page view

Protesto impede votação em Canavial para eleições em São Tomé

Ao início da manhã, foram ultrapassadas situações semelhantes em outras três mesas.

05 de setembro de 2021 às 17:05

A votação para a segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe não se realizou este domingo na localidade de Canavial, distrito de Lobata, devido a um protesto popular, disse à Lusa o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Ao início da manhã, foram ultrapassadas situações semelhantes em outras três mesas, mas "houve negociação e conseguiu-se resolver", adiantou Victor Monteiro. 

Questionado sobre a afluência às urnas, a CEN não dispõe de números, mas o mesmo responsável considerou que "há mesmo uma diferença muito grande" de menos eleitores a votarem, quando comparados com a primeira volta, em 18 de julho.

"Esperamos que possa melhorar para o resto do dia", disse.

Na primeira volta a abstenção foi de 31,6%.

Os candidatos Carlos Vila Nova e Guilherme Posser da Costa disputam hoje o cargo para a Presidência da República de São Tomé e Príncipe. 

Carlos Vila Nova (apoiado pelo partido Ação Democrática Independente, oposição) venceu a primeira volta das eleições presidenciais, realizada a 18 de julho, com 43,3% dos votos, enquanto Guilherme Posser da Costa (do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata, no poder) teve 20,7%.

Nesta segunda volta, Posser da Costa conta também com o apoio dos restantes partidos que compõem a 'nova maioria' que suporta o Governo de Jorge Bom Jesus -- Partido Convergência Democrática e a coligação UDD/MDFM.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8