Pedro Gonçalves é um dos indiscutíveis no 'onze' de Alvalade e lidera a lista de melhores marcadores da I Liga, juntamente com o benfiquista Haris Seferovic, ambos com 18 golos.
O capitão Coates e Pedro Gonçalves foram as figuras predominantes do coletivo do Sporting na caminhada para o 19.º título de campeão nacional de futebol, bem secundados por Adán e João Palhinha.
O médio ofensivo, de 22 anos, chegou a Alvalade proveniente do Famalicão para se afirmar no conjunto orientado por Rúben Amorim, assumindo-se como o 'motor' da equipa, que continua invicta, principalmente pela capacidade de finalização.
Ainda assim, Pedro Gonçalves é um dos indiscutíveis no 'onze' de Alvalade e lidera a lista de melhores marcadores da I Liga, juntamente com o benfiquista Haris Seferovic, ambos com 18 golos.
O internacional português sub-21 tornou-se o grande destaque da equipa, muito por culpa da entrada de rompante que teve, com 10 golos em seis jogos consecutivos dos 'verde e brancos', entre a quinta e a nona jornadas -- com um em atraso da primeira pelo meio -, nas quais 'bisou' diante de Santa Clara (1-2), Tondela (4-0), Vitória de Guimarães (0-4) e Moreirense (2-1).
O segredo do 19.º título 'leonino' não esteve apenas no meio-campo, começando, desde logo, entre os postes, com a aquisição do guarda-redes espanhol Antonio Ádan a revelar-se muito acertada, depois de duas épocas no Atlético de Madrid em que praticamente não jogou.
O experiente guardião, quase a completar 34 anos, apresentou-se inúmeras vezes intransponível na baliza, anotando grandes exibições, que valeram preciosos pontos, e nem mesmo um ou outro erro, 'mancham' a aposta no guarda-redes formado no Real Madrid.
A cumprir a sexta época em Alvalade, o central uruguaio Sebastián Coates foi não só imperial no capítulo defensivo, como no ofensivo, conseguindo golos que valeram pontos preciosos numa caminhada histórica.
Esta é a temporada mais goleadora do defesa internacional, de 30 anos, que contabiliza sete golos, sendo que os mais importantes aconteceram quando empates e derrotas pareciam ser o desfecho mais provável, nomeadamente em Barcelos (2-1), onde operou a reviravolta com um 'bis', à 18.ª jornada, na receção ao Santa Clara (22.ª), ao marcar o 2-1 final, e, mais recentemente, face ao Beleneneses SAD (28.ª), também em Alvalade, ao marcar o golo que iniciou a recuperação rumo ao empate (2-2).
A 'espinha dorsal' do novo campeão esteve entregue ao médio João Palhinha, que depois de duas épocas emprestado ao Sporting de Braga, regressou a 'casa' para voltar a trabalhar com Rúben Amorim e impor-se definitivamente no 'onze', o que lhe valeu a primeira chamada à seleção principal.
O lateral Nuno Mendes, de apenas 18 anos, também foi 'apadrinhado' por Fernando Santos, depois de se ter afirmado na esquerda 'leonina', fazendo esquecer o argentino Marcus Acuña.
Mas, foi no ataque que surgiram as grandes dúvidas e para muitos a maior lacuna da equipa campeã nacional, devido à falta de opções para ponta de lança.
Atacar uma temporada apenas com o ainda júnior Tiago Tomás e Andraz Sporar, perdendo de forma algo inesperada um presumível titular Luciano Vietto, fez com que Ruben Amorim tivesse de inventar soluções para que a equipa não se ressentisse.
A sonante contratação da época apenas chegou em janeiro, quando Paulinho deixou o Sporting de Braga, num negócio avaliado em 16 milhões de euros, com Borja e Sporar a seguirem o caminho inverso, mas, quando se esperava que o 'artilheiro' apresentasse golos de imediato, não aconteceu e soma apenas três, ainda que o último seja o do título, no 1-0 ao Boavista.
De resto, outros 'leões' como o espanhol Pedro Porro, emprestado pelos ingleses do Manchester City, o brasileiro Matheus Nunes ou o cabo-verdiano Jovane Cabral foram igualmente preponderes na campanha 'verde e branca'.
O lateral direito emprestado pelo Manchester City chegou depois de uma época trepidante no Valladolid e beneficiou do afastamento de Stefan Ristovski no início da época para ficar sem concorrência. Além das boas exibições, 'selou' a conquista da Taça da Liga e chegou à seleção espanhola.
Já o médio brasileiro, quase sempre suplente, foi o 'joker' em duas cruciais partidas ante rivais, ao anotar o golo da vitória na receção ao Benfica (1-0), à 16.ª ronda, e outro em Braga (1-0), à 29.ª, depois de a equipa ficar reduzida a 10 jogadores desde os 18 minutos, enquanto Jovane Cabral saltou muitas vezes do banco para contribuir com golos e assistências.
Numa equipa em que o coletivo foi efetivamente mais forte do que as individualidades, merecem ainda destaque a fiabilidade de Feddal e a entrega de Neto, João Mário e Nuno Santos, sem esquecer os jovens Gonçalo Inácio e Daniel Bragança.
Nota ainda para a estreia do médio Dário Essugo, igualmente campeão, depois de, em 20 de março de 2021, aos 16 anos e seis dias, se ter tornado no mais jovem jogador a jogar na I Liga, na vitória caseira por 1-0 frente ao Vitória de Guimarães.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.