page view

TODOS QUEREM VER OS CENÁRIOS DA NOVELA

‘Saber Amar’ está a encher a praia do Burgau de curiosos. Os veraneantes procuram o Bar da Íris, e na Marina de Lagos há quem chame pelo ‘Rodrigo’, na esperança de o ver sair do barco.

19 de julho de 2003 às 14:41

O sucesso da novela ‘Saber Amar’ (TVI) está a motivar uma corrente de visitantes no Algarve, que se deslocam propositadamente a Burgau, Salema, Boca do Rio e Praia da Luz, para conhecer os locais das filmagens. Lagos – sobretudo a Marina – e o Zoomarine são outros pólos deste movimento turístico. Na Marina de Lagos, há veraneantes que chamam pelo ‘Rodrigo’, pensando que ele está no barco e lhes vai acenar.

A confusão entre a realidade e a ficção ocorre também no Burgau, cujo Bar da Praia constitui a fachada do Bar da Íris da telenovela. O interior do estabelecimento, contudo, é muito diferente, o que tem levado muita gente a afirmar-se enganada quando ali entra. Daí que a gerência do bar tenha decidido por um cartaz na porta, alertando os visitantes para as razões da diferença.

A população da zona não podia estar mais satisfeita. Na Luz e no Burgau, os visitantes são tantos que “até parecem formiguinhas”, como diz um morador. A maior parte dos residentes também não perde pitada da novela algarvia. Lázaro Santos, pescador do Burgau, de 65 anos, diz que ‘Saber Amar’ “tem trazido muita gente à terra, o que é bom.”

José Mateus e Luís Sequeira, ambos marítimos, de 74 e 59 anos, são da mesma opinião e acham que a novela deu “muita alma ao Burgau”. “Se alguém disser mal da novela, é má-língua”, asseguram. Frisam ainda: “Nunca veio tanta gente aqui como agora.”

Já José Rosa de Deus, da região de Portalegre, que costuma passar férias no local, disse ser grande admirador de Ruy de Carvalho, que tem esperança de “o encontrar com o ‘Girafa’, um destes dias, no Burgau.” L

A PRAIA É MAIS PEQUENA

Paula Reis, Nuno e Isabel Correia, do Cacém, de férias em Armação de Pêra, visitam

o Burgau para reconhecer o cenário de ‘Saber Amar’. Paula afirma ser “uma grande admiradora do ‘Girafa’.” “Gostámos muito da aldeia, mas a praia não é bem o que estávamos à espera: é mais pequena do que parece na televisão”, referem.

ONDE FICA O BAR?

“Ainda há pouco um casal me perguntou onde é que ficava o Bar da Íris”, afirma ao Correio TV Gilberto Fernandes, de 48 anos, proprietário de uma papelaria no Burgau. Segundo este comerciante, esta é a “questão número um” da maior parte das pessoas que visitam a localidade nos últimos tempos. Esclarece que é frequente “aparecerem famílias inteiras.”

“Antes perguntavam onde era a Boca do Rio, onde decorriam as escavações arqueológicas mostradas na novela”, acrescenta.

A corrente turística já dura há muitas semanas. “Nos fins--de-semana prolongados foi uma enchente. As pessoas vinham de todo o lado, para conhecer os sítios mostrados na novela”, esclarece Gilberto Fernandes. Desta forma, a sua papelaria tornou-se, também, “num posto de turismo e de informações.”

QUERMOS CONHECER TUDO

Maria Leonarda e Manuel Valadas, de Mem Martins, bem como Francisca Gião

e José Santos, de Évora, com a neta Joana, de 10 anos, de férias em Lagos, são outros espectadores atentos de ‘Saber Amar’. Procuram o Burgau porque, afirmam, queriam “conhecer os ambientes da novela”.

“Já vimos o bar e a Casa Búzio e, se calhar, daqui a pouco vamos à Boca do Rio (que em ‘Saber Amar’ é a Boca do Mar)”, referiu Francisca Gião. Garante ainda que tencionam “fazer o roteiro da novela: vamos cada dia a uma praia diferente, para conhecer tudo.”

A neta Joana gosta muito do ‘Girafa’ e da ‘Diana’. A avó, por seu turno, afirma admirar muito a ‘Helena Macedo Vaz’: “A Maria Emília Correia desempenha muito bem o papel e a personagem é muito divertida”, observa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8