page view

Excitação de miúdo vira sinfonia

O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, acolhe hoje, pelas 21h00, a apresentação da primeira sinfonia escrita para um clube de futebol, o S.L. Benfica. A autoria da obra é da responsabilidade do maestro António Vitorino d’Almeida.

18 de setembro de 2005 às 00:00

A iniciativa, que partiu do próprio maestro, não é mais que um “regresso às memórias de infância”, disse ao CM.

“Nunca escondi o quanto adoro futebol e o Benfica. Esta sinfonia é uma evocão daquela excitação que sentia em miúdo quando ia ao estádio ver um jogo, do medo que chovesse ou de que o meu pai desistisse de me levar”, explicou o maestro, que começou a compôr a peça em Dezembro de 2004.

O concerto será interpretado por uma orquestra de 90 elementos que, sob a direcção de Vitorino d’Almeida, interpretará em estreia absoluta a sinfonia do Benfica. Contudo, o maestro prometeu levar ‘o regresso ao passado’ ainda mais longe. Por isso, será também apresentado (pela segunda vez em 45 anos) o primeiro concerto para piano e orquestra que compôs (com 20 anos) e que no Coliseu será interpretado pela consagrada pianista austríaca Ingeborg Baldaszti.

A festa contará ainda com Carlos do Carmo, que dará voz a fados escritos por benfiquistas (’Homem das Castanhas’, ‘Lisboa Menina e Moça’ e ‘Fado do Campo Grande’) com a equipa de futebol do SLB que venceu a Liga na última temporada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8