page view

FC Porto na rota milionária após vitória na Rússia frente ao Krasnodar

Sérgio Oliveira resolveu a partida na segunda-parte com um golaço.

08 de agosto de 2019 às 01:37

Um golão de livre direto de Sérgio Oliveira permitiu ontem ao FC Porto ganhar (1-0) na Rússia ao Krasnodar, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Champions, e continuar assim na rota dos mais de 40 milhões que vai receber se chegar à fase de grupos.

O triunfo portista ajusta-se ao que se passou em campo, num encontro marcado pelo mau futebol, embora durante os noventa minutos os jogadores nunca tenham parado para descansar.

O Krasnodar tem uma equipa simpática, mas mostrou demasiado respeito pelo FC Porto e só não perdeu por mais porque Marega e Soares estiveram francamente desinspirados. Porém, também é verdade que, em termos ofensivos, os azuis-e-brancos roçaram a nulidade. Valeu à equipa o soberbo golo de Sérgio Oliveira e, ainda, uma enorme intervenção de Marchesín a parar um remate de Cabella que tinha tudo para só parar no fundo das redes.

O jogo começou com muita luta, muita correria, inúmeros passes falhados e pouca objetividade ofensiva. Dominou mais o FC Porto, perante um adversário com medo e encolhido no seu meio-campo, sobretudo até aos 35 minutos. Nesse período, os dragões foram donos e senhores da partida, mas apenas conseguiram criar uma grande oportunidade: no minuto 13, Sérgio Oliveira isolou Marega, que rematou torto. Um desperdício. Dez minutos depois, uma ‘meia oportunidade’: Marega voltou a aparecer solto na área, descaído na direita; centrou para o meio da área, onde surgiu Soares a rematar contra os defesas adversários. A partir dos 35 minutos, o Krasnodar soltou-se. Tomou conta do jogo sem ser capaz de importunar Marchesín, que não fez uma única defesa digna desse nome.

O 2ª tempo foi mais mexido e mais repartido. Ora mandava o FC Porto, ora mandava o Krasnodar. No entanto, a bola continuou a ser maltratada, essencialmente quando chegava às imediações de qualquer área. Aí tudo se complicava. Os ‘tiros’ não surgiam e quando apareciam saíam por cima, ao lado ou à figura dos guarda-redes.

As exceções foram um remate, na área, de Cabella - o primeiro dos russos (80’) - que Marchesín desviou para canto com uma extraordinária defesa; e o golo do FC Porto (89’): Zé Luís ganhou uma falta em posição frontal e perto da área; Sérgio Oliveira chutou, de pé direito, em arco, sem hipóteses para Safonov, que nem se mexeu.

ANÁLISE

Marchesín e Sérgio Oliveira

O novo guarda-redes do FC Porto precisou de pouco mais de 90 minutos para mostrar uma enorme qualidade. Tanto a jogar com os pés como entre os postes - grande defesa aos 80’. O médio brilhou num fantástico livre direto no golo do FC Porto.

Krasnodar e Marega

O Krasnodar tem uma equipa formada por jogadores que correm muito. E pouco mais. Já o avançado internacional maliano continua sem evidenciar melhorias na finalização. Foi assim com o Liverpool na época passada e ontem na Rússia.

Bom trabalho

O alemão Tobias Stieler acertou praticamente em todas as faltas que assinalou e nos amarelos que mostrou. Os russos queixam-se de uma bola na mão de Marcano. O centro foi de muito perto e foi bola na mão e não mão na bola. Não foi penálti.

"Podíamos ter feito mais golos"

"Não ganhámos nada. Agora vamos pensar no próximo jogo", disse, justificando depois a titularidade de Marchesín: "Deu-me todas as garantias, porque vinha também de um campeonato que já tinha começado. É muito experiente, tranquilo, com a qualidade que eu conhecia."

"Vitória difícil e importante"

Marchesín e Sérgio Oliveira brilham

Marchesín –

Marchesín e Sérgio Oliveira brilham

Marchesín – Não fez uma única defesa na 1ª parte. Após o intervalo brilhou numa monumental defesa a um remate de Cabella. Bom jogo com os pés.

Manafá – Razoável a defender. Pouco acutilante no ataque.

Pepe – Limpou tudo o que lhe apareceu pela frente. Teve alguns problemas com Ari, que resolveu com faltas e muita atenção na marcação.

Marcano – Sem complicar sempre que lhe cheirava a perigo.

Alex Telles – Subiu muito e fez alguns centros que afligiram os russos. Duas grandes correrias na parte final, sem criar estragos.

Danilo – Boa presença física a dominar no meio-campo.

Sérgio Oliveira - Marcou um espetacular golo na marcação de um livre direto: remate em arco que deixou Safonov pregado ao relvado. E ainda um grande passe para Marega desperdiçar.

Romário Baró – Muito verde. Perdeu várias bolas e despiques individuais.

Corona – Desaparecido em combate no 1º tempo. Melhorou, pouco, na 2ª parte.

Marega – Correu e lutou muito. Teve uma grande oportunidade num bom passe de Sérgio Oliveira, que finalizou com um remate ao lado.

Soares – Teve bolas na área, mas os remates saíram contra adversários.

Luis Díaz – Mostrou bom toque de bola. Falhou poucos passes. Uma bicicleta na área que saiu a lado.

Zé Luís – Ganhou a falta do golo de Sérgio Oliveira.

Otávio – Dez minutos a lutar no meio-campo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8