recém-estreada série juvenil ‘O Clube das Chaves’, a TVI reserva também na sua grelha espaço para o humor que tem sido bem recebido pelos telespectadores. Assim sendo, há ‘Batanetes’ e ‘O Prédio do Vasco’ com fartura para exibir. A dúvida do momento prende-se com a data oficial do arranque do muito falado ‘talk-show’ do brasileiro João Kléber, apresentador do ‘Fiel ou Infiel’ (que se irá manter na grelha durante todo o Verão) e, eventualmente, de outros formatos com origem brasileira. “Hoje em dia não gostamos de correr riscos. A ideia é fazer experiências e, de acordo com os resultados, apostar nelas, ou não. Há várias pessoas interessadas em fazer programas cá, como a apresentadora Márcia Goldshmit. Vamos ver”, promete José Eduardo Moniz.
Ainda para este Verão, a TVI pretende transmitir torneios, jogos de futebol de preparação para a próxima época e touradas como a Corrida de Touros TVI, marcada para 23 de Julho. E não esquece as reposições de séries estrangeiras: ‘Marés Vivas’, ‘Causa Justa’ e ‘Dawson’s Creek’ compõem o lote das propostas.
Na SIC o humor mantém-se em antena durante os próximos meses com Manuel Fonseca, director de programas da estação de Carnaxide, a optar por produtos de êxito garantido. É o caso dos incontornáveis ‘Malucos do Riso’ que continuam certos na grelha e dos seus ‘desdobramentos’: ‘Mini-Malucos do Riso’, ‘Malucos nas Arábias’ e ‘Malucos na Praia’. Há também mais episódios de ‘Flagrante Delírio’, ‘K7 Pirata’, ‘Camilo em Sarilhos’, ‘Zero em Comportamento’ e ‘Maré Alta’ (série que agora conta com reforços das actrizes Ana Afonso, Rita Egídio, Raquel Henriques e da Miss Playboy Liliana Queiroz). Segundo a Direcção de Programas da SIC, “o lema da SIC foi, e continua a ser, a aposta em todos horários, tendo em atenção a diversidade de públicos”.
Estão também planeados especiais e uma programação internacional da qual os filmes das ‘Noites de Verão’ serão a principal vedeta. Nas noites de domingo, quando o ‘Herman SIC’ fizer férias, filmes como ‘Senhor dos Anéis II’, ‘Apanha-me Se Puderes’ e ‘8 Miles’ trazem grandes histórias e grandes actores ao horário nobre da televisão portuguesa. Nos ‘talk-shows’ diários prometem-se alterações. Fátima Lopes vai de férias e deixa Sílvia Alberto a conduzir ‘SIC 10 Horas’ no período de 15 de Agosto a 2 de Setembro. Nas tardes, José Figueiras já divide a apresentação do ‘Às Duas Por Três - Verão Quente’ com Carlos Moura num ‘décor’ mais fresco e com conteúdos a condizer. E os fiéis das séries americanas podem ficar descansados: ‘CSI’ e ‘Donas de Casa Desperadas’ continuam nos próximos meses.
Na RTP1 o esforço de Nuno Santos, Director de Programas, foi no sentido de apresentar uma grelha de Verão com o menor número possível de reposições: “Em 2003 e 2004 tivemos dificuldades financeiras mas este ano estamos mais folgados, temos planificação de antena e daí que tenha sido possível reduzir a repetição de programas”. Para esta estação do ano, a aposta da RTP está nos filmes e séries histórica, bem como nos grandes eventos. “É uma oferta dentro da mesma linha da que tem sido seguida nestes dois anos e meio e distinta da dos operadores privados”, garante Nuno Santos. Assim, em matéria de cinema, não vão faltar novidades de peso, com títulos como ‘Chicago’, ‘Outra Questão de Nervos’, ‘Ocean’s Eleven - Façam as Vossas Apostas’, ‘A Tempestade’ e ‘Disposta a Tudo’. No capítulo da ficção internacional, destacam-se as séries ‘Cowboys e Detectives’ com Tom Berenger no papel principal, ‘Henrique VIII’ sobre a vida deste polémico monarca inglês, e ‘Blonde’ que retrata a história de Marilyn Monroe.
Há também espaço na grelha da estação pública para eventos pontuais, com destaque para um ‘Especial Praça da Alegria - Dia Internacional dos Avós’ (26 de Julho) e para as tradicionais Corridas da TV na Moita e Póvoa do Varzim (9 e 24 de Julho, respectivamente). O desporto também não será esquecido: em Agosto (3 a 15), a RTP vai acompanhar a Volta a Portugal em Bicicleta. Além desta oferta, o director de programas da RTP não esquece a principal vocação do canal estatal: “Vamos reforçar o serviço público com blocos informativos sobre comportamentos a ter na praia, cuidados com as crianças e idosos, prevenção de incêndios”.
Na 2: a ideia também é a de evitar repetições e, nessa lógica, há estreias a assinalar. Entre as novidades assinalam-se os documentários sobre Luiz Pacheco e a actriz Glicínia Quartim (este realizado por Jorge Silva Melo) e ainda ‘A Minha Viagem a Itália’, assinado pelo cineasta Martin Scorsese. As séries ‘Serviço de Urgência’ (com novos episódios) e ‘Twilight Zone’ são uma aposta forte deste canal que não esquece ainda o desporto com a transmissão do Campeonato do Mundo de Atletismo.
RTP1 RECUPERA TRADIÇÕES
'Noites de Verão' - A estação pública recupera as festas tradicionais de Verão que decorrem em todo o país num programa apresentado por Pedro Miguel Ramos e Merche Romero. ‘Noites de Verão’ tem música, ‘sketches’ de humor e jogos. “Um programa com estas características tem um mérito fundamental que é o de levar a TV ao encontro das pessoas e isso é muito importante na estratégia da RTP”, afirma Nuno Santos.
TVI APONTA PARA PÚBLICO JUVENIL
'Morangos com Açúcar' - A novela juvenil inspirada na brasileira ‘New Wave’ tem novas aventuras à beira-mar. José Eduardo Moniz não se desvia um milímetro dos objectivos traçados: “A aposta nos ‘Morangos com Açúcar’ é para continuar, tem havido um progresso notável com melhorias todos os anos”. As audiências dão-lhe razão mas não tranquilidade total: “Queremos sempre fazer melhor porque o espectador está cada vez mais exigente.”
SIC USA TRUNFOS DE SEMPRE
As manhãs de Sílvia - A SIC guarda a renovação para Agosto, mês em que a apresentadora Sílvia Alberto vai assumir a apresentação de ‘SIC Dez Horas’. Durante as férias de Verão de Fátima Lopes, que decorrem de 15 de Agosto a 2 de Setembro, a SIC aproveita para lançar Sílvia Alberto, que está a preparar um programa novo para Setembro. Apesar de ainda estar tudo no segredo dos deuses, sabe-se que a estação de Carnaxide prepara um formato jovem para a ex-apresentadora de ‘Êxtase’. Nas grelhas de Verão, destaca-se também mais ‘Malucos do Riso’, agora em versão alargada: ‘Mini-Malucos do Riso’ e ‘Malucos na Praia’.
OS NÚMEROS DA PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA
Ficção brasileira venceu Verão de 2004 - Três novelas brasileiras garantiram o êxito da SIC no Verão de 2004: ‘Chocolate com Pimenta’ (actualmente em reposição), ‘Da Cor do Pecado’ e ‘Celebridade’. Na TVI as audiências de ‘Baía das Mulheres’, ‘Queridas Feras’ e da série ‘Inspector Max’, apesar de boas, não foram suficientes.
A receita de sucesso - Nos próximos tempos a ficção portuguesa representará uma garantia de bons níveis de audiência. A TVI é, actualmente, o canal que mais investe nestes formatos com a exibição de três telenovelas (‘Ninguém Como Tu’, ‘Mundo Meu’ e ‘Morangos com Açúcar’) e outras tantas séries: ‘Os Serranos’, ‘Inspector Max’ e ‘Clube das Chaves’.
Ver comentários