Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

UEFA ainda não desistiu de vender a Champions

RTP, SIC e TVI não apresentaram propostas na data prevista, mas o organismo europeu diz que o processo ainda não está fechado.
Duarte Faria 12 de Abril de 2018 às 01:30
Jogos da Liga dos Campeões podem deixar de ser emitidos em sinal aberto
Bola de futebol
Futebol
Futebol
Jogos da Liga dos Campeões podem deixar de ser emitidos em sinal aberto
Bola de futebol
Futebol
Futebol
Jogos da Liga dos Campeões podem deixar de ser emitidos em sinal aberto
Bola de futebol
Futebol
Futebol
O prazo está cada vez mais apertado, mas a UEFA ainda não desistiu de vender os direitos de transmissão da Liga dos Campeões nas próximas três temporadas para um canal em sinal aberto em Portugal. Fonte oficial do organismo máximo do futebol europeu afirmou ao CM que "o processo ainda não está fechado", mas recusou fazer mais comentários sobre o tema.

Até ao prazo previsto (27 de fevereiro último), RTP, SIC e TVI não apresentaram qualquer proposta para a compra da prova milionária no triénio 2018-21. Ao que o CM apurou, o elevado preço exigido pela UEFA afastou os interessados, que consideram que o negócio, como foi inicialmente proposto, "não tem viabilidade financeira".

Assim, o organismo poderá avançar com novas negociações para vender a Champions a um preço menor do que aquele que pediu inicialmente aos canais portugueses.

Se, ainda assim, o negócio não for para a frente, a partir da próxima época, quem quiser ver os jogos da Liga dos Campeões em Portugal terá de subscrever um canal pago. Atualmente, a Sport TV é a detentora dos direitos e o CM sabe que voltou a apresentar uma proposta para as próximas três temporadas.

Recorde-se que, em 2014, a RTP comprou a competição, para o triénio 2015-2018, que agora termina, por 17,8 milhões de euros. O negócio gerou polémica, e levou à demissão de Alberto da Ponte, na altura presidente da empresa pública, no início de 2015.

PORMENORES 
Outros negócios
Sem a Champions, a RTP anunciou a compra dos direitos da Taça de Portugal e da Supertaça até 2020, além de cinco jogos de preparação da seleção nacional para o Mundial.

Interesse público
A lista de eventos de interesse público em 2018, segundo despacho do Governo, inclui "um jogo por jornada ou por mão de uma eliminatória da Liga dos Campeões em que participem equipas portuguesas".

Liga Europa
A SIC assegurou em março a manutenção dos direitos da Liga Europa para as próximas três temporadas. Vai pagar 1,6 milhões de euros por época.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)