page view

MP acusa PSP de agredir adepto

Caso ocorreu na época passada.

11 de abril de 2016 às 20:34

Amigos e vizinhos reforçam bondade de PSP agressor

O Ministério Público acusou formalmente o subcomissário da Polícia de Segurança Pública, Filipe Silva, de agredir um adepto nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O caso ocorreu a 17 de maio do ano passado, no final da partida entre os vimaranenses e os encarnados, que nessa partida sagraram-se bicampeões nacionais.

A acusação responsabiliza o agente da PSP de dois crimes de ofensa à integridade física qualificada, dois crimes de falsificação de documento e dois crimes de denegação de justiça e prevaricação.

"Os factos remontam ao dia 17.05.2015, pelas 20h30, sucedendo logo após o final do jogo entre o Vitória Sport Club e o Sport Lisboa e Benfica, nas imediações da porta 16, do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O Ministério Público considerou indiciado que o arguido, comandando o policiamento ao setor do estádio onde estavam colocados os adeptos do Sport Lisboa e Benfica, desferiu bastonadas num cidadão, mais o atingindo com um joelho nas costas, e, a um outro, desferiu dois socos no rosto, utilizando de forma excessiva, em qualquer dos casos, os meios coercivos de que dispunha no âmbito dos poderes funcionais que lhe foram legalmente conferidos para o exercício da função policial", pode ler-se no site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Vídeo de agressões é o mais visto de sempre online na CMTV

"Mais considerou indiciado o Ministério Público, entre o mais, que posteriormente a estes factos o arguido elaborou auto de notícia e relatório de uso de meios coercivos de baixa potencialidade letal, fazendo constar de tais elementos factos que não correspondiam à verdade, assim pretendendo justificar a conduta em que incorrera", acrescenta a acusação.

 

Depois da partida, em que o Benfica festejou o seu 34.º título de campeão nacional, imagens da CMTV captaram o momento em que o subcomissário da PSP agridiu um adepto dos encarnados, que estava na companhia do seu filho. Nas imagens pode ver-se um agente da polícia a interpelar um homem equipado com as cores do Benfica, acompanhado por uma criança, outro jovem e o pai do adepto agredido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8