page view

Histórico: Cabo Verde apura-se pela primeira vez para o Mundial de futebol ao vencer Eswatini

Cabo Verde é também um dos países com menor população a chegar ao maior torneio de futebol do mundo.

13 de outubro de 2025 às 19:00

A seleção de Cabo Verde venceu Eswatini por 3-0, esta segunda-feira, fazendo história ao apurar-se pela primeira vez para o Mundial de Futebol, o maior torneio do mundo da modalidade.

Dailon Livramento, aos 48 minutos, Willy Semedo, aos 54, e Stopira, aos 90+1, marcaram os golos da vitória dos 'tubarões azuis', que asseguraram o primeiro lugar do agrupamento, com 23 pontos, mais quatro do que Camarões, segundos classificados, que, esta segunda-feira, empataram 0-0 na receção a Angola.

No Estádio Nacional, na Praia, Dailon Livramento, aos 48 minutos, Willy Semedo, aos 54, e Stopira, aos 90+1, fabricaram o resultado para a equipa de Bubista, assegurando o primeiro lugar do grupo D, com 23 pontos, mais quatro do que Camarões, segundos posicionados, que, esta segunda-feira, empataram 0-0 na receção a Angola.

Os 'tubarões azuis' chegaram à 10.ª à derradeira ronda como líderes da 'poule' e pela frente tiveram uma seleção já sem chances de qualificação, que pouco quis jogar, preferindo defender em bloco baixo e parar o encontro várias vezes, nomeadamente através do guarda-redes Shabalala.

Os primeiros 45 minutos acabaram por não ter grandes motivos de interesse, com a grande ocasião a pertencer aos cabo-verdianos, pelos pés do avançado do Casa Pia Dailon Livramento, que recebeu uma bola vinda de trás, mas, bem enquadrado, acabou por rematar ao lado da baliza.

Se a primeira parte foi escassa em oportunidades, a segunda começou logo com o golo inaugural dos anfitriões, quando decorria o minuto 48, por intermédio de Dailon Livramento, que se redimiu do falhanço no primeiro tempo, beneficiando, desta vez, do ressalto na defensiva do Essuatíni para empurrar a bola à 'boca da baliza'.

Pouco depois, surgiu o 2-0, que, praticamente, 'selou' a qualificação para a 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol, que se realiza de 11 de junho a 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Um cruzamento do lado direito do ataque para o segundo poste foi recebido por Diney Borges, que, de cabeça, serviu de 'bandeja' Willy Semedo para o segundo dos 'tubarões azuis'.

No período de descontos, e com a defensiva adversária muito mal posicionada, o jogador do Torreense Stopira, lançado na reta final, apareceu para anotar o terceiro de Cabo Verde, face às dificuldades dos visitantes em aliviar a bola da zona perigosa.

Na 23.ª edição do Mundial de futebol, a disputar entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, Cabo Verde pode tornar-se o mais pequeno país a disputar uma fase final, destronando Trindade e Tobago, e o segundo menos populoso, apenas atrás da Islândia.

A seleção cabo-verdiana é a 19.ª seleção a assegurar a qualificação para o Mundial2026, juntando-se aos anfitriões Estados Unidos, Canadá e México.

Cabo Verde é o terceiro estreante a assegurar uma vaga entre as 48 seleções presentes no Mundial2026, juntamente com Jordânia e Uzbequistão, tornando-se na sexta nação africana apurada, depois de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana.

Além de fazer história pela presença inédita, Cabo Verde é um dos países com menor população a chegar a um Mundial. O recorde continua a pertencer à Islândia, com 400 mil habitantes, que em 2018 alcançou a fase final na Rússia. Mas agora segue-se o arquipélago cujas ilhas abarcam 524 mil habitantes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8