"Tantos veados...": Escritor português faz estalar polémica no Brasil
Fábio Nobre partilhou vídeo que já se tornou viral. Imprensa brasileira fala em preconceito.
Um vídeo feito e partilhado por um turista português, identificado como o escritor algarvio Fábio Nobre, está a causar polémica na imprensa brasileira, ao mesmo tempo que delicia os internautas que já tornaram as suas palavras virais.
Depois de três semanas de férias em terras de Vera Cruz, o português afirma que "as mulheres brasileiras são as mais bonitas do Mundo", mas é uma pena dos homens de lá não se interessarem por elas, pois na sua maioria são "veados", expressão que no calão do português do Brasil serve para denominar os homossexuais.
O escritor afirmou-se surpreendido com a quantidade de homens gay que encontrou durante a viagem pelo país, comentário que foi interpretado por parte de quem ouviu como preconceituoso, demonstrando uma leitura redutora e superficial da realidade brasileira.
Apesar da polémica, Fábio Nobre também faz elogios ao país, destacando a recetividade, o calor humano e a energia que encontrou, especialmente entre os baianos. “O Brasil pode ser mais pobre por fora, mas é muito mais rico por dentro”, afirmou o escritor, dizendo ter retornado a Portugal com uma espécie de “ressaca" emocional pós-viagem.
Veja aqui o vídeo:
"O espanto do turista português diante da quantidade de gays no Brasil pode até fazer algum sentido, mas a surpresa não disfarça a hipocrisia: finge surpresa enquanto vem de um país em que Lisboa e Porto disputam rankings globais de cidades mais 'gay-friendly'", escreveu o jornalista Rodolfo Oliveira, do 'Diário 360', sobre o vídeo que está a gerar debate nas redes sociais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt