page view

Morreu Michael, o príncipe da Grécia

Tinha 85 anos e sobrevive-lhe a mulher, Marina Kerella, por quem abdicou da monarquia.

28 de julho de 2024 às 22:00

Morreu, aos 85 anos, o príncipe Michael da Grécia e da Dinamarca. O monarca, que era primo direito do príncipe Filipe (marido de Isabel II), era o último dos netos vivos do rei Jorge I (assassinado em 1913), mas tinha abdicado de todos os seus direitos ao trono quando casou, em 1965, com Marina Kerella, que era plebeia.

A sua vida foi recheada de drama. Nascido em 1939, foi o único filho do príncipe Christopher da Grécia e da Dinamarca, mas não chegou a conhecer o pai: este morreu em 1940, aos 51 anos e após uma doença breve, deixando-o órfão de pai com apenas um ano. A mãe morreu em 1953, quando Michael tinha 14 anos. 

A partir de então, foi acolhido por membros da família e educado entre a Europa e o norte de África, só regressando à Grécia já adulto. Aquando do golpe de 1967, foi o único elemento da monarquia que optou por permanecer no país, e dedicou a sua vida ao estudo da História, tendo publicado livros sobre temas que vão desde a Grécia Antiga ao Império Otomano.

O seu casamento com a pintora e escultora Marina Kerella fez as delícias da imprensa cor-de-rosa. Na altura, disse não ter tido dúvidas de que "era a mulher certa para ele""Foi amor à primeira vista", contou. "Lembro-me de estar a dançar com ela numa festa e de ter pensado: é esta ou mais nenhuma. Foi uma revelação."

O monarca, que morreu num hospital de Atenas, vai ser enterrado na capital grega na próxima quinta-feira.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8