page view

Negociadores em Hong Kong alvo de sátira na Internet

Comparados a vasos vazios, caixotes do lixo e mesmo a Teletubbies.

22 de outubro de 2014 às 06:29

Os negociadores do Governo de Hong Kong que na terça-feira iniciaram o diálogo com os líderes estudantis do movimento pró-democrata que exigem eleições livres em 2017 estão a ser alvo de sátira na Internet.

Comparados a vasos vazios, caixotes do lixo e mesmo aos populares Teletubbies, os membros do Governo de Hong Kong que se reuniram com os cinco estudantes no âmbito de negociações sobre o futuro político da cidade surgem em diversas páginas, nas mais diferentes caricaturas.

As conversações de terça-feira foram concluídas sem qualquer resultado concreto dado que as exigências dos estudantes -  voto direto para eleger em 2017 o líder do Governo sem qualquer pré-seleção por parte de uma comissão eleitoral - não só não pode ser decidido pelo Governo da antiga colónia britânica, como também não recolhe apoios dentro do Governo, indicações expressas nas próprias entrevistas do chefe do Executivo CY Leung.

Sátira sobre o Governo

Apesar de não terem sido conclusivas, as conversações foram aproveitadas para a sátira sobre os membros do Governo e Carrie Lam, secretária-chefe, foi, por exemplo, retratada como um vaso vazio enquanto o seu colega Raymond Tam foi substituído por um leitor de cassetes.

Noutro cartoon, os negociadores do Governo surgem personificados nos Teletubbies, a popular série de televisão britânica para crianças.

O movimento Occupy, que há quatros semanas se instalou em várias artérias de Hong Kong mantém os protestos, vincando o seu objetivo de eleições livres.

Pequim, a quem cabe a decisão de alterações ao sistema político, como a eleição do chefe do Governo, aceita que a população possa votar num grupo de até três candidatos previamente selecionados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8