page view

Nomeado curador português para primeira trienal de arte organizada pelo Vaticano

Trirenal vai decorrer no próximo ano em várias cidades do mundo.

30 de outubro de 2025 às 17:31

A primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, organizada pela Santa Sé, vai decorrer no próximo ano em várias cidades do mundo e terá o português Nuno Crespo como curador-chefe, foi esta quinta-feira anunciado, em Roma.

Designada "Art Cut -- Trienal de Arte das Universidades Católicas", a iniciativa é organizada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pretende constituir-se como uma "vasta conversa" entre arte, educação e cultura, "sonhada" pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça, afirmou Nuno Crespo, que é diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

"O que propomos é uma exposição, espalhada pelo mundo, que reunirá artistas que falam diferentes línguas, que desenvolvem diferentes práticas poéticas, artísticas, culturais, sociais e políticas", explicou o curador, citado em comunicado.

Nuno Crespo destacou que, "comum a todos eles, é a convicção que a arte serve de veículo para uma conversa global acerca do mundo e do humano".

O programa curatorial da Trienal integrará artistas emergentes e consagrados de todo o mundo, em exposições presenciais e em plataformas digitais, numa lógica híbrida que incluirá instalações urbanas e colaborações com instituições académicas e artísticas.

Para a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, esta nomeação representa "o reconhecimento" do papel da universidade na promoção da diversidade e da liberdade da expressão artística.

"A Universidade Católica Portuguesa está comprometida com uma ideia de educação como promessa de futuro, que articule a qualidade profissional com a inovação, a sensibilidade estética e social", acrescentou a reitora.

O Dicastério para a Cultura e a Educação tem vindo a reforçar a sua presença no campo da arte contemporânea, com participações na Bienal de Veneza desde 2018 e a criação da galeria "Conciliazione 5", em Roma, no âmbito do Jubileu dos Artistas 2025.

O anúncio foi feito durante o congresso internacional "Educational Constellations - A Pact with the Future", promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, no contexto das comemorações do 60.º aniversário da Declaração Gravissimum Educationis do Concílio Vaticano II, documento de referência sobre o papel da educação na missão da Igreja.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8