Cinco homens e duas mulheres disputam este domingo o título de presidente da república. Afinal, quem são e o que é que os trouxe até aqui?
1 / 7
A um dia das Eleições Presidenciais, abrimos o capítulo mais bem guardado dos candidatos e candidatas ao cargo de Presidente da República. Conheça o lado o mais íntimo de Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan, André Ventura, Vitorino Silva, João Ferreira e Ana Gomes.
O ex-padre vs sr. dos afetos
André Ventura é o candidato mais controverso na corrida a Belém. Aos 38 anos, o líder e fundador do Chega vai conquistando popularidade e muitos anticorpos na sociedade, mas mantém-se focado no objetivo - "salvar Portugal". Uma missão que diz ter-lhe sido enviada por Deus.
Em jovem, esteve num seminário. "Quis ser padre e estive no seminário. Saí porque me apaixonei. Ando sempre com um terço comigo porque Deus tem muita importância na minha vida", explicou recentemente. Mas não é a única fortaleza para o político. A mulher, Dina Marques Nunes é quem o conhece na intimidade. "Conheci-a quando vivia na zona da Baixa de Lisboa. Casámos em 2016. O pai da Dina tem um estabelecimento na zona da Baixa que eu frequentava com regularidade quando vivia naquela zona", explicou. Ainda sem filhos, Ventura quer deixar primeiro um legado na política.
A dificultar o caminho para a ribalta está Marcelo Rebelo de Sousa, de 72 anos. O ainda Presidente recandidata-se ao cargo, que assumiu pela primeira vez em 2016. Agora, reforça a candidatura com o carinho dos portugueses, a quem retribui com afetos e selfies.
Dorme quatro a cinco horas por noite. No entanto, parecem ser as suficientes para manter as suas responsabilidades com a máxima energia. É no mar que recarrega baterias, enquanto mergulha durante vários minutos, no verão, mas também no inverno.
Em casa guarda as memórias do passado ligado ao ensino universitário. É pai de Nuno e Sofia, fruto do casamento com Ana Cristina Motta Veiga. Tem seis netos. A advogada Rita Amaral Cabral é a mulher que o acompanha na intimidade, mas não vivem juntos. O namoro é mantido fora da esfera pública, há já vários anos. No entanto, sobretudo nas férias de verão, é comum vê-los juntos no refúgio da Quinta do Lago.
A força de Marisa e Gomes
Marisa Matias, de 44 anos, e Ana Gomes, de 66, são as únicas mulheres na corrida à Presidência e não temem o duelo com os restantes candidatos. A primeira volta às eleições Presidenciais cinco anos depois da primeira vez e com mais certezas e convicções. A segunda quer recuperar a confiança dos portugueses na Democracia. Duas mulheres com valores fortes e muita garra.
Ana Gomes está de luto pelo companheiro de vida, o Embaixador António Franco, que morreu há seis meses, vítima de cancro. Uma profunda mágoa para a candidata independente. "Tenho sentido a falta dele. Foi ele que me deu força para avançar com a candidatura [à Presidência]. Faço-o por ele, mas também pelos nossos filhos e netos. Penso muito nele e peço-lhe inspiração nesta fase.
A minha força anímica é fruto do pensar nele", apontou em lágrimas numa recente aparição televisiva.
Marisa Matias, eurodeputada, traz na bagagem muitas memórias da aldeia de Alcouce, perto de Coimbra, onde se fez menina e mulher. Dizem os que a conhecem de perto que se mantém igual. "Temos muito orgulho na Marisa, É uma grande mulher. É extraordinária e muito bondosa", defende a mãe, Irene. Nas redes sociais, as candidatas à sucessão de Marcelo uniram-se pelo movimento #VermelhoemBelém, após os comentários polémicos sobre os adversários políticos.
Tino, Ferreira e Mayan
Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, volta à corrida à Presidência convicto de que está no lado certo - do povo. A mulher Maria do Céu e a filha Catarina são as principais apoiantes.
João Ferreira, candidato do PCP, revela-se um homem assertivo e discreto, mas na intimidade é descrito como "o extrovertido". "É o filho que todos gostariam de ter", lembrou a ama. O núcleo familiar é o seu refúgio. "É uma família galinha, não sabem andar uns sem os outros".
Tiago Mayan Gonçalves, candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, é o menos conhecido dos portugueses. É descrito pelos amigos como "o calmo, impávido e sereno."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.