page view

Aparício e Trêpa em peça de Mamet

Uma casa no campo. Um casal ainda jovem. Um fim-de-semana a dois. Podia ser a imagem da felicidade, mas só em fantasias, porque, na realidade, o espaço idílico do ‘amor e uma cabana’ pode revelar-se o passaporte para uns dias no inferno.

21 de dezembro de 2007 às 00:00

Eis, grosso modo, o ponto de partida da peça ‘O Bosque’, que David Mamet escreveu e encenou em 1977 e que o crítico de cinema João Lopes escolheu para assinar a sua segunda encenação, depois de ‘Paisagens Americanas’, de Neil LaBute, estreado em 2004 no Teatro Aberto.

O novo espectáculo – que se estreia esta noite na Sala Vermelha do mesmo teatro – junta Sofia Aparício e Ricardo Trêpa, que dão corpo a ‘Ruth’ e ‘Nick’, estranhas personagens a braços com fantasmas indizíveis e que, perante a incapacidade de se perceberem um ao outro, têm exactamente a reacção oposta. Ela esforça-se para fazer funcionar a relação – nem que seja a falar interminavelmente sobre assuntos inócuos. Ele refugia-se no silêncio, só saindo da sua concha para explodir, em espasmos de grande violência – para espanto do espectador mais desprevenido.

João Lopes, que se confessa “fã absoluto” de Mamet – “em todas as facetas, de dramaturgo, cineasta ou ensaísta...” – admite que, depois da primeira experiência na encenação (em colaboração com Rui Pedro Tendinha), lhe apetecia muito voltar ao teatro. Com esta peça, especificamente. “O texto é um labirinto de emoções sobre uma questão milenar – como se constitui um par? – e 30 anos depois de ter sido estreado, não tem uma ruga: a sua actualidade temática, simbólica e política é total”, afirma.

O elenco, impôs-se-lhe: tinha trabalhado com Sofia Aparício em ‘Paisagens’ e ficado bem impressionado com a sua disciplina, capacidade de trabalho e “luz interior”. De Ricardo Trêpa, diz que fez das melhores interpretações que o cinema português já teve (em ‘Quinto Império’, do avô Oliveira). E bastou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8