FC Porto e Sp. Braga vão enfrentar Lyon e Mónaco, respetivamente. Ambos evitam outros adversários mais fortes.
1 / 2
O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa realizado esta sexta-feira permite às duas equipas portuguesas sonharem com a passagem à ronda seguinte. O FC Porto vai defrontar o Lyon, enquanto o Sp. Braga mede forças com o Mónaco. Ambos evitam os dois cabeças de série que podiam ser considerados mais fortes: o West Ham (6º classificado na Liga inglesa que está a lutar com Man. United e Arsenal pela última vaga de acesso à Champions da próxima época) e o Leverkusen (3º classificado da Liga alemã, atrás dos gigantes Bayern e Dortmund).
Face à nova organização da Liga Europa, em que os cabeças de série no sorteio para os ‘oitavos’ eram as equipas vencedoras dos oito grupos na 1ª fase da competição, FC Porto e Sp. Braga já sabiam que iam evitar alguns colossos que caíram da Liga dos Campeões. É o caso de Barcelona e Sevilha, sobretudo, mas também Leipzig e Atalanta, clubes que nas últimas épocas têm tido bons desempenhos nas provas europeias.
Lyon e Mónaco estão longe de ser adversários fáceis - Estrela Vermelha, Galatasaray e Spartak Moscovo seriam claramente mais acessíveis -, mas são equipas ao alcance de um FC Porto e de um Sp. Braga ao seu melhor nível. Inclusive, gauleses (22º) e monegascos (62º) até estão pior colocados no ranking da UEFA do que dragões (16º) e minhotos (39º).
Curiosamente, Lyon e Mónaco têm os mesmos pontos (38) na Liga francesa, fruto de desempenhos aquém do esperado no arranque da temporada: ambos ambicionavam lutar por uma vaga na Champions da próxima época, mas já estão a sete pontos de distância do 3º lugar, que dá acesso às pré-eliminatórias.
Lyon de boa memória para os dragões
O FC Porto tem clara vantagem no confronto direto com o Lyon. Os dragões eliminaram os franceses nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões que conquistaram em 2003/04.
UEFA retira a totalidade dos seus jogos do território russo
A UEFA decidiu esta sexta-feira que nenhum jogo das provas que organiza se irá disputar em território russo até decisão em contrário. A tomada de posição do Comité Executivo surge na sequência da invasão da Ucrânia. A medida afeta, ao nível de clubes, apenas o Spartak Moscovo, que terá de receber o Leipzig a 17 de março em campo neutro ainda por designar. Também as seleções russa e ucraniana terão de jogar em casa emprestada o play-off de acesso ao Mundial 2022. Por último, a final da Champions desta época, prevista para São Petersburgo, irá realizar-se no Stade de France, em Saint-Denis (arredores de Paris).
PORMENORES
FC Porto joga mais cedo
O FC Porto joga a 1ª mão dos ‘oitavos’ numa quarta-feira (9 de março) no Dragão. Como o Sp. Braga recebe em casa o Mónaco na quinta, face à proximidade geográfica, a UEFA antecipou o jogo dos portistas um dia.
Jornadas da Liga
Agora que é conhecido o calendário de FC Porto e Sp. Braga, a Liga de Clubes deverá anunciar em breve as datas dos jogos da 26ª e 27ª jornadas.
Ranking de países
Portugal (6º) pode aproveitar os ‘oitavos’ para reduzir a diferença para França (5º) no ranking de países da UEFA. Os gauleses contam com os seus seis representantes, quando o nosso país já só tem quatro.
Lyon: Fragilidades a defender
O Lyon está nos oitavos de final da Liga Europa depois de uma prestação que roçou a perfeição na fase de grupos: cinco vitórias e um empate em seis jogos. Com 16 golos marcados, os franceses tiveram o ataque mais goleador.
É precisamente do meio-campo para a frente que reside o ponto forte da equipa treinada por Peter Bosz. Sob a batuta de Lucas Paquetá, a equipa conta ainda no último terço com os talentosos Ndombélé, Dembélé e Toko-Ekambi.
O problema está na retaguarda. O internacional português Anthony Lopes vai disfarçando na baliza as fragilidades defensivas dos gauleses, mas não ao ponto de evitar que o Lyon tenha uma das piores defesas da primeira metade da tabela da Liga francesa.
Essa é a principal razão para o desempenho aquém do esperado no campeonato. Com um plantel milionário, o clube está longe de se aproximar dos tempos áureos do início do século, quando foi heptacampeão.
Mónaco: Investimento sem retorno
Avaliado em 352,2 milhões de euros, o plantel do Mónaco vale praticamente três vezes e meia mais do que o do Sp. Braga (103,8 milhões de euros). Contudo, o investimento milionário não teve qualquer retorno desportivo nas últimas quatro épocas e meia. O último troféu conquistado pela equipa do principado foi em 2016/17, quando Leonardo Jardim venceu a Liga francesa.
O magnata russo Dmitry Rybolovlev tem dado mais que falar pelos negócios suspeitos à volta do futebol - muitas vezes com Jorge Mendes envolvido, em transações inclusive investigadas pelas autoridades portuguesas - do que pelo rendimento da equipa no relvado.
Nos últimos anos, o Mónaco tornou-se mais vendedor do que comprador, mas ainda conta com jogadores talentosos, como o internacional francês Ben Yedder ou o alemão Volland. Basta referir que, recentemente, o português Gelson Martins até perdeu o lugar na equipa titular.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.