Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Vandinho fora por três meses

Três meses para Vandinho, três jogos para Mossoró e dois para Ney. A Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu os jogadores do Sp. Braga – Ney foi, entretanto, cedido ao Vit. Setúbal – pelos incidentes ao intervalo da recepção (2-0) ao Benfica, a 31 de Outubro.
3 de Fevereiro de 2010 às 00:30
Vandinho foi castigado com três meses de suspensão por agredir a pontapé o treinador-adjunto do Benfica, Raul José.
Vandinho foi castigado com três meses de suspensão por agredir a pontapé o treinador-adjunto do Benfica, Raul José.

Entende a CD que ficou provada uma tentativa de agressão de Vandinho a Raul José, treinador--adjunto dos encarnados. O brasileiro arriscava até um ano e meio de suspensão, mas a CD ficou-se pela pena mínima de três meses, mais 1500 euros de multa.

Sabe o CM que a decisão da CD foi tomada a 29 de Janeiro, facto que poderá estar ligado à cedência de Olberdam – ocupa a mesma posição de Vandinho – pelo Marítimo ao Sp. Braga.

O caso de Mossoró e Ney é diferente: foram provadas agressões a Cardozo. O médio desferiu uma bofetada e um soco ao paraguaio e apanha três jogos, apenas regressando na visita ao FC Porto, a 21 de Fevereiro.

A CD cingiu-se, na prática, à confusão que antecedeu a entrada no túnel, já que em relação ao acesso aos balneários, o órgão descreve apenas "empurrões e troca de insultos não apurados".

O castigo ao trio de brasileiros é a face mais visível das punições que atingiram ainda Alan (750 euros de multa) e Ramires (400). Di María era apontado pelos arsenalistas como gerador de toda a confusão mas foi ilibado, tal como Moisés, do Sp. Braga. Três elementos do staff do Benfica foram castigados com multas.

"TENTAM VENCER-NOS FORA DO CAMPO"

As decisões da Comissão Disciplinar da Liga (CD) deixaram indignados os responsáveis do Sp. Braga, que vêem como uma afronta os castigos aplicados. Segundo Carlos Freitas, a CD está a tentar desvirtuar a verdade desportiva. "Há uma total inclinação do dr. Ricardo Costa [líder da CD da Liga] em punir alguém que se tem afirmado no interior das quatros linhas. Como não tem sido possível derrotarem--nos dentro do campo, tentam fazê-lo fora. Mas ele que se desengane", disse o director-geral do Sp. Braga.

Freitas criticou ainda o timing do castigo, revelou que teve propostas pelo médio Vandinho e observou: "Estranho que a reunião da CD tenha sido em Lisboa e que só o Sp. Braga tenha sido visado."

Pelo meio, o dirigente falou num alegado mail que circularia pelas redacções de jornais, em que se anunciava uma reunião de Freitas com jogadores da U. Leiria, para que estes vencessem o Benfica. "Essas pessoas que enviam mails são umas cobardes", sublinhou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)