Presidente inaugurou exposição de Ochôa, em Roma, sobre as visitas papais a Fátima.
‘Papas Peregrinos de Fátima’ é o título da exposição de Rui Ochôa que está em exibição no Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), Itália. A mostra fotográfica do atual fotógrafo oficial de Marcelo Rebelo de Sousa surgiu após um convite da Embaixada de Portugal em Itália.
Até dia 30 é possível visitar a exposição gratuitamente e observar o trabalho do também fotojornalista portuense e antigo diretor de fotografia do ‘Expresso’ (1989 - 2008), semanário que Marcelo fundou, com o qual colaborou e do qual chegou a ser diretor (1979-1981). São 44 fotografias que testemunham e registam as visitas de Papas a Portugal ao longo dos últimos 50 anos. Nestas imagens, registadas durante as celebrações do Dia 13 de Maio, surgem os Papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e, por fim, Francisco.
A exposição, em exibição no número seis da Via del Portoghesi, surge de um conjunto de parcerias. É uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Itália que conta com a colaboração da Santa Sé, do IPSAR, do Santuário de Fátima, do Instituto Camões e da TAP. O alto patrocínio da exibição ficou a cargo da Presidência da República portuguesa. Por isso mesmo, Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença na inauguração da exposição, na passada segunda-feira. Uma promessa que já tinha feito há dois anos.
"É muito interessante ver a projeção universal crescente do fenómeno de Fátima", começou por dizer o Presidente da República no IPSAR. Para Marcelo Rebelo de Sousa, nesta mostra "está retratado o povo português católico e peregrino e não apenas os Papas" e ainda "a universalidade de Fátima". "A grande riqueza desta exposição demonstra o talento do fotógrafo, mas também demonstra o peso do tema inspirador", disse ainda o Chefe de Estado, enaltecendo que "é bom ver isso celebrado numa instituição [IPSAR] que foi sempre considerada território português em Roma, em termos materiais mas sobretudo humanos".
Já para o autor das fotografias, Rui Ochôa, "este conjunto de fotografias retrata para além do espaço físico em que ocorrem as peregrinações [Fátima], o sentimento de fé dos vários milhares de pessoas que ali acorrem". O fotógrafo que celebra este mês 44 anos de carreira explicou que a temática desta mostra fotográfica se prende com o facto de ser católico: o santuário sempre o fascinou. Para o fotojornalista, o mérito do trabalho agora apresentado "não é do fotógrafo, é de todo o Mundo que é Fátima".
Ochôa afirmou ainda que esse mundo "revela a condição humana e a forma como as pessoas estão perante a fé e a vida". "A melhor maneira de podermos transportar o passado para o futuro é através destes testemunhos que fazemos" com base nas imagens, explicou Rui Ochôa, relembrando o trabalho desenvolvido pelo primeiro fotojornalista português, Joshua Benoliel, que fotografou a Implantação da República a 5 de outubro de 1910.
"Se as fotografias dele não existissem, não fazíamos a mínima ideia do que tinha acontecido", exemplificou. Ochôa realçou ainda o "respeito" que teve na abordagem fotográfica às visitas de Papas e os peregrinos em Fátima. "É fundamental ter respeito naquele local onde as pessoas vão rezar e estar consigo próprias", disse, sublinhando ainda que "o fotógrafo não pode ser intrusivo".
Curadora e filha
Rui Ochôa, que fotografou Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Aníbal Cavaco Silva, é atualmente o fotógrafo oficial de Marcelo Rebelo de Sousa; é de sua autoria o livro ‘Afectos, Presidenciais 2016’, edição Texto Editores, que retrata a campanha do político para Belém. O fotojornalista admite que "fotografar políticos é uma grande responsabilidade porque as imagens acabam por ter de refletir a personalidade da pessoa fotografada". "Temos de ter mais cuidado. Mas isso não me condiciona", avançou quem fez também a cobertura de acontecimentos históricos como a queda do Muro de Berlim, a Revolução de Bucareste ou a primeira Guerra do Golfo.
Para Rui Ochôa há elementos comuns entre fotografar pontífices e Marcelo Rebelo de Sousa. Entre risos, o fotojornalista relembrou que "há quem diga que o Presidente é o Papa Francisco". "Há muitas semelhanças, porque a popularidade do nosso Presidente assemelha-se um pouco à popularidade e à maneira de estar perante as pessoas e os outros do Papa Francisco", explicou.
Rui Ochôa confidenciou ainda que fotografar Marcelo Rebelo de Sousa "é um grande prazer, porque é um grande amigo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.