Fernanda Miranda tem 23 anos e Pinto da Costa já conta 72. A diferença de idades parece não atrapalhar a amizade, que já dura há cinco meses.
Foi num dos raros telefonemas para o tio, a viver no Brasil, que Fernanda Miranda conta que a sua vida está a encaminhar-se. 'Conheci um velho careca e muito rico', confidenciou a jovem brasileira. Ainda hoje Luiz França está para saber a identidade da pessoa mas em Portugal Fernanda não esconde... Jorge Nuno Pinto da Costa, de 72 anos, tem-se mostrado inseparável da brasileira, apesar de o seu casamento com Filomena ainda não ter acabado.
Fernanda Miranda terá conhecido o presidente portista há cerca de cinco meses e, segundo revelou ao tio, Pinto da Costa 'fez-lhe uma proposta irrecusável'. 'E ela perdeu a cabeça', conta à Vidas Luiz França.
Apesar dos seus 23 anos, Fernanda Miranda já passou por muito na vida. Ainda no Brasil, a jovem, oriunda de Touros, uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte, conheceu um português que estava interessado em investir naquela zona turística. Juntos abriram um restaurante e tiveram um filho, um menino que hoje tem dois anos. Todavia, os negócios começaram a correr mal e o casal decidiu desfazer-se do espaço e recomeçar a vida noutro país. Vieram para Portugal.
Porém, pouco tempo depois, a separação concretiza-se. Apesar do acontecimento, Fernanda Miranda resolve continuar a viver no Porto. Os primeiros tempos terão sido um pouco difíceis mas a sua vida começou a endireitar-se quando conseguiu um emprego na loja Sacoor, no Dolce Vita.
Terá sido naquele espaço comercial que a brasileira conheceu Jorge Nuno Pinto da Costa. Desde então, os dois não escondem a cumplicidade que partilham, e isso não passou despercebido no local. 'Ao início pensei que ela até era assessora dele, depois é que vi que ali havia algo mais, mas não queria acreditar pois a diferença de idades é enorme. No entanto, aqui no shopping toda a gente comentou...', revelou uma funcionária do Dolce Vita.
Já na zona da restauração, muitos dizem ser normal os dois passearem-se de mão dada para um jantar romântico ou uma ida ao cinema. O funcionário de um café diz ter-se apercebido de que a jovem tinha uma fixação pelo presidente do FC Porto: 'Ela analisava e perdia muito tempo a ler todos os artigos em que o Pinto da Costa aparecia.'
Foi em Dezembro passado que a presença de Fernanda Miranda foi mais notada. A jovem viajou com a comitiva azul-e-branca a Espanha, num jogo contra o Atlético de Madrid.
Adepta do clube, Fernanda tem assistido a alguns jogos na companhia de algumas individualidades da SAD portista, como aconteceu a 24 de Janeiro num encontro para a Taça de Portugal. A jovem veio a Lisboa para ver o ‘seu' Porto jogar contra o Estoril. No estádio, a sua presença foi bastante notada, até porque Fernanda vestia o blusão oficial do clube. Uma semana depois, no dia 30, a jovem voltou a ser vista com a comitiva portista num encontro, na Madeira, entre o Nacional e o FC Porto.
Um dia depois desse jogo, Fernanda Miranda termina o seu contrato com a Sacoor Brothers, deixando de trabalhar na loja. Após se tornar pública a sua ligação com Pinto da Costa, a marca internacional - para a qual a jovem trabalhou durante cerca de seis meses - tomou algumas medidas. Através de e-mail, enviou um comunicado interno à loja do Centro Comercial Dolce Vita, localizado na zona das Antas, no Porto, em que se exigia o silêncio de todos os funcionários relativamente ao caso. No entanto, confrontada com o facto, a gerente da loja mostrou-se surpresa. 'E-mail? Qual e-mail?', retorquiu.
A Vidas tentou falar com os lojistas ex-colegas da brasileira mas estes mostraram-se bastante desconfortáveis com a situação. 'Não podemos falar nada. Se for dito algo que não se deve corremos o risco de ser despedidos', contou uma das funcionárias da loja do shopping.
Ao que apurámos, a relação entre os dois já dura há cerca de cinco meses e muitos até chegaram a ver o presidente a ir levar ou buscar Fernanda ao trabalho. 'Ele chegou a ir à loja várias vezes com ela. Nós sempre soubemos do caso mas tínhamos medo de falar, pois ele é o ‘rei' [Pinto da Costa]. Mas, pelo que sei, ela era muito boa profissional e todos gostavam dela. Até tiveram pena de que não quisesse renovar contrato', explicou fonte próxima da marca de roupa.
Após sair da loja, onde ganhava cerca de 700 euros, Fernanda nunca mais foi vista pelo centro comercial. No entanto, a brasileira continua a viver por cima do shop-ping - lado a lado com o Estádio do Dragão -, no nono andar de um empreendimento de luxo, um T0 duplex arrendado por 500 euros (o custo do imóvel ascende a mais de 80 mil euros). Também aqui todos se mostraram amedrontados quando confrontados com a frase 'nova companhia de Pinto da Costa', revelando: 'Nada sei nem nada vi.' A brasileira não é vista pelos porteiros regularmente. 'Se calhar não tem dormido em casa', adiantou um vigilante, referindo nunca ter visto a mulher a entrar acompanhada por alguém.
O apartamento é muito simples: sala, cozinha, casa de banho e varanda. A cama é inserida na parede. Como o ordenado de Fernanda era reduzido, terá sido o presidente quem a ajudou a pagar a casa aquando da mudança para perto do Estádio do Dragão.
O dia-a-dia de Fernanda é agora dedicado a Pinto da Costa, uma vez que a jovem terá deixado o filho a viver com o pai. Adepta das novas tecnologias, a brasileira também se deixou cativar pelo Facebook, onde tem uma página pessoal. Aí coloca algumas fotografias e mostra-se fã 'do FC Porto, o único clube que não envergonha Portugal', como se pode ler nesta comunidade virtual. No estado civil, escreveu 'casada'.
Apesar de no Porto esta amizade ser sobejamente conhecida, a verdade é que parece existir um pacto de silêncio, até porque Pinto da Costa continua casado. Quando se uniram pela segunda vez, o presidente e Filomena optaram por uma relação discreta. Porém, o facto de serem raras as vezes que aparecem juntos publicamente começou a gerar rumores de que o casamento vive uma crise. Esta situação é corroborada por o presidente azul-e-branco passar mais tempo na casa que comprou na praia da Madalena, enquanto a ainda mulher se mantém no apartamento na Avenida da Boavista. No dia em que o CM publicou as primeiras imagens de Fernanda Miranda com a comitiva azul-e-branca na Madeira, Filomena Pinto da Costa, por seu lado, viajava para Moçambique.
A Vidas tentou falar com Filomena mas esta mostrou-se incontactável até ao fecho desta edição.
SEGUNDO CASAMENTO
Depois de um divórcio conturbado - com acusações de agressão física à mistura -, Jorge Nuno Pinto da Costa e Filomena Morais surpreendem ao subir ao altar pela segunda vez. O casamento aconteceu em Outubro de 2007, na Quinta das Alfaias, em Vila do Conde.
Para o enlace foram convidadas cerca de 200 pessoas, entre as quais muitas personalidades do mundo do desporto como os directores do FCP Vítor Baía ou Reinaldo Teles.
DE SECRETÁRIA A MULHER
Filomena Morais começou a trabalhar como secretára no FC Porto, até que se apaixonou pelo presidente. O casamento aconteceu a 7 de Agosto de 1998.
FILHA CONTRA RECONCILIAÇÃO
Segundo o autor do livro ‘O Segredo de um Casamento', Rui Simões, Joana Pinto da Costa não terá visto com agrado a reconciliação dos pais. 'Ao princípio, a Joana pareceu muito interessada mas logo a seguir mudou de atitude, devido ao momento de popularidade que a mãe estava a viver', relata.
ROMANCE COM BRASILEIRA
Depois de se ter separado de Carolina Salgado, Pinto da Costa manteve um romance com Lisa. Porém, a relação acabou por chegar ao fim pouco tempo depois de ter começado, com a jovem brasileira a voltar para a sua terra natal, Fortaleza. Durante o curto namoro, os dois chegaram a ser vistos publicamente em Fátima e em passeios em centros comerciais.
EU, CAROLINA SALGADO
Pinto da Costa conheceu Carolina Salgado num bar chamado Calor da Noite. Ainda estava casado com Filomena quando o presidente do Porto se terá envolvido com Carolina mas o romance só foi assumido em 2005. Porém, esta relação terminou com sérias acusações que ainda hoje estão em tribunal.
EM CASAS SEPARADAS
Desde que voltaram a casar, em 2007, Filomena e Pinto da Costa decidiram morar em casas separadas. O presidente tem casa na Foz (à esq.) mas passa a maior parte do tempo em Gaia, na praia da Madalena, enquanto Filomena vive na Av. da Boavista. Já a nova companhia de Pinto da Costa tem casa junto ao Dragão.
PÓVOAS FORA DO CASAMENTO
Apesar de ser grande amigo de Pinto da Costa, Fernando Póvoas não foi convidado para o casamento do presidente do FC Porto. Segundo Rui Simões, o autor do livro ‘O Segredo de um Casamento', a ausência do médico deveu-se ao facto de Filomena ter vetado a sua presença, já que Póvoas terá apadrinhado os romances de Pinto da Costa com Lisa e Carolina Salgado.
LIVRO ALVO DE POLÉMICA
Trabalhou com Filomena e Pinto da Costa na preparação do casamento e, após ter sido despedido pelo presidente do FC Porto, Rui Simões decidiu revelar num livro as motivações que terão levado o mediático casal à reconciliação.
Segundo o autor de ‘O Segredo de um Casamento', 'nunca houve amor' e o enlace não terá passado de 'um grande jogo de interesses'.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.