Se um González incomoda muito, dois incomodam muito mais. Terá sido esta a lição extraída pela Naval. O FC Porto tinha perdido pela última vez na Liga contra a Naval há cinco meses (1-0 com golo do lateral Daniel Cruz), mas ontem a vingança escreveu-se com o apelido dos dois argentinos: Mariano González marcou o primeiro dos dragões e Lucho González o segundo. Os argentinos marcaram o ritmo do triunfo.
Poucas serão as vezes em que uma equipa sai para o intervalo satisfeita por perder por poucos. Mas a odisseia de Ulisses e da sua Naval chegou a ser agonizante, face a um FC Porto que, se tinha contas por ajustar com os forasteiros, ficou em clara dívida ao cabo de 45 minutos. Lucho e Lisandro falharam golos certos, até que Mariano, o terceiro Mosqueteiro, lá acertou com as redes.
Mas antes e depois foi preciso penar e ultrapassar um armário com cadeado de alta segurança que respondia pelo nome de Paulão, o melhor da Naval. Ou a bola batia nele, ou ele batia na bola e impedia os dragões de festejarem, e até podia ter marcado. A justiça tardava, mas chegava, numa exibição quanto baste dos dragões. Se Jesualdo dizia que o conjunto de Ulisses ia ser mais difícil do que o Atlético de Madrid, pecou por simpatia.
E a Naval? Fechou-se como pode, mas foi manietada pelo ciclone que varreu as laterais, por onde Cissokho, Rodríguez e Mariano pareciam galgar uma espécie de alfândega sem controlo. Um par que usava sapatos de gala perante uma defesa em farrapos. Um remate de Marcelinho para defesa segura de Helton foi o que de melhor se viu na equipa da Figueira, além do saudado regresso de Ulisses Morais, convalescido de um problema na perna esquerda. Pernas foi o que faltou à Naval no primeiro tempo, que revelou boa integração de Madrid.
Para a segunda parte, as mesmas coordenadas, com a Naval perdida nas suas limitações e o FC Porto a acelerar para o segundo. Afinal, a corrida era entre "carros" de cilindrada bem diferente.
JESUALDO: "FICÁMOS A DEVER GOLOS"
"Ficámos a dever mais golos a nós e aos nossos adeptos", admitiu Jesualdo Ferreira, sublinhando assim a justiça do triunfo do FC Porto sobre a Naval (por 2-0).
A vantagem é agora de quatro pontos e, por isso, Jesualdo elege o principal adversário na corrida ao título. "Neste momento é o Sporting. Estamos com mais quatro pontos do que o segundo, a vantagem não é confortável, mas é justa", frisou o treinador dos dragões.
Jesualdo destacou os primeiros 45 minutos dos tricampeões nacionais. "Fizemos uma segunda parte muito boa", declarou, explicando que no segundo tempo os azuis-e-brancos geriram o esforços, depois de um ciclo muito difícil: Leixões e At. Madrid para a Champions. Mariano González, figura do jogo, disse que esta época está a correr muito melhor do que a anterior. Ulisses Morais, técnico da Naval, entende que o FC Porto é a melhor equipa da Liga.
ANÁLISE
POSITIVO: MARIANO GONZÁLEZ
O argentino fez o primeiro golo e assistiu Lucho para o segundo. Para substituto de Hulk, nada mau.
NEGATIVO:CRUZ FOI MARTÍRIO
Há cinco meses herói (golo aos dragões), ontem vilão. Mariano ganhou-lhe espaço para o primeiro golo do jogo.
ARBITRAGEM: MACHADO DURO
Pareceu-nos que Lisandro sofreu uma grande penalidade. Mais à frente, amarelo excessivo ao argentino.
A FICHA
LIGA – 22.ª Jornada – 15/03/09
Estádio do Dragão – Assistência: 34 211
FC PORTO 2 - 0 NAVAL
Golos: 1-0 Mariano (30’) 2-0 Lucho (68’)
FC PORTO: Helton , Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Cissokho, Andrès Madrid (Tomás Costa, 59’), Lucho, Raul Meireles, Mariano, Rodríguez (Tarik, 78’), Lisandro (Farías, 78’). TREINADOR: Jesualdo Ferreira
NAVAL: Peiser, Carlitos, Paulão, Diego Ângelo, Daniel Cruz (Baradji, 46’), Lazaroni, Godemèche, Alex Hauw (Dudu, 46’), Davide (Bolívia, 72’), Marinho, Marcelinho. TREINADOR: Ulisses Morais
Árbitro: Cosme Machado (Braga) 5
Disciplina: Cartões amarelos - Lisandro (29’), Dudu (90 2’)
Classificação do jogo: 6
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.