Correio da Manhã
Jornalista
urnas
Já abriram as urnas no Estádio da Luz, em Benfica e os sócios já começaram a votar no próximo presidente do clube.
há quatro anos
Há quatro anos votaram mais de 13 mil sócios. Recorde aconteceu em 2012, quando votaram mais de 22 mil sócios, altura em que Vieira defrontou Rangel e ganhou.
fila
As presidenciais do Benfica já estão a fazer com que sejam muitos os sócios a passar pelo Estádio da Luz, em Lisboa.
Tantos, que meia hora após a abertura das urnas e apesar da chuva, a fila de pessoas já dá a volta ao recinto.
Início
As eleições, que decorrem no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, entre as 08h00 e as 22h00, e em 24 casas do clube, vão definir os órgãos sociais para o quadriénio de 2020/2024, e estão entre as mais concorridas de sempre.
Na história do clube será apenas a sétima vez que concorrem três listas à liderança, e apenas não existe o recorde de quatro porque a candidatura da Lista C, encabeçada por Luís Miguel David, e proposta por Bruno Costa Carvalho, se retirou na véspera.
Hoje, os benfiquistas vão escolher entre a lista A de Luís Filipe Vieira, de 71 anos, o presidente em exercício e a pessoa com mais tempo na liderança do Benfica, há 17 anos, desde 2003, e os antigos vice-presidentes Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva.
João Noronha Lopes, de 54 anos, gestor, iniciou a sua participação ativa no clube ainda em 2000, quando fez parte de um movimento que impulsionou a chegada de Manuel Vilarinho à liderança, então numa fase crítica na vida do emblema lisboeta e derrotando Vale e Azevedo.
O candidato da lista B foi 'vice' de Vilarinho, e Rui Gomes da Silva (lista D), advogado e antigo ministro, de 62 anos, ex-hoquista do clube, foi 'vice' de Luís Filipe Vieira entre 2009 e 2016, mas do qual se tornou crítico.
O sufrágio - que manterá Luís Filipe Vieira como 33.º presidente ou elegerá um 34.º, entre Noronha Lopes e Gomes da Silva - será feito por voto eletrónico, num ato antecipado em dois dias, devido à proibição de circulação de pessoas entre concelhos, como medida de combate à pandemia de covid-19.
já votaram 600 sócios
O clube dos encarnados informou que já votaram 600 sócios.
candidatos à presidência do Benfica
Os candidatos à presidência do Benfica deverão votar ao longo do dia pela seguinte ordem e às seguintes horas:
11h00 - João Noronha Lopes 16h00 - Luís Filipe Vieira 16h30 - Rui Gomes da Silva
Já votaram 1611
Já votaram 1611 sócios do Benfica.
Algueirão - Mem Martins
Na casa do Benfica de Algueirão - Mem Martins, são cumpridas todas as medidas de segurança (de acordo com as imposiçõe da DGS) para votar no próximo presidente do Benfica
Quase quatro mil sócios já votaram
Votaram até ao momento quase quatro mil sócios.
noronha
"É hoje!", escreveu João Noronha Lopes. O candidato à presidência do clube dos encarnados foi o primeiro a publicar uma imagem quando chegou ao Estádio da Luz, para votar.
É hoje! pic.twitter.com/X55ltOW8go
— João Noronha Lopes 2020 (@jnoronhalopes) October 28, 2020
rui gomes da silva
"Hoje é o dia. Dia D", disse Rui Gomes da Silva através do Twitter, quando se deslocou às urnas.
Hoje é o dia. Dia D pic.twitter.com/s8yKXGtfh5
— Rui Gomes da Silva (@RuiGomesdaSilv3) October 28, 2020
vieira
"Finalmente chegou o grande dia! Hoje vamos escrever mais um belo capitulo desta história com futuro! Viva o Sport Lisboa e Benfica!". Foram estas as palavras deixadas por Luís Filipe Vieira através do Facebook.
Manuel Antunes
José Manuel Antunes, antigo vice-presidente do Benfica, já votou e não escondeu a candidatura que escolheu: "Obra fala por si: o estádio, o Seixal, a recuperação financeira... O Benfica tem uma diferença abissal em relação aos seus rivais; os nossos rivais estão falidos ou com problemas na UEFA. Só por isso Luís Filipe Vieira merece o meu voto."
noronha já votou
"As urnas têm de ser abertas, o voto físico tem de ser contado", disse o candidato da Lista B, Noronha Lopes, após ter votado em dia de eleições no Benfica. Noronha Lopes apelou aos sócios que "não se deixem levar por campanhas de desinformação".
"Teremos um Benfica mais democrático e mais transparente. Todos merecem o mesmo respeito e dedicação", continuou. "Apelo às pessoas que venham votar, nunca foi tão importante".
"Bernardo Silva não recebe lições de benfiquismo de ninguém", disse aos jornalistas, quando questionado sobre a polémica entre o jogador e o atual presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira.
Votação.
11.071 sócios já votaram.
Toni já votou
"O Benfica já está a ganhar com esta afluência": Disse Toni, antigo jogador do Benfica, aos jornalistas.
O jogador já exerceu o direito de voto.
José Augusto já votou
José Augusto, ex-jogador do Benfica, já votou. "É preciso que os benfiquistas sintam gratidão pelo que foi feito nos últimos mandatos. Não me revejo em qualquer uma das outras candidaturas e é por isso que o meu voto é na continuidade", disse.
Jorge Jesus também já votou
Jorge Jesus, treinador da equipa principal do Benfica, já votou. O técnico chegou à casa do Benfica do Seixal acompanhado por Luisão, que também exerceu o seu direito de voto.
Já votaram 16.072 sócios do Benfica
De acordo com a última atualização, já votaram 16.072 sócios do Benfica. Total das eleições de 2016 já foi ultrapassado.
Vieira está agora a votar
Luis Filipe Vieira está agora a votar no Estádio da Luz. O presidente das águias destaca a "lição de civismo" que está a ser dada e lembra que este é um "direito de todos".
"É uma lição de civismo de toda a gente neste clube. Estamos a cumprir todas as regras. Chegando ao fim vamos ver o que vai suceder", disse.
"Neste dia especial, os sócios do Benfica é que têm de decidir. Este clube é uma pequena parcela de todos nós, por isso todos nós temos o direito de estar neste ato que é muito importante para este clube", acrescentou, antes de dizer: "O Benfica é um clube democrático e a sua grandeza é esta mesmo".
Já votaram 18.904 sócios nas eleições do Benfica
Já votaram 18.904 sócios nas eleições do Benfica. A última atualização foi feita às 16h18.
Já votaram 21.738 sócios nas eleições do Benfica
Já votaram 21.738 sócios nas eleições do Benfica, pelo que o recorde de 2012 (de 22.676) deverá ser batido em breve.
Rui Gomes da Silva ainda não votou
Rui Gomes da Silva, o único candidato que ainda não votou, está na fila.
Benfica/Eleições: Vieira desconhece as razões para as críticas de Noronha Lopes
O candidato à presidência do Benfica e atualmente em exercício, Luís Filipe Vieira, desconhece as razões que levam às críticas de João Noronha Lopes, um dos opositores nas eleições de hoje, que acusa de "falar mal de tudo".
"Não sei como é que esse candidato João Noronha Lopes continua a falar mal de tudo o que existe no Benfica, é uma coisa que me faz uma impressão fantástica. Para quem fez uma campanha como ele fez, onde tinha uma superestrutura, parecia que estávamos numa campanha eleitoral para primeiro-ministro, não sei o que ele quer mais", expressou.
Lusa
Seguir Autor:
Recorde de votantes batido
As eleições deste ano no Sport Lisboa e Benfica são as mais concorridas da história do clube com uma afluência de 24.589 a quatro horas das urnas encerrarem.
Barreira dos 30 mil votos foi ultrapassado
Foi ultrapassada a barreira dos 30 mil sócios votantes para as eleições do Benfica ao início da noite desta quarta-feira.
Presidente da AG rejeita contagem dos votos em urna
O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, Virgílio Duque Vieira, garantiu hoje que a contagem de votos nas eleições do Benfica será apenas pelo sistema eletrónico, sem abertura de urnas.
"Qualquer sócio pode usar os meios ao dispor, se não confia no sistema. Tem os mecanismos legais ao seu dispor", disse Duque Vieira, quando questionado em relação às dúvidas da fiabilidade do sistema já manifestadas pelos candidatos João Noronha Lopes (lista B) e Rui Gomes da Silva (lista D).
Nas eleições, que decorrem por voto eletrónico em 24 casas do Benfica no país e no pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, a votação é feita eletronicamente, com o sistema a imprimir um talão, que é depositado em urna.
Filas com centenas de pessoas
Centenas de pessoas continuem em filas para votar nas eleições para a presidência do Benfica. Apesar das urnas continuarem abertas, as filas devem ser 'fechadas' a partir das 22h00.
Já votaram mais de 33 mil sócios dos encarnados numa eleição com números recorde.
Votação online encerrada
O Benfica anunciou através do Twitter oficial do clube que a votação online para as eleições estão encerradas.
Imagens de drone mostram centenas nas filas
Resultados só de madrugada
Ainda existem centenas de pessoas na fila para votar no Estádio da Luz e a previsão aponta para que os resultados só sejam conhecidos de madrugada.
As urnas devem encerrar cerca das 01h30.
Votos das Casas do Benfica transportados em veículos descaracterizados
Começaram a circular nas redes sociais, ao final da noite, alguns vídeos nos quais é possível ver-se o momento no qual as urnas de várias Casas do Benfica (Braga, Vila Nova de Gaia e Albufeira) são transportados em veículos descaracterizados. A situação, note-se, está a merecer vários comentários por parte dos adeptos encarnados.
Ao final da tarde, quando confrontado com as palavras de Noronha Lopes a propósito da segurança de todo o procedimento,
que as urnas seriam "seladas e fechadas e transportadas por uma empresa de guarda de valores que as vai guardar por seis meses".
Fila para mais uma hora de espera no Seixal
Na Casa do Benfica do Seixal a previsão é que a última pessoa da fila só vote daqui a cerca de 1h/1h30.
Já votaram mais de 37.600 sócios nas eleições para a presidência do Benfica.
Vieira reeleito presidente do Benfica com 62,59% dos votos
Luís Filipe Vieira foi esta quinta-feira de madrugada reeleito como presidente do Benfica numa noite história para o clube encarnado onde os sócios do clube se mobilizaram para bater o recorde de afluência às urnas com mais de 38 mil votantes.
Vieira foi reeleito com 62,59% dos votos. Noronha Lopes alcançou 34,71% e Rui Gomes da Silva com 1,64%.
O presidente do Benfica continua no cargo após 17 anos ao leme dos encarnados. A votos estavam as listas de Luís Filipe Vieira (Lista A), João Noronha Lopes (Lista B) e Rui Gomes da Silva (Lista D).
Depois de uma campanha sem debates entre os candidatos, os mesmos acabaram por recorrer a entrevistas nos vários canais generalistas para apresentar os seus programas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.