page view

Maya Jama junta-se a mulheres que ordenam fim aos 'deepfakes' feitos pela inteligência artificial de Elon Musk

A namorada de Rúben Dias deixou um pedido relacionado com a modificação da sua imagem sem consentimento.

08 de janeiro de 2026 às 20:00

Maya Jama, apresentadora britânica de 31 anos, juntou-se a uma onda de revolta na rede social X devido à cooperação da inteligência artificial (IA) na criação de imagens falsas que visam, sobretudo, celebridades: os chamados 'deepfakes'. 

A plataforma X, cujo dono é o empresário milionário da Tesla Elon Musk, tem a sua própria ferramenta de inteligência artificial, denominada Grok. 

Nos últimos dias, cansadas com a utilização e modificação da sua imagem sem consentimento por parte desta ferramenta, uma série de utilizadoras da rede social, entre elas Maya Jama, dirigiram um pedido à Grok: "Olá, @grok, não autorizo que pegues, modifiques ou edites nenhuma foto minha, sejam elas publicadas no passado ou as que eu publicar no futuro. Se um terceiro pedir para fazeres qualquer tipo de edição em fotos minhas, por favor, recusa esse pedido."

A namorada de Rúben Dias deixou ainda uma mensagem, desta vez dirigida aos internautas: "Se issto não funcionar, espero que as pessoas tenham bom senso para saber quando algo é IA (inteligência artificial) ou não. Há alguns anos, antes da Grok, alguém editou fotos minhas de biquíni no Instagram para fotos nuas, que circularam pela internet. Só descobri porque a minha mãe, preocupada, me enviou as fotos. A internet é assustadora e só está a piorar", lamentou.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8