page view

Duo González marca o ritmo

Se um González incomoda muito, dois incomodam muito mais. Terá sido esta a lição extraída pela Naval. O FC Porto tinha perdido pela última vez na Liga contra a Naval há cinco meses (1-0 com golo do lateral Daniel Cruz), mas ontem a vingança escreveu-se com o apelido dos dois argentinos: Mariano González marcou o primeiro dos dragões e Lucho González o segundo. Os argentinos marcaram o ritmo do triunfo.

16 de março de 2009 às 00:30

Poucas serão as vezes em que uma equipa sai para o intervalo satisfeita por perder por poucos. Mas a odisseia de Ulisses e da sua Naval chegou a ser agonizante, face a um FC Porto que, se tinha contas por ajustar com os forasteiros, ficou em clara dívida ao cabo de 45 minutos. Lucho e Lisandro falharam golos certos, até que Mariano, o terceiro Mosqueteiro, lá acertou com as redes.

Mas antes e depois foi preciso penar e ultrapassar um armário com cadeado de alta segurança que respondia pelo nome de Paulão, o melhor da Naval. Ou a bola batia nele, ou ele batia na bola e impedia os dragões de festejarem, e até podia ter marcado. A justiça tardava, mas chegava, numa exibição quanto baste dos dragões. Se Jesualdo dizia que o conjunto de Ulisses ia ser mais difícil do que o Atlético de Madrid, pecou por simpatia.

E a Naval? Fechou-se como pode, mas foi manietada pelo ciclone que varreu as laterais, por onde Cissokho, Rodríguez e Mariano pareciam galgar uma espécie de alfândega sem controlo. Um par que usava sapatos de gala perante uma defesa em farrapos. Um remate de Marcelinho para defesa segura de Helton foi o que de melhor se viu na equipa da Figueira, além do saudado regresso de Ulisses Morais, convalescido de um problema na perna esquerda. Pernas foi o que faltou à Naval no primeiro tempo, que revelou boa integração de Madrid.

Para a segunda parte, as mesmas coordenadas, com a Naval perdida nas suas limitações e o FC Porto a acelerar para o segundo. Afinal, a corrida era entre "carros" de cilindrada bem diferente.

JESUALDO: "FICÁMOS A DEVER GOLOS"

"Ficámos a dever mais golos a nós e aos nossos adeptos", admitiu Jesualdo Ferreira, sublinhando assim a justiça do triunfo do FC Porto sobre a Naval (por 2-0).

A vantagem é agora de quatro pontos e, por isso, Jesualdo elege o principal adversário na corrida ao título. "Neste momento é o Sporting. Estamos com mais quatro pontos do que o segundo, a vantagem não é confortável, mas é justa", frisou o treinador dos dragões.

Jesualdo destacou os primeiros 45 minutos dos tricampeões nacionais. "Fizemos uma segunda parte muito boa", declarou, explicando que no segundo tempo os azuis-e-brancos geriram o esforços, depois de um ciclo muito difícil: Leixões e At. Madrid para a Champions. Mariano González, figura do jogo, disse que esta época está a correr muito melhor do que a anterior. Ulisses Morais, técnico da Naval, entende que o FC Porto é a melhor equipa da Liga.

ANÁLISE

POSITIVO: MARIANO GONZÁLEZ

O argentino fez o primeiro golo e assistiu Lucho para o segundo. Para substituto de Hulk, nada mau.

NEGATIVO:CRUZ FOI MARTÍRIO

Há cinco meses herói (golo aos dragões), ontem vilão. Mariano ganhou-lhe espaço para o primeiro golo do jogo.

ARBITRAGEM: MACHADO DURO

Pareceu-nos que Lisandro sofreu uma grande penalidade. Mais à frente, amarelo excessivo ao argentino.

A FICHA

LIGA – 22.ª Jornada – 15/03/09

Estádio do Dragão – Assistência: 34 211

FC PORTO 2 - 0 NAVAL

Golos: 1-0 Mariano (30’) 2-0 Lucho (68’)

FC PORTO: Helton , Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Cissokho, Andrès Madrid (Tomás Costa, 59’), Lucho, Raul Meireles, Mariano, Rodríguez (Tarik, 78’), Lisandro (Farías, 78’). TREINADOR: Jesualdo Ferreira

NAVAL: Peiser, Carlitos, Paulão, Diego Ângelo, Daniel Cruz (Baradji, 46’), Lazaroni, Godemèche, Alex Hauw (Dudu, 46’), Davide (Bolívia, 72’), Marinho, Marcelinho. TREINADOR: Ulisses Morais

Árbitro: Cosme Machado (Braga) 5

Disciplina: Cartões amarelos - Lisandro (29’), Dudu (90 2’)

Classificação do jogo: 6

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8