Novo sistema foi abaixo. Golo sofrido deixou portistas à nora em relvado maltratado.
1 / 4
Está tudo bem, não estava? Nem três dias durou a liderança do FC Porto na Liga após um escorregão - literal e metafórico - na visita ao Marítimo. O novo sistema falhou ao segundo teste num empate com dois golos às três tabelas - o dos portistas já perto do apito final de Jorge Sousa.
Em equipa que ganha não se mexe, pensou Conceição, querendo aproveitar o lanço que levou o FC Porto ao topo. Só que o 4x3x3 que esmagou o Famalicão foi engolido no Caldeirão.
O Marítimo anulou as movimentações de Otávio e foi mais agressivo no jogo interior. Lucrou logo aos 11’. Num canto, Danilo tenta o corte e faz uma assistência indesejada. Pior, pretendendo remendar o erro, ainda desvia o remate de Bambock... para golo. 1-0.
Em vantagem, o Marítimo deliciou-se a jogar em bloco baixo, vendo os dragões escorregarem num péssimo relvado e baterem sem furarem. No melhor lance antes do descanso, Amir evitou o empate a Díaz, aos 19’. Os azuis-e-brancos iam para os balneários com uma missão difícil - o FC Porto nunca dera a volta nos Barreiros a uma desvantagem no intervalo.
Conceição demorou mais 15 minutos a mexer. E sem sucesso. Só aos 84’, num canto do ‘reforço’ Telles, Soares cabeceia contra Pepe e a bola entra, apesar do esforço de Grolli. Aí sim, e só aí, aperto final dos dragões. Inglório. Empate às três tabelas. Liderança perdida na ilha.
ANÁLISE
Manta cobriu o meio-campo
Nuno Manta Santos estudou o novo sistema portista e ‘perseguiu’ Otávio, anulando a criação no meio-campo, sempre preenchido com agressividade e levando o FC Porto para as alas em que os laterais não tinham mestria para centros perigosos.
Sistema não funcionou
A bola de Pepe, aos 20’, diretamente para canto, e a desorientação do até agora exemplar Marchesín foram exemplos de equipa à deriva. Sérgio demorou a mexer no sistema que falhou o 2º teste. Ainda reclamou com o árbitro no final e viu o amarelo.
Erros técnicos e disciplinares
No 1-1, parece ser Amir a promover o contacto com Pepe - a bola entra mesmo e o golo é regular. Mas Jorge Sousa errou muitas decisões e perdoou cartões - principalmente em faltas sobre Otávio, sendo que também Otávio acabou por arriscar algo mais.
"Dar mérito aos jogadores"
"Há que dar mérito aos jogadores, que foram competentes e solidários", defendeu Nuno Manta Santos. Fizemos um golo de bola parada e a equipa uniu-se e foi disciplinada", disse o treinador do Marítimo.
Técnico repete onze titular
Sérgio Conceição repetiu esta quarta-feira, no terreno do Marítimo, o onze titular que tinha utilizado na vitória (3-0) diante do Famalicão, no passado domingo, referente à oitava jornada do campeonato.
"Estou a cagar para insultos nas redes"
"Sei que para as redes sociais isto [o empate no jogo desta quarta-feira] é fantástico, que me vão insultar. Estou a marimbar-me para isso. Estou com vontade de dizer isto: estou a cagar para isso. Estou com o foco na minha equipa e a lutar para ser campeão este ano outra vez", disse esta quarta-feira Sérgio Conceição na conferência de imprensa após o jogo com o Marítimo.
Antes, na flash interview, o treinador do FC Porto teceu mais críticas: "Como é possível fazer um jogo da Liga neste relvado, no qual houve um jogo 48 horas antes? É inexplicável. Isto não foi um jogo, foi mais uma luta. O árbitro foi conivente, tivemos mais amarelos, há seis faltas seguidas do adversário e não vê um amarelo. Querem ser mais papistas do que o papa."
Corona
Errou? Sim, como todos. Mas foi dos que mais lutou e tentou empurrar a equipa para a frente, quer a extremo, quer a lateral. Deu também chances de golo em cantos e cruzamentos.
Corona a empurrar e tanto a emperrar
o Marchesín – Irreconhecível. Nada podia fazer no golo, mas complicou numa defesa aos 74’, nos passes que errou e nos tempos de saída falhados.
o Mbemba – Perto de marcar aos 6’, foi sol de pouca dura. Correa foi dor de cabeça. Viu um amarelo e saiu aos 63’.
o Pepe – Fica na retina um passe disparatado pela linha final a dar canto. Melhorou a concentração e acabou por ser herói quase acidental.
o Marcano – Importante em certas dobras aos laterais, ia fazendo asneira num escorregão aos 69’, mas sofreu falta.
o Manafá – Irregular. Tentou esticar o jogo, só que tomou más decisões quando lhe ‘faltava’ o pé para cruzamento.
o Danilo – Mal na foto do 1-0, com muito azar pelo meio. Tenta afastar a bola por duas vezes e a mesma acaba na baliza. Quase marcou no fim.
o Uribe – Engolido pelo jogo interior madeirense. Cabeceamento fraco em cima do intervalo. Primeiro a sair.
o Otávio – Muito marcado, fartou-se de sofrer faltas. Não conseguiu jogar e enervou-se até arriscar a expulsão.
o Luis Díaz – Começou cheio de gás, numa boa primeira parte em que quase marcou. Desapareceu após o intervalo.
o Soares – Longe do jogo na primeira parte, acaba por ser decisivo no empate. A seguir... falhou o golo da vitória.
o Zé Luís – Nada acrescentou.
o Nakajima – Muitas perdas de bola e um centro perigoso.
o Alex Telles – Canto do golo. Entrada muito tardia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.