Um festival marcado pela memória do passado alemão, mas com uma marcada presença americana. Já os portugueses exprimem-se nas ‘curtas’. E Lars von Trier mostra a primeira parte da versão sem censura de ‘Ninfomaníaca’.
Arrancou esta quinta-feira a 64ª edição do festival de Berlim com a exibição do filme ‘The Grand Budapest Hotel’, na secção competitiva para o Urso de Ouro, assinado pelo inspirado Wes Anderson, com quase duas dezenas de atores a compor as intrigantes personagens que dão corpo à singular história testemunhada pelos visitantes desse mítico hotel, numa inspiração da obra de textos do escritor austríaco Stefan Zweig.
Ralph Fiennes encabeça com requinte um elenco onde desfilam em pequenos papéis Tilda Swinton, Edward Norton, Owen Wilson e Bill Murray, entre tantos outros. Mas esta será apenas a primeira das 400 fitas previstas para animar as 10 secções e o esperado meio milhão de visitantes. Razões de sobra para Dieter Kosslick, o diretor do certame, estar otimista.
Os portugueses também, já que no formato de curta metragem os jovens realizadores continuam a remar contra a maré e marcando presença nas maiores montras de cinema. Desta vez, com dois filmes candidatos ao respetivo Urso de Ouro, que conta até com a presença no júri de Nuno Rodrigues, programador do festival de Curtas Metragens de Vila do Conte.
Espera-se muito de ‘As Rosas Brancas’ do portuense Diogo Costa Amarante, numa evocação da morte com a música dos Supertramp, e de ‘Taprobana’, de Gabriel Abrantes, no que deverá ser uma evocação irónica do passado português do século XVI, na região hoje conhecida por Sri Lanka, com um Camões exilado e erotizado em plena inspiração de ‘Os Lusíadas’.
Outro dos focos da Berlinale será a presença de George Clooney e Matt Damon, na passadeira vermelha, em representação de ‘The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros’, igualmente em competição, numa evocação da história verídica da equipa de investigadores destacada para localizar e recuperar as peças de arte roubadas pelos nazis durante a 2ª Guerra Mundial. Um filme que recebe a inesperada coincidência da recente descoberta em Berlim de um impressionante acervo de obras de arte apropriadas por Hitler.
Até ao encerramento do festival no dia 16, cresce ainda a expectativa em redor de ‘Boyhood’, o tal filme em que o americano Richard Linklater, autor da trilogia romântica ‘Antes do Anoitecer’, ‘Antes do Amanhecer’ e ‘Antes de Meia-Noite’, seguindo o romance das personagens interpretadas por Ethan Hawke e Julie Delpy, mas desta vez numa ainda experiência mais radical. Pois aqui, Linklater acompanhou e observou a evolução de um grupo de personagens ao longo dos anos, em particular a vida de uma criança até se tornar adulto.
Ainda para descobrir ‘Life of Riley’, do nonagenário Alain Resnais, ou ‘A Praia do Futuro’, do brasileiro Karim Ainouz. Pelo meio, haverá seguramente espaço para todas as surpresas, mas também um fio de filmes que evocam diferentes facetas do pesadelo nazi. Seguramente, um festival dominado pela memória, embora bem alicerçado no presente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.