page view

Martin Scorsese filma em Portugal

O realizador norte-americano Martin Scorsese quebrou o silêncio e, em entrevista exclusiva ao CM, revelou que a sua equipa de filmagem passará por Portugal, integrada na rodagem do seu próximo projecto, intitulado ‘Silence’.

17 de novembro de 2005 às 00:00

No decurso da 5.ª edição do Festival de Cinema de Marraquexe (Marrocos), Scorsese anunciara, numa concorrida conferência de Imprensa, que o seu próximo filme seria sobre a jornada de dois padres jesuítas portugueses, durante o século XVII, no Japão, que se empenham na missão de tentar salvar dois homens acusados de um crime.

De acordo com o consagrado realizador, é de esperar um filme profundamente religioso que questionará o sentido verdadeiro da crença, à semelhança de ‘A Última Tentação de Cristo’ e outros títulos da sua carreira, em que “devolvemos a essência à religião e perguntamos a Deus o que espera de nós: que nos sacrifiquemos ou que matemos?”, disse.

Parece cumprir-se assim, finalmente, um desejo de longa data do realizador. “Realmente, este é um projecto que eu espero venha a concretizar-se, pois há cerca de dez anos que tento iniciá-lo”, referiu.

De facto, este era um desejo que Scorsese acalentava desde a conclusão de ‘Gangs de Nova Iorque’. Contudo, por razões diversas, nunca foi possível. Em grande parte porque se empenhou de imediato com a produção ambiciosa de ‘O Aviador’ e, mais tarde, com o documentário ‘No Direction Home: Bob Dylan’. Entretanto, Scorsese conclui o muito aguardado ‘The Departed’, um novo regresso às histórias de gangsters, com Leonardo DiCaprio (na sua terceira colaboração com o realizador) e ainda Jack Nicholson e Matt Damon, que deverá estrear durante o Verão de 2006.

MUDAR FILMES

Scorsese aproveitou ainda para esclarecer que será muito provavelmente com este filme sobre os jesuítas portugueses no Japão que deixará de “ser um realizador contratado”, passando então a investir os filmes que realmente quer fazer “e não aqueles de que Hollywood gosta”. Aparentemente, esta odisseia dos missionários portugueses marcará essa mudança de rumo na forma como Martin Scorsese passará a orientar a sua carreira.

Martin Scorsese foi um dos homenageados do Festival de Cinema de Marraquexe. Ele que filmou em terras marroquinas ‘A Última Tentação de Cristo’ e ‘Kundun’. No longo discurso de agradecimento – “tão longo como os meus filmes”, desculpou-se –, recebeu das mãos de Catherine Deneuve o prémio especial do júri (constituído também pela actriz portuguesa Leonor Silveira). Scorsese sublinhou a importância do cinema como “a forma de comunicação dos nossos dias”, salientando a responsabilidade da aproximação dos povos, mas sobretudo dos jovens, a quem lançou o desafio de “exprimirem a realidade do mundo através das imagens”.

RELIGIÃO

Ao longo da sua vasta filmografia, Martin Scorsese raras vezes abordou frontalmente a temática espiritual ou religiosa. Aconteceu apenas em ‘A Última Tentação de Cristo’ (1988) e ‘Kundun’ (1997), este último sobre o Dalai Lama.

DOCUMENTÁRIOS

É uma das suas mais antigas paixões e poderá muito bem tornar-se o seu próximo passo no campo da realização. Até à data, Scorsese realizou vários documentários de que se destacam ‘A Personal Journey Through American Movies’ (1995), ‘My Voyage to Italy (1999), ‘Lady By the Sea: The Statue off Liberty’ (2004), e ‘No Direction Home: Bob Dylan’ (2005), a editar amanhã em DVD.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8