page view

Odisseia em busca da ‘Águia’ perdida

Os épicos passados na Roma Antiga ganharam um novo fôlego em Hollywood desde que ‘Gladiador’ arrasou as bilheteiras na viragem para o século XXI. A uma escala mais reduzida, mas com o mesmo ímpeto aventureiro, chega esta quinta-feira aos cinemas ‘A Águia da Nona Legião’.

16 de junho de 2011 às 00:30

Com um ritmo coeso e cenas de acção verosímeis, o filme, que fracassou nas bilheteiras norte-americanas (rendeu menos do que custou...), recua ao sombrio século II para descrever a odisseia de um guerreiro e do seu escravo bretão por terras desconhecidas.

A missão, cheia de percalços, passa por recuperar o símbolo da águia da nona legião: a última esperança para vingar uma derrota sofrida.

Antes, a história centra-se na ascensão de Marcus Aquila (Channing Tatum, em competente contenção), que lidera um grupo de guerreiros, mas que acaba com mazelas para toda a vida. O que não o impede de querer limpar a memória do pai.

Ao evitar o sentimentalismo e centrar-se numa obsessão, o cineasta Kevin MacDonald (de ‘O Último_Rei da Escócia' e do interessante ‘Ligações Perigosas') ergue uma obra que faz jus ao tom espectacular dos épicos.

Remete para outras aventuras, de ‘Rei Artur' a ‘Braveheart - O Desafio do Guerreiro', mas evita dissertações sobre valores e concentra-se no essencial: seguir os passos da jornada espinhosa que tem como objectivo o símbolo que dá nome à longa-metragem.

Se o filme amortece quando se dá um sequestro na Bretanha inóspita e uma inversão de papéis, não demora muito a recuperar o vigor e o enlace é dos mais optimistas que se tem visto em odisseias que têm tudo para correr mal.

Ao certo, ‘A Águia da Nona Legião' não pretende inovar num registo já muito explorado no cinema comercial.

No entanto, ao manter a sobriedade e o ritmo consegue passar a sua mensagem sem ceder a exageros. Só por isso já merece uma ida à sala de cinema.

Depois, há mais uma renovada constatação: a presença de Jamie Bell, que confirma novamente que já deixou de vez as sapatilhas de ‘Billy Elliot'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8