page view

Personalidades do mundo do futebol reagem à morte de Aurélio Pereira

'Mestre' Aurélio foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.

08 de abril de 2025 às 15:00

Aurélio Pereira morreu, esta terça-feira, aos 77 anos, mais uma vez e como sempre, longe da ribalta, mas com muitas estrelas, por si identificadas, a eternizarem o seu legado na formação do clube 'leonino'.

Antigo jogador dos 'leões', Aurélio Pereira tornou-se treinador no Futebol Benfica, antes de regressar ao Sporting, no qual criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação.

Ao longo da sua carreira, foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.

Várias foram as personalidades do mundo do futebol reagiram à morte de Aurélio Pereira.

Pedro Proença diz que morte de Aurélio Pereira é uma "perda irreparável" 

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, considerou esta terça uma "perda irreparável para o futebol português" a morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pela prospeção do Sporting.

"A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o futebol português. Para a história, além do legado enorme construído pelo homem que descobriu alguns dos melhores jogadores da nossa história, ficará uma pessoa amável, de fino trato e que defendia sempre o nosso talento", lê-se numa mensagem publicada na rede social Facebook.

Segundo Proença, o futebol português terá "uma enorme e eterna dívida de gratidão com o mestre Aurélio Pereira", garantindo que tudo fará para honrar o seu legado.

No sítio da FPF na Internet, são lembrados os 10 jogadores descobertos por Aurélio Pereira que ajudaram Portugal a conquistar o Euro2016 - William Carvalho, João Mário, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, José Fonte, João Moutinho, Adrien Silva, Cédric e Nani --, que "simbolizam a importância e o impacto que o Senhor Formação teve no futebol nacional".

"O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou as fronteiras do País - recebeu a Ordem de Mérito da UEFA - e do Desporto - foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa como Comendador da Ordem de Instrução Pública)", recorda a FPF, que o distinguiu na gala das Quinas de Ouro em 2023.

 Ricardo Quaresma: "Sem o Aurélio Pereira nada tinha acontecido"

O ex-futebolista internacional português Ricardo Quaresma despediu-se esta terça-feira de Aurélio Pereira, lembrando que sem o responsável da prospeção do Sporting "nada tinha acontecido".

"Sem o Aurélio Pereira nada tinha acontecido. Obrigado por tudo. Os meus sentimentos para a família", escreveu Ricardo Quaresma, que, à semelhança de Cristiano Ronaldo, Luís Figo e Paulo Futre, foi descoberto pelo antigo responsável 'leonino'.

Quaresma, que se iniciou no Domingos Sávio, chegou ao Sporting ainda criança e começou a jogar pelos 'leões' ainda nos infantis, efetuando todo o percurso na formação até chegar à equipa principal em 2001/02.

Paulo Futre "sem palavras" pela partida de quem o descobriu

O ex-futebolista Paulo Futre disse esta terça-feira estar "sem palavras" após saber da morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pela prospeção do Sporting, que o descobriu num parque do Montijo.

"Estou sem palavras. Os meus mais sinceros pêsames à família do grande homem que me descobriu num parque do Montijo e que tanto fez pelo futebol português e mundial. Até sempre, querido Aurélio", lê-se numa publicação de Futre na rede social X.

Lage destaca trabalho fantástico no Sporting e no país

O treinador do Benfica, Bruno Lage, destacou o "trabalho fantástico" de Aurélio Pereira, na prospeção de futebolistas no Sporting e a nível nacional.

"Queremos enviar os sentimentos à família. Aurélio Pereira fez um trabalho fantástico na prospeção, não só no Sporting, mas a nível nacional", afirmou Bruno Lage, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Tirsense, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Bruno Lage considerou Aurélio Pereira, antigo responsável pelo departamento de recrutamento dos 'leões', como "uma referência para o Sporting", comparando-o a Jaime Graça, um dos 'magriços' do Mundial1966, que vestiu as camisolas de Vitória de Setúbal e Benfica.

"O carinho que têm por Aurélio Pereira é o mesmo que tínhamos, e temos, por Jaime Graça. Foi uma grande perda para eles", afirmou, recordando o seu mentor, que morreu em 28 de fevereiro de 2012 e, em 1986, foi um dos adjuntos de José Torres na seleção portuguesa no Mundial1986.

Liga Portuguesa de futebol lamenta morte do "Senhor Formação"

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) lamentou esta terça-feira a morte de Aurélio Pereira, lembrando o reconhecimento justo que teve o antigo responsável pelo recrutamento e formação do Sporting.

"A LPFP expressa profundo lamento pela morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pelo Departamento de Recrutamento e Formação do Sporting", referiu o organismo, em nota publicada na sua página.

No mesmo comunicado, a LPFP lembra que o trabalho de Aurélio Pereira, "carinhosamente apelidado de Senhor Formação", teve justo reconhecimento com o grau de comendador, a ordem de mérito da UEFA e a medalha de mérito da Cidade de Lisboa.

Benfica lembra "referência inquestionável na formação"

"O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de Aurélio Pereira, figura importante do futebol português e referência inquestionável na formação de jovens talentos", lê-se numa nota publicada no sítio das 'águias' na Internet.

Apresentando "à família, amigos e ao Sporting Clube de Portugal as mais sinceras condolências", o Benfica presta "homenagem à memória de um homem que dedicou a vida ao desporto com paixão e integridade".

"Reconhecido por todos pela sua dedicação e visão, Aurélio Pereira desempenhou um papel relevante no desenvolvimento de várias gerações de atletas, contribuindo para o crescimento e prestígio do futebol nacional e das suas seleções", afirmou.

"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos", lê-se no sítio oficial do clube na Internet.

Marcelo Rebelo de Sousa elogia figura e legado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou esta terça-feira a figura e o legado de Aurélio Pereira, antigo responsável pelo departamento de recrutamento de futebol do Sporting, que faleceu aos 77 anos.

"Figura marcante no desporto nacional, o seu legado em prol da educação e do ensino, nomeadamente na formação desportiva, foi reconhecido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que o condecorou, em 2018, com as insígnias de Comendador da Ordem da Instrução Pública", recordou.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou o "senhor formação", como era carinhosamente tratado na sua ligação ao Sporting, no qual foi o responsável por "descobrir" alguns dos jogadores mais talentosos do futebol português como Paulo Futre, Luís Figo ou Cristiano Ronaldo, entre muitos outros".

O Presidente da República apresentou ainda as suas "sentidas condolências" a familiares e amigos, bem com ao Sporting, clube ao qual esteve ligado durante mais de 40 anos.

FC Porto lamenta morte de "figura incontornável"

O FC Porto lamentou esta terça-feira a morte de Aurélio Pereira, antigo responsável de formação do Sporting, considerando-o uma "figura incontornável" na descoberta de talentos que marcaram gerações futebolísticas em Portugal.

"O FC Porto envia sentidas condolências. Á família e amigos de Aurélio Pereira. Figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal", lê-se numa publicação nas redes sociais dos 'dragões', na qual não é feita qualquer menção ao Sporting.

FPF decreta um minuto de silêncio nos seus jogos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio nos jogos sob a sua tutela entre quarta-feira e domingo, em memória de Aurélio Pereira..

"A FPF decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados a partir desta quarta-feira até domingo", refere o organismo.

Entre os jogos de quarta-feira, está a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Tirsense e Benfica, agendado para o Estádio Cidade de Barcelos e com início às 20h45, bem como dois embates da Liga Revelação.

"Era uma referência do futebol português": Presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista

"Aurélio Pereira é uma referência não só para o Sporting, como para o futebol português. Honra lhe seja feita pelo enorme contributo que deu para que o nosso futebol atingisse patamares de elevada qualidade, com destaque para a conquista do Euro2016. Esta geração foi, aliás, batizada por 'Aurélios'", disse Joaquim Evangelista.

Numa nota publicada no sítio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Evangelista lembrou "uma das principais referências do 'scouting' do futebol português" e que, "graças à sua capacidade de observação e sensibilidade humana, foi possível detetar grandes talentos do nosso futebol, saltando à vista o nosso capitão Cristiano Ronaldo, entre outros jogadores como Luís Figo, Ricardo Quaresma, Nani, Rui Patrício, Simão Sabrosa, Paulo Futre ou Dani".

"Prova da sua enorme capacidade foi a distinção com a ordem de mérito pela UEFA, e a atribuição do seu nome a um dos campos da academia do Sporting Clube de Portugal, além de ter contribuído para seis das nossas sete Bolas de Ouro", considerou.

Braga destaca "longa carreira dedicada aos jovens jogadores"

O Sporting de Braga lamentou esta terça-feira a morte de Aurélio Pereira, destacando a "longa carreira dedicada aos jovens jogadores e à valorização do talento" do antigo responsável da formação de futebol do Sporting.

"O Sporting de Braga recebeu com pesar a notícia do falecimento de Aurélio Pereira, nome de grande relevo na história do futebol português e exemplo a reter por uma longa carreira dedicada aos jovens jogadores e à valorização do talento", pode ler-se numa nota no sítio oficial dos minhotos.

Evocando "com saudade" e prestando o "seu reconhecimento" a Aurélio Pereira, o clube bracarense frisa que, "apesar de adversário", une-o ao antigo responsável dos 'leões' "a profunda crença no impacto de uma formação de qualidade enquanto fator diferenciador do futebol nacional", recordando "a exímia mestria com que se entregou a esta causa ao longo de tantas e tantas décadas".

O Sporting de Braga envia "condolências a família e amigos, bem como ao seu clube de sempre, o Sporting Clube de Portugal, na certeza de que a sua partida representa uma perda para todo o futebol português".

Dia irreparável para o futebol português diz Carlos Queiroz

O treinador Carlos Queiroz lamentou esta terça-feira a morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pelo recrutamento no Sporting, considerando que este é "um dia irreparável para o futebol português".

"Hoje é um dia irreparável para o futebol português, um dia muito duro para os amigos e profissionais ligados ao jogo e, certamente, um dia muito amargurado, infelizmente, para a família. A quem dirijo, naturalmente, as minhas primeiras palavras sentidas e tristes pela perda de um grande homem e um grande senhor do futebol", escreveu Queiroz, na sua rede social Instagram.

O treinador, atualmente sem clube, lembra "um dos maiores argutos e astutos observadores de talentos que jamais" conheceu, "mas também um profissional honesto e leal", "daqueles homens raros no jogo, que não mentem ao futebol".

"A minha gratidão pela nossa longa amizade e companheirismo. A saudade, essa, será recordada, exaltando sempre a sua presença, o seu exemplo e sabedoria. Partilho publicamente o nosso segredo e código de valor de excelência inquestionável e inequívoca, quando falávamos de talentos: 'Este é um descarado'", afirmou.

Presidente do COP recorda legado "extraordinário"

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) destacou esta terça-feira o legado "único, coerente e extraordinário" de Aurélio Pereira, recordando as qualidades humanas do antigo responsável da formação de futebol do Sporting, que morreu esta terça-feira.

"Fazia-me muitas vezes lembrar aquele velho aforismo que nos aconselha a não apenas contemplar a bondade, mas também a tentar imitá-la. Era uma pessoa boa, amigo do seu amigo. Ainda na véspera do dia da minha eleição como presidente do COP, teve o cuidado de me enviar uma mensagem de boa sorte e, após a eleição, não deixou o dia acabar sem enviar outra 'altamente satisfeito' pelo resultado alcançado", contou.

Em declaração escrita enviada à agência Lusa, Fernando Gomes enalteceu o legado profissional "único, coerente e extraordinário" de Aurélio Pereira, ressalvando que este "não deixa de ser relativizado pelas suas próprias qualidades pessoais".

"O seu sucesso, numa profissão em que foi pioneiro, confundiu-se com o próprio sucesso dos jogadores que ajudou a recrutar e formar e com o sucesso do próprio Sporting, da seleção nacional e do futebol português", escreveu o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O antigo responsável pelo departamento de recrutamento do Sporting morreu esta terça-feira, anunciou o clube 'leonino'.

Antigo jogador dos 'leões', Aurélio Pereira tornou-se treinador no Futebol Benfica, antes de regressar ao Sporting, no qual criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação.

"Fez uma carreira ímpar, assente em grandes doses de discrição, gentileza, perspicácia, rigor, disciplina e audácia", enalteceu Fernando Gomes.

Ao longo da sua carreira, Aurélio Pereira foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.

"O facto de mais de 30 anos terem passado sem se ouvir uma crítica dos que acabaram por não singrar e tantos elogios dos que se consagraram será, talvez, o melhor testemunho do seu trabalho, também reconhecido pela UEFA quando, em 2016, sob proposta da FPF por mim presidida, lhe atribuiu a sua Ordem de Mérito", notou.

O presidente do COP lembrou ainda a homenagem feita a Aurélio Pereira no Estádio José Alvalade, em 2019, quando este recebeu uma camisola autografada por todos os jogadores da seleção.

"Talvez aí, mais do que em alguma outra ocasião da minha longa vida de dirigente desportivo, fui testemunha privilegiada de que quem acolhe um benefício com gratidão, apenas paga a primeira prestação da sua dívida. E tive a clara consciência de que Aurélio Pereira é e será sempre um dos principais credores do futebol e do desporto português", concluiu.

Ricardo Pereira (antigo guarda-redes da seleção portuguesa): "Um ser humano como poucos... Marcou e marcará a vida de muitos... Os meus sentimentos a toda a família e amigos".

Nani (ex-futebolista português): "Obrigado por tudo. Foste um grande amigo, um excelente ser humano, que me deu bons e importantes conselhos. Jamais esquecerei tudo o que aprendi contigo, amigo. Descansa em paz, Sr. Aurélio".

Jovane Cabral (futebolista do Estrela da Amadora): "Obrigado por acreditares em mim e pelo carinho que tínhamos um pelo outro. Vou sentir muitas saudades das nossas conversas".

João Palhinha (futebolista português): "O céu ganhou hoje mais uma estrela. Uma das pessoas que mais me marcou na minha carreira pela sua honestidade, conhecimento, respeito e acima de tudo o resto, amizade. Toda a sua experiência e palavra sábia ao jeito que o caracteriza foi sem dúvida alguma uma mais-valia para todos aqueles que se cruzaram com ele, felizmente tive esse enorme prazer. Hoje o futebol fica mais pobre com a sua despedida por tudo aquilo que ele representa e por infelizmente cada vez haver menos 'Sr. Aurélios'".

Paulo Sousa (ex-futebolista português): "Com grande pesar, quero expressar as minhas mais sinceras condolências pelo falecimento de Aurélio Pereira. Tive o privilégio de ver, de perto, o impacto incrível que teve no Sporting CP e no futebol português. O seu trabalho não se limitou ao clube, mas em elevar o nível do futebol português como um todo, tornando-o mais competitivo e respeitado no cenário internacional. Foi um verdadeiro mentor, não apenas para os jogadores, mas para todos os que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. O seu legado perdurará, e a sua sabedoria e paixão pelo jogo continuarão a inspirar gerações futuras".

Hermínio Loureiro (antigo presidente da Liga de clubes e ex-secretário de Estado do Desporto): "O futebol português está de luto com o falecimento do Sr. Aurélio Pereira. Li atentamente o seu livro que merece ser promovido junto das novas gerações. Hoje fala-se muito de scouting e muitos outros instrumentos para se descobrir talento. O Sr. Aurélio foi o melhor dos melhores, pois os olheiros de então faziam milagres. O futebol perde uma das maiores referências".

Dolores Aveiro (mãe de Cristiano Ronaldo): "Descanse em paz, será sempre eterno no meu coração, os meus sentimentos a toda a família e muita força".

Tiago Fernandes (ex-treinador do Sporting): "Os verdadeiros conhecedores de futebol estão a partir, o céu está repleto de gente boa, deram-me bons conselhos que são guardados e usados no dia a dia. O meu pai [Manuel Fernandes] irá recebê-lo com um grande abraço. 2 Sportinguistas únicos, que colocaram o clube sempre acima dos seus interesses pessoais".

Jorge Silas (ex-treinador do Sporting): "Hoje partiu uma das grandes referências do futebol português e em especial do Sporting. O senhor Aurélio Pereira foi um exemplo de pioneirismo na sua área, respeito, dedicação e paixão pelo jogo. Tive o privilégio de o ter como diretor nos meus tempos de jogador da formação e mais tarde, já como treinador da equipa principal. Teve o mesmo cuidado comigo enquanto treinador que teve enquanto eu era menino e jogador! Uma figura inigualável e inesquecível. Um verdadeiro senhor do futebol".

Futebol Benfica evoca "símbolo da formação em Portugal": O Futebol Benfica manifestou "profundo pesar" pela morte de Aurélio Pereira, que considerou "figura maior do futebol nacional" e "verdadeiro símbolo da formação em Portugal".

O clube lisboeta recordou, nas redes sociais, a "passagem marcante pelo clube" de Aurélio Pereira, enquanto jogador e treinador, "contribuindo com o seu conhecimento, paixão e dedicação ao futebol para a formação de jovens atletas".

No Futebol Benfica, "deixou o seu cunho de excelência, ajudando a construir os alicerces de um clube que sempre valorizou o talento e o trabalho", refere ainda o emblema da capital.

"Para além da sua carreira notável ao serviço do Sporting Clube de Portugal e do futebol português em geral, é com orgulho que recordamos o seu percurso entre nós --- sempre com humildade, espírito de missão e amor ao jogo", acrescenta.

Frederico Varandas considera que "é um dos grandes da história do Sporting": O presidente do Sporting, Frederico Varandas, considerou esta quarta-feira Aurélio Pereira "um dos grandes" da história do clube, no velório do antigo 'olheiro' e responsável pela formação dos leões, que morreu na terça-feira, aos 77 anos.

"Aurélio Pereira é um dos grandes da história do Sporting, são dias difíceis para nós sportinguistas. O Sporting foi pioneiro, há mais de quatro décadas, no trabalhar e desenvolver o jovem jogador, na formação, e Aurélio foi o seu cérebro. A partir daí, todo o futebol português se desenvolve a partir dele", recorda o alto dirigente do clube 'verde-e-branco'.

Frederico Varandas recordou que, entre os muitos jogadores lançados pelo Sporting a partir da sua formação e descobertos por Aurélio Pereira, incluem-se "dois Bolas de Ouro [Luís Figo e Cristiano Ronaldo] e um deles o melhor da história, um Bola de Prata [Paulo Futre] e gerações de dezenas de jogadores portugueses, que falam pelo trabalho que Aurélio deixa, não só ao Sporting, mas também ao desporto nacional".

"O senhor Aurélio era não só um grande olheiro, não só muito bom na parte das relações humanas com os jogadores e o desenvolvimento deles, mas também um grande sportinguista que sempre tratou muito bem o Sporting. O Sporting vai estar sempre muito agradecido por tudo o que fez por nós. A melhor forma de o homenagear e honrar o seu nome é continuar a formar jogadores na equipa principal e nas seleções nacionais", completou o presidente sportinguista, junto à Igreja de São Baptista, no Lumiar, em Lisboa, onde decorre o seu velório.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8