Alexandra Lencastre diz que está disposta a casar pela primeira vez de branco e Paulo Ferreira já aprendeu a conviver melhor com a Imprensa.
Quando, há cerca de três anos, perguntaram a Alexandra Lencastre, de 44 anos, se sentia necessidade de amar e de ser amada, a actriz respondeu que havia chegado a uma fase da sua vida em que não procurava ninguém e que só a simples palavra 'procura' lhe parecia feia. Nessa altura, a rainha das novelas da TVI ainda não tinha conhecido o empresário Paulo Ferreira e dividia o seu tempo entre o trabalho e as filhas, Catarina e Margarida. Mas, diziam os amigos, faltava quem 'tomasse conta dela'. Uma sombra da personagem lutadora e determinada que interpretava na altura na telenovela ‘Tempo de Viver’, Alexandra Lencastre era uma mulher visivelmente triste aos olhos de quem melhor a conhecia, inclusive de si própria. 'Houve uma altura em que escrevia no espelho: hoje eu vou ser feliz', desabafa a actriz à revista Vidas.
Há ano e meio, contudo, Alexandra Lencastre conheceu Paulo Ferreira, de 47. A paixão despertou durante o Verão e em Dezembro de 2008 já a actriz dizia que estava a viver a melhor fase da sua vida.
Depois de alguns percalços e de um escândalo tornado público que só serviu para pôr à prova e reforçar o amor entre os dois (ver caixa), Alexandra Lencastre diz--se hoje de tal forma apaixonada que até está decidida a casar de novo, pela terceira vez na vida e pela primeira vez de branco. 'O branco significa pureza, e eu, neste momento, vivo um período de pureza de espírito muito grande. Ao assumir um compromisso como este só pode ser assim', diz a actriz, que no primeiro casamento, com Virgílio Castelo, casou de cor--de-rosa e no segundo, com Piet-Hein Bakker, subiu ao altar de bege. O novo enlace deverá acontecer depois de Abril de 2010. 'Como mulher, eu acho que Deus voltou a dar-me uma nova oportunidade', afirma a actriz, que acredita ter sido presenteada por uma força maior.
Actualmente a partilharem a mesma casa em Cascais, Alexandra Lencastre e Paulo Ferreira passam todo o tempo juntos. A actriz está de tal modo dedicada à sua nova paixão que, por causa dela, até engordou seis quilos neste Verão. Algumas revistas chegaram a avançar a possibilidade de uma gravidez mas, na verdade, tudo não passou de empenho na cozinha. Tudo em nome da sua nova paixão. 'Cheguei a ir ao médico para despistar algumas coisas mas não há nada. Engordei para aí uns seis quilos, o que para a minha altura é muita coisa. Acho que teve a ver com o facto de ter passado dois meses em casa, depois de ‘Equador’, e de ter começado a viver com o Paulo. Reunir famílias, fazer almoços, lanches, muitos bolos, deu nisto', justifica, entre risos.
Se há coisa que Alexandra Lencastre e Paulo Ferreira têm em comum é o sentido de família, tanto que os dois já fizeram férias e passaram Natais com os filhos de um e de outro. Alexandra revela que lá em casa até já é o namorado quem ajuda as suas filhas nos trabalhos de casa, sobretudo no que toca à Matemática. 'Ele é um excelente pai, até porque já tem três filhos.' A actriz adianta, inclusive, que Paulo Ferreira está a ser uma grande ajuda nesta fase que as filhas atravessam, de entrada na pré-adolescência, e que também elas já acusam a existência do empresário na vida delas. 'Acho que cada vez mais caminho para uma estabilidade, e isso, é óbvio, reflecte-se também na vida das minhas filhas.'
No que toca a aumentar a família agora que encontrou novo amor, Alexandra Lencastre revela que gostava de voltar a ser mãe mas que há outras coisas a ponderar. 'Já tenho idade para ter juízo.' Não se pense, contudo, que o novo amor de Alexandra Lencastre é apenas vivido intensamente pela própria. Também Paulo Ferreira parece estar com os dois pés na relação, tendo, inclusive, feito algumas cedências, ou não namorasse ele com uma figura pública.
Em nome do amor, o empresário não só começou a acompanhar mais a actriz aos eventos públicos como já encara melhor a Imprensa. 'Ele só diz que não quer ser fotografado mas já vai aceitando melhor tudo isto. Ele já teve a sua péssima experiência [ver caixa], o que lhe permite relativizar mais as coisas. Neste momento convivemos de uma maneira mais pacífica com os jornalistas. Às vezes podemos ficar mais tristes com determinadas coisas, mas já é muito mais passageiro', afirma Alexandra Lencastre, garantindo que não é do seu feitio andar atrás da Imprensa. 'Há pessoas que me vêem como uma figura pública que tem muita necessidade de cultivar histórias. E essa imagem magoa-me um pouco, porque faz de mim uma pessoa muito tonta.'
A actriz assegura que é hoje uma mulher mais forte e que por vezes até se surpreende a si própria. 'Tenho alturas em que sou muito forte e corajosa, e até me surpreendo. Quando mudei para Cascais, por exemplo, julguei que tinha mudado para a selva. Sempre morei em apartamentos e de repente dou por mim a viver numa vivenda com jardim onde aparecem todo o tipo de insectos, aranhas enormes, lagartos, cobras-rateiras, ratazanas, morcegos à noite. Há uns anos, se me dissessem que ia viver para uma casa com aranhas eu dizia que deviam estar a brincar', remata, entre risos.
O namoro entre Alexandra Lencastre e Paulo Ferreira conta com a aprovação das filhas da actriz, fruto da relação com Piet-Hein. Imagem de uma família unida, recentemente o casal esteve com Margarida e Catarina, de 13 e 10 anos, a gozar alguns dias de férias nas praias brasileiras.
Após a sua participação na novela ‘Fascínios’, Alexandra Lencastre teve um Verão descansado, mesmo com a apresentação do seu programa no TVI 24, ‘Conversa Indiscreta’. Agora já está a gravar um novo projecto da TVI, que a obrigou até a uma mudança de visual. Algo de que a actriz até gosta.
Após seis anos de namoro, Alexandra Lencastre casou-se a 31 de Julho de 1993 com o também actor Virgílio Castelo. Uma união conturbada que durou cerca de um ano. Em 1995, a actriz voltou a subir ao altar, desta feita com o produtor holandês Piet-Hein Bakker. Dois anos depois nasceu a primeira filha, Margarida, e em 1998 Catarina.
Quando tudo parecia estar a correr bem, eis que, em 2003, o casal põe um ponto final na relação. Hoje continuam a manter a amizade. Em 2005, Lencastre apaixonou-se pelo fotógrafo António Gamito, com quem viveu durante dois anos. No entanto, estas relações falhadas não impediram a actriz de voltar a acreditar no amor.
Em Abril, Sónia Fortunato de Almeida veio a público dizer que mantinha uma relação secreta com Paulo Ferreira mas, apesar das declarações, o namoro entre Alexandra Lencastre e o empresáio não estremeceu. 'Acho que ele não gosta dela mesmo a sério, mas há ali um jogo de interesses muito grande que os leva a estarem juntos', disse Sónia na altura à Vidas, garantindo que mantinha encontros secretos com Paulo Ferreira.
'Ele pede-me para ter calma e esperar e, se dependesse dele, provavelmente já tínhamos voltado a estar juntos. Sou a amante do Paulo mas não quero mais ser ‘a outra’ nem me vou sujeitar a este tipo de situações', disse. Seis meses depois deste episódio, Alexandra Lencastre já fala em dar o nó com o empresário.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.