Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Espectáculo A Filha Rebelde vai ser representado em Madrid

O espectáculo ‘A Filha Rebelde’, baseado no livro homónimo de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz, encenado pela espanhola Helena Pimenta, será representado em Madrid entre amanhã e sábado, depois do êxito conseguido em Lisboa, onde continua em cena no Teatro Nacional D. Maria II.
23 de Maio de 2007 às 00:00
‘A Filha Rebelde’ continua em cena no Teatro D. Maria II
‘A Filha Rebelde’ continua em cena no Teatro D. Maria II FOTO: Manuel de Almeida/Lusa
A obra, que vai ser mostrada em português com legendas em castelhano, é a adaptação teatral da investigação de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz sobre Annie Silva Pais, filha do último director da PIDE que depois de uma viagem a Havana ficou fascinada pela figura de Che Guevara e decidiu juntar-se à revolução cubana.
De acordo José Manuel Castanheira, cenógrafo da peça e director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Helena Pimenta foi escolhida por poder trazer uma “visão mais neutra” ao tema. “Quando se pensou fazer este espectáculo havia sempre o perigo de um encenador português ter mais dificuldade de distanciamento para tratar este assunto”, afirmou.
Para Helena Pimenta, porém, esta obra acaba por ser mais “emotiva” do que política, dando especial destaque ao relacionamento de amor entre um pai e uma filha, apesar das grandes diferenças ideológicas. Quanto a Che Guevara, tem uma presença “simbólica”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)