page view

Após lutar contra doença rara e cancro, Marta D’Orey está grávida: "O milagre mais insano que já vivi"

A jovem que há oito anos comoveu o país com resiliência vive agora um capítulo muito feliz da sua vida.

20 de janeiro de 2026 às 12:44

Há oito anos, a história de Marta D’Orey comoveu o País. Com apenas 14% da função respiratória e dependente de uma botija de oxigénio para sobreviver, a jovem tornou-se um símbolo de força e coragem ao enfrentar, diariamente, uma doença grave e rara. Um tratamento experimental acabou por mudar o rumo da sua vida, devolvendo-lhe a possibilidade de viver uma juventude próxima do normal.

No entanto, no ano passado, voltou a ser notícia ao enfrentar mais um duro revés de saúde. Em outubro, a fotógrafa, hoje com 28 anos, revelou ter sido diagnosticada com um tumor de cerca de 10 centímetros num rim. Em dezembro, Marta D’Orey regressou ao bloco operatório para uma cirurgia complexa, que implicou a remoção do tumor e também de um rim, mas que correu bem. 

Agora, Marta D’Orey prepara-se para viver um dos momentos mais felizes da sua vida. A fotógrafa anunciou que está grávida pela primeira vez, fruto da relação com Vasco Lima Mayer, partilhando nas redes sociais uma ecografia do bebé. "O milagre mais imprevisível, desafiante, insano e certo que já vivi", escreveu, emocionada.

Mais tarde, a jovem voltou à sua conta de Instagram para publicar um longo texto onde dá mais detalhes sobre esta nova fase, "15.12.2025: o primeiro capítulo da vida do meu filho", como lhe chamou. "Saíste-me na sorte contra tudo e contra todos. Como um jackpot a piscar no ecrã de uma daquelas maquinetas onde nunca ninguém ganha um tostão. Abri o prémio com os olhos a brilhar e uma vertigem a deslizar pelo corpo todo. Era a minha vida a mudar de um momento para o outro."

Contudo, o mais impressionante é que Marta ’Orey soube que estava grávida duas semanas antes de ser operada ao tumor no rim. "Quis-te tanto, tanto, tanto... e agora aqui estás tu, duas semanas antes do grande dia; aquele em que o meu nome está escrito no quadro do bloco. Quis-te para mais logo, como uma criança que pede uma boneca para o Natal seguinte. Mas o teu presente antecipado rapidamente me fez ver como não sou eu que seguro os fios que coordenam os fantoches", afirmou, acrescentando: "As duas semanas passaram, o grande dia chegou e, no seguinte, o teu coração continuou a bater confiante, como se nada fosse. Como se o risco fosse uma estafeta fácil de passar por cima. E como se, desde o teu primeiro dia, soubesses exatamente como fazer tudo bater certo."

Marta d'Orey, story
Marta d'Orey, story

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8