Concorrem à liderança do Benfica o atual presidente, Rui Costa, o anterior, Luís Filipe Vieira, bem como João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho.
O Benfica vai no sábado a votos na eleição mais concorrida dos seus 121 anos de história, num duelo entre seis candidatos divididos entre o passado, o presente ou a mudança proposta por quatro novos rostos.
Na Luz e um pouco por todo o país, bem como no estrangeiro, os sócios 'encarnados' vão ser chamados a escolher entre Rui Costa (Lista G), presidente em funções, Luís Filipe Vieira (Lista E), ex-presidente, João Noronha Lopes (Lista F), que concorreu ao escrutínio de 2020, e os 'estreantes' João Diogo Manteigas (Lista C), Martim Mayer (Lista B) e Cristóvão Carvalho (Lista D).
As eleições no emblema lisboeta representam o passado, o presente ou um futuro alicerçado na vontade de mudar que é proposta por quatro dos candidatos, nas várias críticas dirigidas à gestão de mais de duas décadas.
Rui Costa personifica o momento atual, como presidente em funções, escolhido em 2021, em eleições antecipadas após a 'queda' do seu antecessor, Luís Filipe Vieira, que deixou o clube depois de ser detido, por suspeitas de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.
O ex-futebolista regressou ao Benfica enquanto jogador pelas mãos de Luís Filipe Vieira e já retirado assumiu funções na estrutura do clube em 2008, mantendo-se, em vários cargos (diretor desportivo, administrador da SAD e vice-presidente do clube), sempre ao lado de Vieira, até chegar à presidência.
Os resultados modestos no futebol, a 'alavanca' do clube, foram a ignição para Luís Filipe Vieira manifestar vontade de um regresso, com muitas críticas ao seu 'delfim', referindo que o ex-jogador "não tem liderança" e que o Benfica caminha para "um beco sem saída".
O ex-dirigente, o mais longevo da história do clube, presidente entre 2003 e 2021, considera ser o único capaz de devolver uma hegemonia de resultados, sublinhando, sempre, que foi quem recuperou a credibilidade do clube e que pretende terminar o que não conseguiu no último mandato em funções.
Pela mudança, João Noronha Lopes é um nome conhecido dos benfiquistas, depois de já ter concorrido - e perdido - contra Luís Filipe Vieira em 2020, e que mantém a vontade de assumir os destinos do clube.
O gestor, que tem sido apontado como um dos nomes mais fortes nesta corrida, critica a falta de estratégia da direção atual, "sem planeamento", bem como João Diogo Manteigas, candidato que acusa os dirigentes em funções de terem tornado o Benfica num "entreposto" de jogadores, sem estabilidade ou um projeto desportivo.
A correr por fora, surgem Martim Mayer, candidato que é neto do histórico presidente Duarte Borges Coutinho, e que apresenta um projeto com um diretor-geral para o futebol vindo de fora, o neerlandês Andries Jonker, ex-adjunto de Louis van Gaal, e Cristóvão Carvalho, que defende, com 'ajuda' da banca, uma injeção de 400 ME no clube, num primeiro mandato, e o redirecionar do clube para participações maioritárias em outros emblemas na Europa e na América Latina.
Nas eleições de sábado, em dia de jogo da equipa de futebol no Estádio da Luz, em Lisboa, é expectável que se verifique a maior afluência de sempre numas eleições do Benfica, superando os 40.085 votantes de 2021.
Concorrem à liderança do Benfica o atual presidente, Rui Costa, o anterior, Luís Filipe Vieira, bem como João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho.
Caso nenhum dos candidatos receba a maioria dos votos (mais de 50%), será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, duas semanas depois, em 08 de novembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.