"Esta medalha sabe mesmo a ouro", disse o ciclista Rui Oliveira.
A seleção nacional de ciclismo de pista foi este sábado recebida com aplausos no regresso a Portugal, oriunda de Grenchen, na Suíça, onde alcançou quatro medalhas, uma delas de ouro, nos Europeus, entre terça-feira e sábado.
"Esta medalha sabe mesmo a ouro. Foram uns Europeus de excelência para toda a seleção e só temos de agradecer ao 'staff' técnico pelo que proporcionou. É o meu primeiro título na categoria de elite e isso tem sempre um sabor especial. Consegui-o depois de um ano de muito esforço, também na estrada, sempre perto de alguns bons resultados. É, claramente, o meu melhor resultado na carreira", expressou Rui Oliveira.
O ciclista, de 25 anos, falava aos jornalistas logo após a chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde reencontrou familiares e amigos com a camisola branca de campeão europeu de scratch vestida, num cenário festivo emoldurado com dezenas de bandeiras portuguesas, alguns cartazes de incentivo e gritos de campeão ensaiados.
"Nunca tinha chegado ao topo do pódio numa competição. Já tinha feito segundo e terceiro lugares, mas ser primeiro e poder ouvir o hino no pódio é outra sensação. O foco não se pode perder agora. Daqui a duas semanas, temos os Mundiais, e é para isso que vamos trabalhar. Vão ser um pouco mais exigentes, mas vou tentar o que fiz nestes Europeus e irei tentar lutar por um bom lugar. Medalhas? Seria extraordinário", vincou.
Rui Oliveira, que corre pela UAE Emirates ao nível do pelotão WorldTour do ciclismo de estrada, sucedeu no scratch ao compatriota Iúri Leitão, vencedor dessa disciplina nos Europeus de 2020, com quem partilhou este ano o bronze na competição de madison.
"Conseguir representar o nosso país e trazer duas medalhas é muito gratificante. Estou muito feliz. A seleção está a trabalhar muito bem, como sempre. Além do trabalho e da dedicação que temos de ter, a união de grupo é aquela peça-chave que faz a diferença para as outras seleções. A pessoa mais responsável é o selecionador Gabriel Mendes", analisou Iúri Leitão, de 23 anos, que ainda foi segundo colocado na corrida por pontos.
O papel do técnico também foi enaltecido por João Matias, o ciclista mais velho desta comitiva de cinco elementos, que, aos 30 anos, sobressaiu no Velódromo Tissot com a prata em eliminação, após "22 anos a trabalhar em busca de objetivos deste tamanho".
"Competi logo no primeiro dia. Adaptei-me bem, estava com boas pernas e consegui alcançar uma medalha de prata. Acho que foi muito bom para levantar a pressão, tanto individual, como coletiva. Quando isso acontece, o grupo sente-se mais livre e as coisas acontecem normalmente. Temos um grande grupo e unidos somos mais fortes", contou.
Maria Martins, que estreou Portugal na pista nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, e a estreante Daniela Campos completaram a "excelente prestação" da equipa das 'quinas' em Grenchen, que "era expectável e não surpreendeu" o selecionador Gabriel Mendes.
"Os atletas estavam em muito boa condição e estiveram todos muito bem a lutar contra nações extremamente fortes. Conseguimos demonstrar o nosso valor e os pódios que obtivemos são resultado do nosso processo de trabalho, de toda esta equipa e de tudo aquilo que está por trás para permitir que os atletas estejam ao mais alto nível", notou.
Portugal ficou na sexta posição dos países mais laureados nos Europeus de elites, ao contabilizar os mesmos quatro 'metais' da Itália, menos dois face à edição de 2020, na Bulgária, em que registou duas medalhas de ouro e outras tantas de prata e de bronze.
"Estar a ver as coisas do ponto de vista de número é um bocadinho relativo. O grau de rendimento que tivemos este ano, tendo em conta a competitividade, é extremamente bom. No setor masculino, em cinco provas possíveis, fizemos quatro pódios. É algo que não fazíamos até há pouco anos e estamos agora a conseguir. É evidente que não é fácil obter medalhas nos Europeus de elite e este ano a tarefa foi mais árdua", enquadrou.
Depois da 12.ª edição dos campeonatos da Europa, a seleção nacional, que este sábado foi recebida no aeroporto do Porto pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, aponta aos Mundiais de Roubaix, em França, de 20 a 24 de outubro.
"Temos mais uma semana e meia. A competitividade vai aumentar e não é fácil chegar a lugares de pódios, mas vamos lutar para obter excelentes classificações e, se possível, chegar às medalhas. Os outros países também procuram aquilo que procuramos. O nosso compromisso é o trabalho e logo veremos como será", concluiu Gabriel Mendes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.