Ivete Sangalo tem novo álbum. 'Real Fantasia', onde canta com Shakira, é o disco com que celebra vinte anos de carreira. Aos 40 anos, a baiana reconhece que o êxito que obteve na telenovela 'Gabriela', em exibição entre nós, a apanhou de surpresa e promete repetir a experiência.
Correio da Manhã - Este disco, ‘Real Fantasia’, é especial para si? Afinal, assinala os 20 anos da sua carreira na música…
Ivete Sangalo – Todos os discos são especiais. Tornam-se especiais porque estamos a viver determinado momento, a divertirmo-nos com as músicas novas, a viver determinada fase das nossas vidas. Mas há canções de uma vida inteira que continuam a emocionar-me. ‘Real Fantasia’ é especial, porque é o último. Mas outros discos virão a seguir, e serão também especiais.
Não é significativo para si, o facto de estar a celebrar 20 anos de carreira?
As datas marcam a nossa vida, mas não devemos dar-lhes demasiada importância. A felicidade não tem data, nem hora marcadas. Independentemente das datas, há a alegria de fazer os discos e eu faço todos os meus sempre com amor, de forma feliz e totalmente dedicada.
Duas das músicas do álbum foram compostas por si – ‘Só nós Dois’ e ‘Só num Sonho’. Em que estado de espírito as compôs, lembra-se?
Num estado de espírito apaixonado. Escrevi o primeiro tema quando conheci o meu marido, portanto fala de paixão. O segundo fala de separação e foi inspirada numa história vivida por um amigo meu. Foi a minha forma de o ajudar, de lhe dar uma palavra de carinho para que ultrapassasse mais facilmente o sofrimento.
O facto de ter sido mãe há três anos, transformou-a como artista?
Sem dúvida. Enquanto não temos filhos, temos tendência a ficar mais ensimesmados, mais parvos, demasiado ocupados connosco. Quando temos filhos, esse amor incondicional vira-nos para a outra pessoa e para o mundo. Tornamo-nos pessoas melhores. Temos mais alegria, somos mais fortes. Eu fiquei renovada, depois de ter tido o meu filho e ele inspira-me. Quando canto, é como se me estivesse a exibir para ele.
Em termos musicais, este é um disco ecléctico, que revela influências várias, desde a música latina ao reggae. Revela o seu gosto pessoal na música?
Sim. Mas foi uma coincidência feliz. Não foi muito pensado. Sabe, a música, quando se pensa demais, torna-se outra coisa. Perde espontaneidade. É verdade que este disco tem tudo o que eu gosto, mas tudo aconteceu de forma natural. Sempre quis ser honesta nas minhas escolhas, e fui escolhendo músicas que me apaixonaram. A minha regra é não se deixar os amores para amanhã.
A parceria com a Shakira surpreende. Como surgiu a possibilidade de cantarem juntas?
Conheci a Shakira em Portugal, há oito anos. Ficámos amigas. Vi-a actuar. Ela é muito querida e extremamente talentosa. A amizade foi-se estreitando, e a ideia de cantarmos juntos apareceu. Quando veio ao Brasil, a Shakira chamou-me para cantar num concerto dela. Depois, surgiu esta música, que adorei e que tem tudo a ver connosco. Comigo e com ela. É um tema para quebrar.
Sei que planeiam fazer algo juntas em Portugal… Será no Rock in Rio?
Eu espero que sim. Mas pode ser antes, ou depois. Quando se faz música, as coisas têm de ser naturais, os encontros têm de ser de amor. Deus queira que eu e a Shakira voltemos a cantar em Portugal. Era delicioso.
E falemos de ‘Gabriela’. É mesmo verdade que gostou tanto da experiência que quer continuar a ser actriz?
É verdade, sim. A experiência foi muito boa. Nem eu própria pensei que ia resultar tão bem. Fui bem acolhida pelos colegas, fui muito bem dirigida, muito apoiada. E estava muito concentrada.
Tem tido outros convites?
Sim. Inclusivamente para fazer cinema. Tenho encontrado muita gente que me apresenta projectos… Mas para o bem da minha carreira, tenho de deixar passar algum tempo. Tenho de deixar as pessoas esquecerem-se da Maria Machadão, que foi uma personagem tão forte e tão marcante. Uma mulher linda, forte, com uma vida complicada.
Quando planeia vir a Portugal apresentar o novo disco?
Espero que seja em breve. Este ano não será possível, porque vou percorrer o Brasil em tournée. Mas para o ano que vem, espero ir a Portugal, que é um país onde me sinto tão bem.
PERFIL
IVETE MARIA DIAS DE SANGALO CADY nasceu a 27 de Maio de 1972, em Juazeiro, Bahia. Ex-vocalista da Banda Eva, a cantora, actriz, produtora, apresentadora e compositora já gravou 16 álbuns e vendeu mais de 17 milhões de discos. Tem uma fortuna avaliada em 200 milhões de euros. Casada com Daniel Cady, 13 anos mais novo, tem um filho, Marcelo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.