Estruturas de madeira que se confundem com a paisagem envolvente, os passadiços são hoje um sucesso turístico em portugal.
1 / 13
De norte a sul do País, os passadiços estão na moda. Oportunidade para mergulhar na natureza, seja no Interior, entre ribeiras, cascatas e praias fluviais, ou no Litoral, com os olhos no mar, e as ondas ali bem perto, a oferta deste tipo de equipamentos (nos quais os municípios, sobretudo estes, têm feito avultados investimentos) cresceu exponencialmente nos últimos anos, muito por conta do sucesso alcançado pelos passadiços do Paiva, na região de Arouca, que atraem anualmente milhares de visitantes aventureiros e conquista vários prémios internacionais.
A próxima sensação
A serra da Lousã não quis ficar de fora desta moda e prepara-se para abrir, ao que tudo indica já em julho, um novo passadiço na Ribeira de Quelhas. Os habitantes da aldeia de Coentral Grande, Castanheira de Pera, esperam que esta construção possa trazer turistas para a região, ajudar à dinamização da economia local e evitar o êxodo rural e o despovoamento da região.
O Passadiço da Ribeira das Quelhas acompanha a margem direita da ribeira, e tem uma extensão de 1200 metros, de constante subida. Com um escopo inclusivo, estes passadiços permitem aos visitantes viajar entre fragas de xisto e de granito, refúgio de espécies protegidas, enquanto visita várias quedas de água e pequenas lagoas. Está prevista a construção de algumas estruturas de apoio, como um café-bar. O investimento total é de cerca de 400 mil euros.
Passadiços do Paiva (Arouca)
São os mais conhecidos passadiços em Portugal. O percurso liga as praias fluviais do Areinho e de Espiunca e tem cerca de 8,7 quilómetros de extensão. A construção de madeira acompanha o rio Paiva, no distrito de Aveiro. As descidas e subidas acentuadas elevam o grau de dificuldade deste percurso de cerca de 2h30. Em breve, vão incluir a maior ponte pedonal suspensa do Mundo. O bilhete online que custa 2 €. No local, 4 €.
Passadiços da Ponta da Piedade (Lagos)
A Ponta da Piedade representa o mais emblemático ex-líbris de Lagos e um dos mais notáveis do Algarve. Boa parte da sua beleza natural e paisagística pode ser apreciada caminhando ao longo dos passadiços ali construídos. Estes são parte do Trilho dos Pescadores, composto por 13 etapas, num total de 226,5 quilómetros, que é, provavelmente, um dos melhores trilhos costeiros do Mundo. Uma magnífica oportunidade para quem gosta de caminhadas com vistas de tirar o fôlego.
Passadiços de Castelo de Paiva
Na margem do rio Douro, em Pedorido, Castelo de Paiva, está a ser construído o percurso ‘Viver o Douro’, com cerca de 13,7 quilómetros lineares sempre junto à margem, com alguns miradouros em forma de casco de barco. Começar na praia fluvial local, sempre muito concorrida em dias de calor, junto ao parque de lazer do Choupal, cujas sombras são um ótimo local para apreciar a foz do rio Arda no Douro. A companhia dos barcos de cruzeiro do alto Douro vinhateiro, que sobem e descem o rio, é frequente.
Passadiços do Vale do Lapedo
Este pequeno e bonito percurso decorre por caminhos florestais, caminho de pé posto e algum asfalto, tendo como pontos de interesse o Vale do Lapedo, em Santa Eufémia, Leiria (onde foi descoberto em 1998 o esqueleto de uma criança com cerca de 24 500 anos). O percurso é fácil, ideal para percorrer e desfrutar em família.
Passadiços do Alamal
O concelho de Gavião, no distrito de Portalegre, guarda um dos maiores tesouros do interior de Portugal: o Passadiço do Alamal, um dos percursos pedestres mais encantadores que se podem fazer ao longo das margens do Tejo. O percurso tem início na praia fluvial do Alamal e termina junto à ponte de Belver. São cerca de 2 quilómetros.
Passadiço Marítimo de Gaia
Se quer apreciar o rio Douro em paz, mas perto da cidade, o Passadiço da Marginal de Gaia é uma excelente opção. Estende-se da marginal sob a ponte do Infante até ao cais de Quebrantões, ligando-se ao passeio/ciclovia no vale de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia. É uma boa escolha também para fazer exercício físico.
Passadiços da Cresmina (Guincho, Cascais)
Estes passadiços na zona de Cascais, construídos em 2011, são uma excelente opção para observar as Dunas da Cresmina, situadas a norte da praia do Guincho e inseridas no Parque Natural Sintra-Cascais. Permitem ver de perto espécies vegetais únicas e raras na natureza, com a serra de Sintra e o cabo da Roca no horizonte. O percurso contempla ainda placas informativas que explicam a fauna e a flora da região. Com uma extensão de apenas 2 quilómetros, estão edificados sobre uma grande parte desta maravilhosa duna que possui 66 hectares.
Passadiços da Foz do Arelho
Construídos nas arribas da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, têm a localização perfeita para contemplar o oceano Atlântico (e, num dia de céu limpo, o arquipélago das Berlengas). O percurso começa no miradouro da Foz do Arelho e segue em direção às Quebradas das Pedras da Aberta. Albergam sete miradouros.
Passadiços da Foz do Arelho
Construídos nas arribas da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, têm a localização perfeita para contemplar o oceano Atlântico (e, num dia de céu limpo, o arquipélago das Berlengas). O percurso começa no miradouro da Foz do Arelho e segue em direção às Quebradas das Pedras da Aberta. Albergam sete miradouros.
Passadiços de Esmoriz
Passadiços de Sistelo
O percurso começa na aldeia de Sistelo, conhecida como o Tibete Português, pelos socalcos da paisagem, e conduz-nos até às margens do rio Vez. A viagem começa com uma descida acentuada numa calçada antiga. Depois, são 2 quilómetros envolvidos pelo verde minhoto numa harmonia perfeita com a natureza.
Passadiços do Alqueva
O passadiço da Barragem do Alqueva fica junto à praia fluvial de Mourão, no distrito de Évora, a maior praia fluvial da região. Parte integrante da praia é o parque de merendas, já ali construído anteriormente. A ligação entre ambas as infraestruturas é feita por um passadiço de madeira que abrilhanta ainda mais o local e permite apreciar a natureza em todo o seu esplendor.
Passadiços do Alvor (Portimão)
São seis quilómetros de extensão, construídos sobre as dunas, que unem as praias dos Três Irmãos à ria de Alvor. Além de proporcionar um passeio muito agradável, com direito a contemplar toda a paisagem da região e o extenso areal que o passadiço abarca, serve também como acesso a várias praias. Desde 2016, são os maiores passadiços do Algarve.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.