Não fosse o terceiro golo encarnado, saído dos pés de Óscar Cardozo ao cair do pano, e seria ainda mais evidente a marca argentina no sorriso recuperado do Benfica.
Até esse momento, os onze golos das últimas quatro vitórias tinham ritmo e nome de tango. Ao décimo segundo, um paraguaio quebrou a série. Mas não a evidência:o melhor momento da temporada, para os encarnados, passa pela afirmação e subida de forma simultânea de três argentinos: Salvio, Gaitán e Saviola.
Foram estes três nomes a combinar para o golo de Saviola que, ainda na primeira parte, deu tradução à supremacia clara dos encarnados. Gaitán cruzou, Salvio amorteceu, e Saviola, que até aí já tinha assinado várias iniciativas de classe, concluiu com um remate vistoso, de primeira.
A União de Leiria, que vinha de quatro vitórias consecutivas, surgiu enfraquecida em relação aos últimos jogos: Leandro Lima não fez esquecer Silas, e a ausência de Carlão retirou ‘punch’ a uma equipa condenada a explorar a velocidade de N’gal com passes longos.
O início da segunda parte comprovou isso mesmo, com os leirienses a assumirem a iniciativa, mas a nunca encontrarem argumentos para inquietar Roberto, excepção feita a duas ofertas consecutivas dos laterais encarnados.
Pelo contrário, foi o Benfica quem, após 25 minutos adormecidos, passou a ameaçar o segundo golo com uma contundência que a U. Leiria nunca mostrou. Gottardi ainda retardou o 0-2 por algum tempo, mas a machadada final num jogo cujo desfecho nunca pareceu posto em causa chegou a dez minutos do fim. De novo com tango e milonga na produção: Salvio iniciou a jogada, Gaitán concluiu-a após bom amortecimento de Cardozo.
O Tacuara ainda teria tempo de fixar o marcador, a passe do recém-entrado Jara. Outro argentino, claro.
BENFICA: PODER DE FOGO DE SAVIOLA AQUECEU NOITE VERMELHA
Saviola – Marcou, jogou e fez jogar, numa exibição completa a fazer lembrar o ‘Conejo’ dos melhores dias. Marcou um golaço em remate sem preparação de pé direito e antes tinha feito um remate em arco que ficou a centímetros de entrar. Foi uma permanente ameaça à U. Leiria.
Roberto – Não fez uma defesa difícil , mas teve uma saída em falso perante Zé António que quase dava golo.
Maxi Pereira – Anulou Pateiro e mais tarde Rúben Brígido. Grande disponibilidade física.
Luisão – Regresso sem sobressaltos ao onze. Podia ter marcado, mas falhou o remate.
David Luiz – Sempre agressivo, não deu espaços a Zhang.
Fábio Coentrão – Começo em muito bom ritmo, ofereceu um golo a Saviola (falhou). Na segunda parte, ofereceu um golo a Cardozo, que o paraguaio desperdiçou.
Javi García – Não deixou os médios da U. Leiria dar apoio aos homens mais da frente.
Salvio – Esteve nos dois primeiros golos do Benfica. No primeiro ganhou a Patrick de cabeça e Saviola fuzilou; no segundo tirou Patrick do caminho e cruzou para Cardozo. Teve ainda um remate ao poste.
Carlos Martins – Jogo pouco conseguido do médio. Sem rasgo.
Gaitán – Fez o 0-2 em desvio fácil, mas com mérito. Teve boas arrancadas e um par de cruzamentos perigosos.
Cardozo – Apareceu perto do fim ao oferecer a Gaitán o 0-2 e marcar o 0-3. Um cabeceamento para grande defesa de Gottardi.
Ruben Amorim – Iniciou o lance para 0-2.
Felipe Menezes – Para ganhar ritmo competitivo.
Jara – Ofereceu o 0-3 a Cardozo em boa arrancada pela esquerda.
U.LEIRIA: GOTTARDI FEZ O POSSÍVEL E ATÉ O IMPOSSÍVEL
Gottardi – Uma defesa de sonho a cabeceamento de Cardozo fica como um dos momentos altos do jogo. Antes tinha negado o 0-2 a Gaitán, novamente com grandes reflexos. Nos golos do Benfica, estava totalmente desprotegido.
Panandetiguiri – Problemas com Gaitán e muitas imprecisões de ordem técnica.
Tall– Aguentou-se bem com Cardozo, mas quando o perdeu de vista foi o fim do Leiria. Também não aguentou Jara no 0-3
Zé António – O melhor da defesa, quase ia marcando, ao ganhar de cabeça a Roberto após canto. Falhou a marcação a Cardozo no 0-3.
Patrick – A antítese de Zé António e o pior da defesa. Salvio ganhou--lhe os lances que resultaram nos dois primeiros golos do Benfica.
Paulo Sérgio – Médio apenas posicional, mas sem capacidade de levar a equipa para a frente.
Marcos Paulo – Complementou Paulo Sérgio no estilo, mas a U. Leria precisava de maior risco nas saídas para o ataque.
Pateiro – Saiu lesionado após choque com Saviola. Antes não deixara registos relevantes.
Leandro Lima – Tecnicamente é bom, mas foi curto para as necessidades da equipa e não fez esquecer Silas.
N’Gal – Muita velocidade e muito pouco discernimento.
Zhang – Não se adaptou ao lugar de homem mais adiantado e mostrou que não é Carlão.
Rúben Brígido – Sem espaço, demorou a soltar a bola.
Zahovaiko – Mal se deu por ele.
Bruno Miguel – Entrou e o Benfica ainda marcou.
"BENFICA ESTÁ A MELHORAR"
"É uma grande vitória , contra uma equipa muito forte. Estivemos ao nosso melhor nível", disse Jorge Jesus. "A União entrou melhor na segunda parte. Trocou dois jogadores que nos confundiram na esquerda, mas com a entrada do Ruben Amorim começámos a sair com mais facilidade. Depois marcámos mais dois golos. Cardozo esteve muito melhor", acrescentou o técnico, para quem "o Benfica está a melhorar a cada jogo." Jesus elogiou ainda a arbitragem de Duarte Gomes e lançou uma farpa ao FC Porto: "Critérios da arbitragem facilitaram o início do nosso rival."
FICHA DE JOGO
LIGA 15.ª Jornada - 09/01/2011
Estádio Magalhães Pessoa - Assistência: 15502
U. LEIRIA: Gottardi, Panandetiguiri, Bruno Miguel, Tall, Zé António, Patrick, Paulo Sérgio, MarcosPaulo, Zahovaiko, Pateiro, R. Brígido, Leandro Lima, N´Gal, Zhang
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS
Djuricic, Diego Gaúcho, D. Amado e H. Gomes
TREINADOR: PEDRO CAIXINHA
BENFICA: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Salvio, Carlos Martins, R. Amorim, Gaítán, F. Menezes, Saviola, Jara, Cardozo
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS
Júlio César, Airton, Weldon e Sidnei
TREINADOR: JORGE JESUS
Golos: 0-1 Saviola (27’), 0-2 Gaitán (81’), 0-3 Cardozo (90 2’)
Árbitro: Duarte (Lisboa) 7
Disciplina: amarelos: Panandetiguiri (14’), Javi García (50’), Patrick (75’) e N’Gal (90’)
Classificação do jogo: 6
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.