Arguidos estão acusados pelo Ministério Público de, "em coautoria material", terem cometido crimes de "ofensa à integridade física qualificada".
Os dois adeptos do Benfica que começaram esta terça-feira a ser julgados nos Açores negaram implicações nos alegados desacatos na madrugada de 12 de janeiro deste ano e recusaram supostas agressões ou incentivo à violência.
Os dois arguidos, adeptos do Benfica e integrantes da claque 'No Name Boys', estão acusados pelo Ministério Público (MP) de, "em coautoria material", terem cometido crimes de "ofensa à integridade física qualificada" e de "resistência e coação sobre funcionário", na "noite de 11 para 12 de janeiro", altura em que estavam em São Miguel para assistir ao jogo de futebol entre o Santa Clara e o Benfica.
Estes dois homens integravam "um grupo de cerca de 40 membros" dos "'No Name Boys', grupo organizado, não oficial, de apoio ao referido clube [Benfica]", indicou o MP, acrescentado que os supostos desacatos começaram "cerca das 06h00" à porta de um estabelecimento de diversão noturna de Ponta Delgada.
Segundo o MP, na ocasião, vários membros daquela claque saíram da discoteca "sem proceder ao pagamento do que haviam consumido" e "forçando a passagem pelos seguranças que se encontravam na porta da rua do estabelecimento em causa".
Esta terça-feira, no início do julgamento, um dos arguidos, que na altura foi detido no aeroporto de Ponta Delgada, contou que se deslocou por "duas vezes" à discoteca, mas "não" chegou a entrar.
Segundo relatou, da primeira vez ficou "à porta" porque não o deixaram entrar, frisando que à entrada da discoteca "estavam também outras pessoas à espera", mas os seguranças "não deram explicações".
De acordo com o arguido, a segunda ida à discoteca "só ocorreu cerca das seis da manhã", mas também "não chegou a entrar" e "só lá foi para saber de um amigo", alegando ter ouvido "um zumzum que teria havido algo grave" no estabelecimento de diversão noturna.
O homem, que disse já "não" ser membro ativo dos 'No Name Boys', alega ter sido, então, "insultado à porta por um segurança", admitindo que "reagiu mal" à situação.
"Só queria saber se o meu amigo estaria envolvido na discussão. Eu estava com uma garrafa na mão, fui agressivo na resposta, mas não agredi", salientou ao coletivo de juízes, rejeitando qualquer confronto com a polícia e disse ainda que não agrediu o gerente da discoteca.
O MP alega que os arguidos e os demais elementos do grupo juntaram-se aos elementos da claque que saíram do estabelecimento "sem pagar" e "arremessaram garrafas de vidro em direção aos seguranças" e, com "cintos e bastões metálicos", "desferiram pancadas".
A acusação descreve ainda que o gerente da discoteca "saiu do estabelecimento para ver o que se passava" e um dos elementos do grupo, "com recurso a uma garrafa em vidro, desferiu uma forte pancada na cara do ofendido" provocando "lesões" que obrigaram a tratamento hospitalar.
O outro arguido, que acabou por ficar com "uma bala de borracha alojada na perna esquerda", já que foi necessária a intervenção policial, referiu que esteve no interior da discoteca, mas recusou ter deixado o estabelecimento sem pagar.
Este homem, que disse "não" ser membro da claque, mas "apenas adepto do Benfica", alegou que "no final a noite sentiu alguma tensão no interior da discoteca onde estavam pessoas que "eram do Benfica", apontando "alguns tumultos no exterior, mas não vislumbrou nenhuma agressão".
"Em momento algum agredi, nem incitei" à violência, sustentou, justificando que foi "apanhado pela confusão quando se dirigia para ir para o carro" e ouviu "um disparo para o ar da polícia para as pessoas dispersarem".
Mas, "como não tinha nada a ver com a situação, não tinha nada a temer, mantive-me no local", justificou.
Frisando que só contactou com o outro arguido "quando foi atingido na perna", o homem acrescentou que não viu o gerente da discoteca a ser alegadamente agredido.
Contudo, o gerente da discoteca confirmou ter sido agredido por um dos arguidos com "uma garrafa".
"O meu irmão ligou-me a dizer que estava um grupo que ia sair sem pagar. E quando me desloquei lá os dois arguidos estavam a porta. Vejo uns com uns cintos, outros com pedras e uns até com limpa pingas na mão", sustentou, acrescentando que acabou por "ter que chamar a polícia".
Segundo relatou, "eles eram muitos e entoavam a mesma conversa e diziam ser do Benfica".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.