Minhotos reagiram, mas 2-2 foi anulado pelo VAR. Sérgio Conceição explodiu com Zaidu e... Luís Gonçalves.
Foi por 21 centímetros que o FC Porto conseguiu escapar a um tombo na segunda jornada, em Famalicão. A equipa da casa empatou na reta final, mas o golo seria anulado por fora de jogo - só que Sérgio Conceição já não foi a tempo de anular a reação, em fúria, contra Luís Gonçalves, após o erro de Zaidu no início da jogada.
E essa fratura exposta acaba por marcar um encontro que parecia completamente controlado pelos dragões. Muito por culpa de um ex-famalicense. Toni Martínez voltou a ser decisivo, com dois golos - a contar com a temporada passada, são cinco jornadas sempre a faturar do avançado espanhol.
Tudo começou aos 13 minutos. Mehdi Taremi recuperou a bola ainda no meio-campo e fez um passe digno de um número 10, a isolar Toni - o jovem de 24 anos ultrapassou o guarda-redes adversário e atirou a contar, apesar de um último esforço de Riccieli junto à linha de golo.
Excelente entrada em campo dos homens de Conceição, que desta vez escolheu Manafá para a malfadada lateral esquerda - e já lá voltaremos - e Uribe no lugar de Sérgio Oliveira no miolo. E foi pelo miolo que se construiu o segundo tento, já perto do intervalo. Bruno Costa encontra Otávio entre linhas e o médio brasileiro é rápido a respeitar outro movimento similar de Toni Martínez - remate de primeira do espanhol para um bis que parecia estender a passadeira para a tranquilidade.
Pura ilusão. Aos 56’, e após um canto que surge de uma desatenção portista, Diogo Figueiras cruza tenso para a área e Riccieli ganha entre Pepe e Mbemba, cabeceando para um 2-1 que lançou a dúvida no resultado.
E lançou dúvidas na estratégia de Sérgio Conceição. Voltou a retirar Manafá e a optar por Zaidu no lado esquerdo, entrando também Francisco Conceição. O FC Porto deu então a ideia de estar mais preocupado em esconder a bola e deixar o tempo correr - há apenas um remate de Taremi aos 79 minutos.
Em cima do apito final, Zaidu perde a bola num péssimo passe e, no contra-ataque, o Famalicão marca por Bruno Rodrigues. Conceição, visivelmente furioso, apontou o dedo a Luís Gonçalves, administrador da SAD e homem-forte do futebol - zangaram-se as comadres antes das ‘vardades’. O VAR anulou o golo, mas não a cólera do técnico dos dragões: é urgente um lateral-esquerdo.
Dragão ‘abafa’ conflito
Depois de o Famalicão fazer o 2-2, golo que seria anulado por fora de jogo, Sérgio Conceição confrontou Luís Gonçalves, administrador da SAD que também é diretor desportivo, com ar furioso e de dedo em riste. Após o jogo, o CM e a CMTV quiseram ouvir a explicação do técnico para o conflito. Mas a pergunta, enviada para o jornalista responsável pelas questões da imprensa, não foi feita. O que Conceição deixou claro foi a sua insatisfação com Zaidu e os "erros individuais infantis que não se podem fazer a este nível".
Análise ao jogo
Positivo: Toni com Fama de matador
Martínez segue a marcar, desta vez por duas vezes, frente à antiga equipa. Pediu até desculpa e não festejou, mas tinha razões para isso - desde a temporada passada, são já cinco jornadas sempre a faturar. Está a ganhar fama de ‘Tonigol’.
Negativo: Lateral é fratura exposta
Sérgio Conceição já o tinha deixado implícito e este domingo foi até demasiado explícito. Depois de optar por Manafá, colocou Zaidu, que abriu caminho ao 2-2 depois anulado. O dedo em riste para Luís Gonçalves expôs a fratura: quer um lateral e rápido.
Arbitragem: Queixas de um penálti
Não é um lance de fácil análise. Diogo Costa sai da baliza e choca com um avançado famalicense, que parece pouco inocente ao colocar-se naquele espaço à saída do guardião. O certo é que o contacto existe. VAR corrigiu 2-2 em fora de jogo.
Análise aos jogadores
Toni Martínez - Depois de dois remates fracassados, afinou a mira e bisou. Saiu desgastado depois de 71 minutos de muito trabalho. Está em grande momento. Alguém se lembra de Marega?
Diogo Costa – Pouco trabalho numa tarde de muito calor. Sem hipóteses no 1-2.
João Mário – Não desceu tanto pelo seu flanco como no primeiro jogo. Ainda assim, exibição competente.
Mbemba – Ficou nas covas no cabeceamento vitorioso de Riccieli.
Pepe – Quase sempre no sítio certo. Na única falha de posicionamento, o Famalicão marcou.
Manafá – Estreia a titular esta época com pouco brilho e desacerto. Um passe de risco que podia ter comprometido.
Uribe – Enorme disponibilidade física. Tentou marcar de meia distância.
Bruno Costa – Ganhou o lugar a Sérgio Oliveira. Deu início ao lance do 2-0.
Otávio – Sempre no seu estilo brigão. Uma assistência perfeita para o bis de Toni Martínez.
Luis Díaz – Pouco em jogo.
Taremi – Não marcou, mas foi decisivo no plano das assistências. Passe perfeito para o primeiro do FC Porto. Boa chance no segundo tempo.
Francisco Conceição – Veio agitar, mas ainda assim com pouca objetividade.
Zaidu – Passe displicente que podia ter custado caro.
Sérgio Oliveira – Um remate e pouco mais.
Evanilson – Sem tempo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.