page view

Leitores escolhem Heróis CM 2022

Estão escolhidos os Heróis CM deste ano, nas duas categorias a concurso: Heróis com Farda e Heróis Civis, homens e mulheres que se destacaram pela sua coragem. Seleção coube aos leitores do CM e telespetadores da CMTV.

10 de junho de 2022 às 16:18

Estão escolhidos os Heróis CM deste ano, nas duas categorias a concurso: Heróis com Farda e Heróis Civis, homens e mulheres que se destacaram pela sua coragem. Seleção coube aos leitores do CM e telespetadores da CMTV.

Na categoria Heróis com Farda foram a votos: Luís Oliveira, bombeiro de Cantanhede, os bombeiros de Cacilhas e Almada, o militar da GNR João Andrade, João Duvigneu, agente da PSP, e a Marinha Portuguesa 

1º Luís oliveira | Bombeiro de Cantanhede (48,93%)

O operacional dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede estava no lugar certo à hora certa. Num dos seus passeios de fim de tarde, à beira-mar, para fotografar o pôr do sol, viu duas mulheres serem arrastadas por uma onda, na praia de Mira, no dia 14 de novembro de 2021. Atirou-se à água e, com a ajuda de um banhista, conseguiu tirar do mar mãe e filha, de 83 e de 56 anos. A mais velha já estava em hipotermia.

2º Bombeiros | Cacilhas e Almada (25,90%)

3º João Andrade | GNR (12,23%)

João Duvigneau | PSP (6,47%)

Fogo encurralou uma mulher e duas filhas em casa. O agente João Duvigneau, da PSP da Covilhã, resgatou as moradoras.

MARINHA | Portuguesa (6,47%)

O tripulante de um navio mercante esteve 30 horas ‘perdido’ no Atlântico, após cair à água. Foi recolhido pela Marinha. 

Na categoria Heróis civis foram a votos: José Brito, de Lisboa, Beatriz Costa, de Espinho, Samuel Cunha, da Maia, Miguel, Ricardo e Mauro, de Albufeira, e Eduardo Fortuna, da tripulação da Portipesca 

1º José Brito | LISBOA (52,91%) 

José Brito passeava com o seu filho, de sete anos, quando viu um homem a afogar-se no rio Tejo, junto ao cais das Colunas, em Lisboa, a 12 de dezembro de 2020. Sem pensar duas vezes, tirou a roupa e saltou para as águas geladas do Tejo. Nadou até alcançar a vítima e resgatou-a para terra firme, num ato louvado até pelos Presidentes de Portugal e de Cabo Verde. Muitos filmaram, mas mais ninguém se mexeu para o ajudar.

2º Beatriz Costa | ESPINHO (20,62%)

Surfista de alta competição, Beatriz Costa, de 19 anos, ajudou outro surfista que estava em dificuldade no mar devido a correntes fortes. Aconteceu em Espinho, no dia 25 de abril de 2021. Beatriz não hesitou e entrou na água para resgatar um desconhecido. "Desta vez foi este surfista, amanhã poderei ser eu. Temos de ser uns para os outros", disse a atleta, que descansava após ter estado em competição na Figueira da Foz.

3º Samuel Cunha | MAIA (13,75%) 

O árbitro Samuel Cunha estava perto do lance quando um jogador caiu inanimado no relvado, na Maia, a 14 de novembro de 2021. Em campo, Pedras Rubras e Oliveira do Douro, da Associação de Futebol do Porto. Na sequência de um choque violento, José Gabriel caiu desamparado. Samuel correu para o atleta e, mesmo sem ter formação em primeiros socorros, colocou-o em posição de segurança. "Puro instinto", disse.

Miguel, Ricardo e Mauro | Albufeira

Três surfistas, Miguel Figueiras, Ricardo Loureiro e Mauro Ferrão, resgataram 14 ocupantes de um barco a naufragar.

Eduardo Fortuna | SESIMBRA

Eduardo Fortuna estava na faina e viu embarcação em chamas. Alertou o mestre do seu barco, ‘Portipesca’, e auxiliou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8