page view

‘Toca a Mexer’ contra ‘Casa dos Segredos’

Bárbara Guimarães ou Teresa Guilherme? Os portugueses vão ter de escolher entre o programa de dança e perda de peso da SIC, e o imprevisível e polémico reality show da TVI.

07 de setembro de 2012 às 15:00

O duelo vai começar. Teresa Guilherme na TVI e Bárbara Guimarães na SIC preparam-se para mais um confronto televisivo no horário nobre dos domingos. As armas já estão escolhidas: ‘Casa dos Segredos 3’ (‘Secret Story’), na TVI, reality show cuja edição anterior arrasou com ‘Peso Pesado’; e ‘Toca a Mexer’, na SIC, um formato inovador que alia ‘entretenimento e saúde’.

O confronto deverá começar já na segunda quinzena de Setembro e os canais munem-se de todos os trunfos para lutar pela vitória nas audiências. As apostas prometem dinamizar a oferta dos canais com galas em directo, programas diários e votação do público. A TVI entra em campo com a vantagem do formato ter liderado nas duas primeiras edições e de os seus concorrentes terem o poderoso ‘segredo’. A SIC contra-ataca com um júri liderado por Diana Chaves e Miguel Abreu (especula-se que Joaquim Monchique se juntará aos jurados). Estas são algumas das tácticas dos canais para o sucesso dos seus programas. Já para não falar dos prémios: A TVI mantém os 50 mil euros para o vencedor do reality show; já a SIC só no dia da estreia vai revelar o valor. Mas a guerra começou ainda durante as inscrições, com a TVI a contabilizar mais de 90 mil candidatos. O número de concorrentes seleccionados para competir só se saberá no dia de estreia. Quanto ao formato da SIC, apesar de ser totalmente desconhecido dos portugueses, contou com mais de sete mil inscritos. Destes, apenas 14 pessoas com excesso de peso e que gostem de dançar serão concorrentes de ‘Toca a Mexer’.

A TVI surge com uma terceira edição de ‘Casa dos Segredos’, renovada e com uma aposta forte na oferta multimédia. Teresa Guilherme, a anfitriã do reality show, não tem dúvidas quanto ao produto "vencedor" que tem em mãos e até ironiza com a tradução da concorrência. "‘Toca a Mexer’? Que nome peregrino, mas mexer em quê? (risos)", brinca a apresentadora. Também José Fragoso, director-geral da TVI, é peremptório: "É natural que o concurso [Secret Story], pelas suas características, seja o grande programa do ano. O regresso de ‘Casa dos Segredos’ é sempre um grande evento televisivo", diz à Correio TV. A guerra está já aberta e, na nova edição, a TVI promete atacar com muitas novidades e mudanças. "Este ano a ‘casa’ vai sofrer modificações. Vamos também ter um conjunto de novidades na forma como se processa o jogo dentro da casa e que surpreenderá em relação às edições anteriores", revela José Fragoso. Comenta-se que, por exemplo, haverá uma sala em que os concorrentes se confrontam para conseguir imunidade.

Novos concorrentes e segredos vão-se revelando nas galas de domingo com Teresa Guilherme, e ao longo da semana com Leonor Poeiras e Iva Domingues. ‘Secret Story’ estará no ar aos domingos à noite na TVI, e 24 horas por dia no canal ‘Secret Story’, no Meo. "É um programa com uma capacidade de expressão multiplaforma muito considerável e que sabemos que é acompanhado diariamente através da internet, do canal, e por milhões de portugueses", diz Fragoso.

A terceira edição de ‘Casa dos Segredos’ promete cativar ainda mais os telespectadores com "segredos mais ousados, surpreendentes", diz o director-geral da TVI. Teresa Guiherme não tem dúvidas e espera "segredos interessantes" dos novos concorrentes. Lembra que se trata de um concurso e que vence aquele que conseguir que o seu segredo não seja descoberto pelos restantes residentes. Apesar das regras, certo é que na batalha das audiências é o ‘vale tudo’ para sair vencedor. E em 2011 ‘Secret Story’ derrotou ‘Peso Pesado’, apresentado por Bárbara Guimarães, que espera agora roubar audiências ao líder com ‘Toca a Mexer’.

No formato da SIC os concorrentes terão de ir perdendo peso à medida que a competição de dança avança. Uma espécie de ‘Peso Pesado’, mas com a elegância da dança – com coreografias de Marco di Camilis. Com idades entre os 18 e os 30 anos, os candidatos vão actuar individualmente, mas poderão haver duplas. A garantia é que "vão dançar todos os estilos e mais alguns. É um espectáculo de televisão", diz à Correio TV Júlia Pinheiro. A directora de conteúdos da SIC acredita que a proposta vai convencer os portugueses. "Esta competição é tão peculiar que estamos à espera de um bom momento de televisão, de reunião familiar à frente do televisor, para ver que quem procura a saúde e melhor qualidade de vida não se importa de brincar um bocadinho e divertir-se". As galas de domingo estão a cargo de Bárbara Guimarães, mas diariamente é Rita Ferro Rodrigues que actualizará o público sobre o que se passa na competição. A novidade do formato tranquiliza os responsáveis da SIC, apesar da forte concorrência. "Estamos muito contentes com esta escolha, porque sabemos que é a mais adequada em função daquilo que tem sido a nossa lógica. A aposta em ‘Peso Pesado’ foi muito importante no ano passado. Além disso, o nosso concorrente está com um programa que é muito competitivo, mas que achamos ser mais do mesmo. Sabemos que a ‘Casa dos Segredos’ tem os seus fãs e é um grande e extraordinário formato, e sei bem do que estou a falar, mas vai para a sua terceira edição, embora os concorrentes sejam sempre diferentes, é, de facto, um formato já visto", refere Júlia Pinheiro, que apresentou a primeira edição deste reality show quando estava na TVI.

Com vontade de enfrentar o líder de audiências, a directora de programas da SIC acredita que o seu produto vencerá pela diferença. "A competição é diferente e tem uma coisa que me deixa muito feliz: uma gala em directo todas as semanas. Estamos a fazer a festa naquele momento com os nossos telespectadores e isso dá uma respiração à antena de proximidade que os formatos fechados não dão". Para Júlia Pinheiro, "o brilho e a autenticidade do directo" é algo de único e Bárbara Guimarães, a anfitriã, está desejosa de viver essa dinâmica e promete que não vai resistir e dará o seu ‘pezinho de dança’. "Estou muito expectante. O programa valerá a pena pelos concorrentes, e acredito que vai alegrar os nossos domingos. É um programa de família, leve, divertido, feito com algum humor e muita dança", diz a apresentadora à Correio TV, que acredita que esta é a fórmula para tempos de crise. Quanto ao facto de na concorrência ter um produto vencedor com uma apresentadora veterana, responde: "Vamos ter uma concorrência forte e sempre muito bem apresentada pela Teresa Guilherme, mas nós representamos uma alternativa. Queremos reunir a família, porque este é um programa para todas as idades".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8