page view

Trump sugere maior investimento na reforma do sistema de saúde

Presidente dos EUA quer que este se torne "no melhor que existe".

29 de maio de 2017 às 03:55

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu no domingo a possibilidade de investir mais dinheiro na reforma do sistema de saúde que os republicanos impulsionam para substituir o 'Obamacare', atualmente em debate no Senado.

"Sugiro que acrescentemos mais dólares ao sistema de saúde e o tornemos no melhor que existe", escreveu Trump, na sua conta na rede social Twitter, na noite de domingo.

A reforma do sistema de saúde, assinada em 2010, pelo seu antecessor, Barack Obama, e popularmente conhecida como 'Obamacare', "está morta", salientou Trump.

"Os republicanos farão muito melhor as coisas!", exclamou.

A proposta de Trump é considerada estranha, dado que os republicanos criticaram o 'Obamacare' durante anos em parte precisamente por entenderem que provocava demasiados gastos ao Governo.

A Câmara dos Representantes, de maioria republicana, adotou, no início do mês, após várias semanas de negociação na bancada republicana e duas tentativas falhadas, um texto de revogação e substituição da emblemática lei de Barack Obama sobre a saúde, o que constituiu uma vitória para o atual Presidente norte-americano, Donald Trump.

Dias depois de o diploma subir à câmara alta, também de maioria republicana, um grupo de senadores democratas pediu aos líderes republicanos para abandonarem a revogação do 'Obamacare', propondo um diálogo político sobre eventuais melhorias da atual lei.

O apelo foi feito numa carta assinada pelos 46 representantes democratas no Senado e por dois senadores independentes que geralmente votam ao lado do Partido Democrata.

Na missiva, os senadores democratas apelam aos líderes do Partido Republicano para abandonarem os seus esforços para revogar o 'Obamacare' e afirmam que, caso isso aconteça, estão disponíveis para ajudar "a melhorar o sistema de saúde para todos os americanos", reiterando que o texto aprovado na Câmara dos Representantes coloca em perigo a assistência médica de cerca de 24 milhões de americanos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8