FC Porto conseguiu chegar à vitória já nos descontos pelo espanhol que tinha entrado há pouco.
Foi nos descontos que o FC Porto conseguiu este sábado um difícil triunfo em casa, frente ao Santa Clara. Toni Martínez foi o herói do encontro com um golo que dá motivação extra para o importante jogo de quarta-feira com o Chelsea, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.
Sérgio Conceição optou por mexer no onze habitual a pensar no embate com o ingleses, mas também pela carga que alguns jogadores tiveram nas seleções. Corona foi um dos que começou no banco de suplentes. A ausência do mexicano foi a mais notada na fraca primeira portista no Dragão. De um lado a apatia e pouca objetividade do FC Porto, contra a boa organização defensiva e atrevimento atacante dos açorianos.
A equipa de Sérgio Conceição foi quase sempre mais dominante, mas isso pouco ou nada se traduziu em lances de perigo para a baliza de Marco. Apenas um remate enquadrado com a baliza foi o cartão de visita azul-e-branco diante do Santa Clara que até marcou (golo anulado por fora de jogo) e que teve nas bolas aéreas ofensivas o seu grande trunfo para enervar Marchesín e a defesa portistas.
O jogo acabou por ir para o intervalo com o nulo justo.
Não mudou logo a abrir, Sérgio Conceição, e também não foi preciso. Um penálti sobre Taremi, aos 49’, permitiu a Sérgio Oliveira colocar o FC Porto em vantagem.
A resposta foi imediata do Santa Clara, também num castigo máximo chegou ao empate. O jogo estava repartido, mas com sinal mais do FC Porto. Neste período Taremi perdeu um golo fácil quando estava sem oposição.
Depois, Corona e Fábio Viera foram chamados ao jogo. O mexicano foi colocado a fazer todo o corredor direito e os dragões não ganharam muito com isso logo de imediato. Já a entrada do internacional sub-21 ajudou a equipa e pressionar ainda mais o Santa Clara que foi sempre se defendendo com qualidade. Conceição voltou a refrescar o ataque e no último suspiro, as mudanças acabaram por surtir. Corona, agora na esquerda, teve um cruzamento perfeito para a cabeçada imparável de Toni Martínez que tinha entrado há pouco.
Com esta vitória o FC Porto reduz para sete os pontos para o líder Sporting, que só joga amanhã, com o Moreirense. Agora, baterias apontadas para Champions, onde o Dragão quer continuar a brilhar.
Análise ao jogo
Positivo: Futebol positivo
O Santa Clara está numa posição tranquila na Liga e isso vê-se em campo. Se o jogo terminasse empatado não seria um escândalo. A equipa de Daniel Ramos joga um futebol positivo, sem chutão para a frente e sempre com os olhos na baliza adversária.
Negativo: Marega e Taremi
O maliano Marega está claramente com falta de confiança. Não marca há um mês (Taça de Portugal), mas para a Liga não faz a festa há quase três meses. Taremi arrancou o penálti do 1-0, mas perdeu chances flagrantes. Valeu Toni Martínez.
Arbitragem: Penálti de Marchesín
Bem ao anular o golo do Santa Clara por fora de jogo. A abrir o 2º tempo, bem ao assinalar penálti de Marco sobre Taremi. Já no penálti açoriano, Diogo Leite fez falta, mas antes, Marchesín também. Dúvidas numa mão na área do Santa Clara de Nené.
Análise aos jogadores
Toni Martínez - Foi o jogador que conseguiu resolver um problema que poderia ter custado dois pontos. Decidiu o jogo com um fantástico cabeceamento, o segundo golo ao serviço dos dragões.
Marchesín – Algumas falhas nada normais para o estatuto e a categoria que tem. Sem hipótese no penálti.
Nanu – Pouco interventivo, foi o primeiro a sair.
Pepe – Revelou alguma falta de ritmo, mas foi o habitual líder, com uma falha aqui e ali.
Diogo Leite – Alguns bons cortes. Cometeu o penálti.
Manafá – Adaptado à esquerda não deu ao flanco a profundidade desejada.
Uribe – Muito trabalho no meio-campo mas pouco ousado na parte atacante.
Sérgio Oliveira – Marcou o penálti da ordem e foi dos mais inconformados com o desenrolar da partida.
Otávio – Isolou Taremi na jogada do penálti mas também foi contaminado com a falta de inspiração coletiva.
Luis Díaz – Sem os rasgos que o evidenciam. Jogo fraco.
Marega – Mais um jogo mal conseguido. Algumas arrancadas infrutíferas.
Taremi – Sofreu falta para penálti e falhou no momento de colocar a bola na baliza.
Corona – Arma secreta de Conceição, fez o centro para o golo da vitória.
Fábio Vieira – Entrou para dar qualidade ao último passe.
Francisco Conceição – Agitador de jogo.
Evanilson – Entrou na fase de desespero para ajudar.
Ex-leão matheus trama o chelsea
Matheus Pereira, ex-jogador do Sporting, teve uma tarde para mais tarde recordar na goleada (5-2) do WBA no terreno do Chelsea, adversário do FC Porto nos quartos de final da Champions (1ª mão na próxima quarta-feira, em Sevilha, com os dragões como anfitriões).
O extremo, de 24 anos, marcou dois golos e fez duas assistências naquela que foi a primeira derrota do Chelsea desde a chegada do técnico Thomas Tuchel, no final de janeiro. O técnico, após o encontro, disse que quer "sacudir o momento na partida com o FC Porto".
Os blues até começaram melhor com um golo de Pulisic (27’). Mas perto do intervalo o luso-brasileiro Matheus Pereira bisou. Na 2ª parte, Robinson (63’ e 90’) e Diagne (68’) dilataram a vantagem do WBA frente ao Chelsea, que ainda reduziu por Mount (71’).
Novo alerta devido à covid
Vítor Baía e Luís Gonçalves juntaram-se a Fernando Gomes nos elementos da administração da SAD do FC Porto infetados com Covid. Pinto da Costa, segundo o ‘Record’, já foi vacinado. O caso positivo de Luís Gonçalves causou maior apreensão, uma vez que tem um contacto mais próximo com o plantel (é o habitual delegado nos jogos). Os azuis-e-brancos redobraram os cuidados junto dos jogadores, de forma a evitar um novo surto que afete a ponta final da temporada.
"Empate seria mais justo"
"Se o jogo acabasse empatado não era escândalo nenhum, até acho que seria mais justo", admitiu Sérgio Conceição, que se queixou dos jogos das seleções.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.