page view

"Paulo Paraty era um guerreiro"

Pedro Proença lamenta morte do antigo árbitro.

04 de maio de 2016 às 18:14

O Presidente da Liga de Clubes de Futebol Profissional, Pedro Proença, lamentou a morte do "amigo" Paulo Paraty, que morreu esta quarta-feira aos 53 anos, vítima de doença prolongada.

"Era um homem íntegro, de valores e princípios, que nunca desistiu perante a adversidade e sempre se bateu pelo que acreditava", recordou Proença, numa nota publicada no site da Liga.

 

O funeral do antigo juiz decorre amanhã, quinta-feira, às 15h30, no cemitério de Agramonte. O corpo do malogrado ex-árbitro estará em câmara ardente na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Porto.Paraty, 53 anos, dirigiu vários jogos internacionais, tendo sido internacional entre 1996 e 2007. 

APAF destaca participação "muito ativa" de Paulo Paraty

Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) recebeu com "grande pesar" a notícia do falecimento de Paulo Paraty e destacou a participação "muito ativa" que o ex-árbitro internacional tinha organismo.

"É com grande pesar que a direção da APAF acaba de ter conhecimento do falecimento do antigo árbitro internacional Joaquim Paulo Paraty. Paulo Paraty teve sempre uma participação muito ativa na nossa Associação, não só como dirigente mas como sócio. À família e amigos, a APAF endereça as mais sentidas condolências", lê-se no site oficial do organismo.

FPF diz que a 'arbitragem perdeu um grandes representantes"

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considerou que, com o falecimento de Paulo Paraty, "a arbitragem nacional perdeu um dos seus grandes representantes" e lembrou que o ex-juiz foi nomeado Sócio de Mérito do organismo em 2015.

"A arbitragem nacional perdeu, esta quarta-feira, um dos seus grandes representantes: Paulo Paraty. O antigo árbitro internacional, de 53 anos, lutava contra uma doença oncológica diagnosticada em 2014. Paulo Paraty dirigiu 218 jogos da Liga portuguesa e recebeu as insígnias de árbitro internacional", lembrou a FPF.

"À família enlutada e aos amigos de Paulo Paraty, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol endereça as mais sentidas condolências", lê-se no site do organismo que rege o futebol nacional.

Vítor Pereira expressa "enorme tristeza"

O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira, expressou a sua "enorme tristeza" pelo falecimento do antigo árbitro Paulo Paraty, com quem fez "um percurso coincidente".

Vítor Pereira fala de um desfecho "esperado há algum tempo" devido à doença de que padecia e da "enorme tristeza" que sente pela partida de um colega com quem teve "um percurso coincidente" e com quem "fez equipa" em Portugal e no estrangeiro.

"Fizemos jogos juntos em Portugal e no estrangeiro, fomos colegas de muitas atividades e lutas, dirigentes da APAF [Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol], homólogos -- ele foi dirigente do núcleo Francisco Guerra, eu do núcleo Américo Barradas", lembrou Vítor Pereira, para quem Paulo Paraty "foi árbitro até ao fim" e uma pessoa que "sempre respeitou e amou o futebol e a arbitragem".

O presidente do CA recordou ainda que o árbitro portuense continuava a comentar a arbitragem até há bem pouco tempo, apesar das dificuldades, e elogiou a sua "conduta exemplar enquanto ser humano e chefe de família" e endereçou aos pais, irmãos, companheira e filhos "as mais sentidas condolências".

Governo enaltece contributo Paraty para "elevar qualidade da arbitragem"

O governo lamentou a morte do antigo árbitro Paulo Paraty, enaltecendo o seu contributo para "elevar a qualidade" da arbitragem nacional.

"O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, lamentam a morte de Paulo Paraty, antigo árbitro internacional português. Engenheiro eletrónico de formação, foi como árbitro que este portuense se destacou além-fronteiras, sendo reconhecido hoje como 'uma velha glória da arbitragem´", pode ler-se em comunicado.

Lembrando que Paulo Paraty ostentou as insígnias da FIFA entre 1996 e 2007 e apitou centenas de jogos na I Liga portuguesa, o executivo elogiou os méritos do antigo árbitro que "elevaram ainda mais a qualidade da arbitragem nacional".

Sporting lamenta morte de "uma referência da arbitragem portuguesa"

O Sporting lamentou, em comunicado, a morte de Paulo Paraty, vítima de doença prolongada, considerando que partiu "uma referência da arbitragem portuguesa".

"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Paulo Paraty, uma referência da arbitragem portuguesa", lê-se numa nota no site dos 'leões'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8