A um campeão nem tudo corre bem, e isso ficou à vista no jogo de ontem. No entanto, para contrariar, ficou a forma como os dragões chegaram à vantagem, numa jogada que parecia condenada a não dar golo, mas deu. Foi assim que o FC Porto marcou, num lance bizarro, com a bola a bater em Farías antes de entrar na baliza de Eduardo. Um golo que também premiou a insistência de Lisandro López. Isto aconteceu à passagem dos 40 minutos. E antes, o que fez o FC Porto? Viveu de rendimentos anteriores, jogou demasiado descomprimido e longe da habitual equipa compacta. Por isso, Lisandro teve de trabalhar por dois, Meireles por outros tantos, pois jogadores como Farías e Fernando andavam longe dos melhores dias. A chama do Dragão provocou um efeito de curto-circuito nos jogadores da própria equipa. A festa fez mal ao campeão.<br/><br/>
A segunda parte encarregou-se de provar que até mesmo um dragão se arrisca a ficar queimado quando brinca com o fogo. O Sp. Braga esteve mais sereno e intencional e chegou ao empate, num golo de Edimar, que beneficiou das facilidades concedidas pela defesa do FC Porto, nomeadamente de Sapunaru, que entrou num carrinho totalmente descontrolado.
O FC Porto tentou minorar os efeitos da queimadura de 1º grau do golo de Edimar e Jesualdo chamou Hulk para animar a equipa. Conseguiu a espaços. O brasileiro proporcionou sobretudo uma grande defesa a Eduardo. Os tetracampeões apertaram mais na segunda parte para darem a prenda a Jesualdo Ferreira, que fez ontem 63 anos. Mas a entrada de Mário Felgueiras impediu-o de uma festa em pleno.
ANÁLISE
POSITIVO: ALAN
Muito bem o médio a galgar terreno pela direita e a assistir Edimar para o empate. Excelente regresso ao Dragão.
NEGATIVO: SAPUNARU
Deu muito espaço aos médios do Sp. Braga, foi levado como um anjinho no golo de Edimar e nunca conseguiu criar rupturas no ataque pela direita.
ARBITRAGEM: BEM, MAS...
Actuação de bom nível técnico, mas alguma dificuldade em termos disciplinares devido a entradas a destempo dos jogadores. Mas não teve influência no resultado, e esse é o melhor elogio a fazer-lhe.
JESUALDO NÃO DESFAZ TABU
'Sinto-me feliz pelo trabalho realizado nestes três anos, mas a questão da continuidade será resolvida no momento próprio', disse Jesualdo Ferreira mantendo o tabu sobre a sua continuidade no comando técnico do FC Porto. Sobre o jogo com o Sp. Braga, o técnico dos dragões admitiu que o importante era festejar com os adeptos: 'Aceito o resultado. Seria sempre difícil fazer um grande jogo neste ambiente de festa.'
'AINDA TENHO CONTRATO'
Jorge Jesus não quis falar sobre a provável saída para o Benfica na próxima época. 'Tal como muitos jogadores do Sp. Braga sou um treinador com procura, mas ainda tenho mais um ano de contrato', frisou. Quanto ao empate no Dragão, o técnico bracarense mostrou-se orgulhoso da sua equipa: 'Tínhamos poucas soluções e fui obrigado a apostar em juniores. Mas fizemos um excelente jogo frente ao campeão e até conseguimos recuperar de um resultado injusto ao intervalo.'
FESTA RIJA: EUFORIA AZUL NA BAIXA
A avenida dos Aliados, no Porto, vestiu-se de azul e branco, ontem à noite, para a festa dos tetracampeões. Nem o empate com o Braga demoveu os milhares de adeptos do Futebol Clube do Porto que festejaram com imensa alegria a conquista de mais um campeonato para a equipa tripeira.
Terminado o jogo, a maioria dos adeptos que esteve no Estádio do Dragão rumou aos Aliados e aguardou, ansiosamente, a chegada do autocarro descapotável com os jogadores, que cerca das 22h00 partia em direcção à Baixa portuense, palco habitual dos festejos azuis-e-brancos. 'Campeões! Somos os tetracampeões!', eram as palavras mais gritadas pelos adeptos.
FICHA DO JOGO
Liga – 30.ª Jornada – 24/05/09
Estádio do Dragão – Assistência: 50.019
Golos: 1-0, Farias (42’); 1-1, Edimar (56’)
FC PORTO: Hélton, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Cissokho, Fernando, Raul Meireles, Mariano (Tomás Costa, 70’), Rodriguez (Tarik S., 82’), Lisandro e Farias (Hulk, 58’). Treinador: Jesualdo Ferreira.
SP. BRAGA: Eduardo (M. Felgueiras, 80’), Filipe Oliveira, Rodriguez, André Leone, Evaldo, Frechaut, Edimar (Luís Aguiar, 64’), César Peixoto, Alan, Renteria e Matheus (Zé Manel, 88’). Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Disciplina: Cartões amarelos - Bruno Alves (15’), Edimar (20’), Evaldo (36’), Renteria (71’) e Hulk (84’)
Classificação do jogo: 5
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.