Quando jovens invadem a mansão de um veterano de guerra cego há mais do que tensão. ‘Nem respires’ é o confronto entre duas realidades do mesmo país
 
                                    ‘Nem Respires’ é um bom exemplo de como criar tensão num filme, rebentar com qualquer moralidade enquanto, simultaneamente, se manipula emocionalmente o espectador. Isso tudo numa curta longa-metragem de terror sem grandes pretensões.
Senão, vejamos: de um lado, um grupelho de pequenos delinquentes cheios de aspirações e fantasias; do outro um cidadão sénior, veterano de guerra, medalhado e reconhecido, mas no fim da linha. Os primeiros vão entrar na casa do segundo para o assaltar mas quem acaba invadido é o nosso imaginário coletivo. Afinal, o trio de jovens adultos à procura do sonho americano em versão fácil e ilegal entra no território dos EUA carrascos e castradores, simbolizados pela casa do dito veterano.
A mansão arruinada, tal como o proprietário, situa-se, claro, na decadente Detroit, ex-qualquer coisa, símbolo último, no cinema contemporâneo (e não só), da crise do ‘subprime’, do fim de uma certa América do capitalismo produtivo e suas grandes indústrias metalomecânicas.
O dono da casa é um reformado da guerra, um homem que combateu no Iraque, outra lembrança de mais uma face negra estado-unidense, da sua loucura imperialista, biblicamente vingativa e inconsequente. Completamente inconsequente. Por fim, como se não bastasse, o veterano é cego, cego como esses EUA tão pobres como perdulários e, cereja no topo do bolo, viúvo ou simplesmente só, chorando eternamente uma filha morta. Aliás, é dessa perda que resultou uma pequena fortuna, indemnização que está posta quieta num cofre, sem utilidade nem circulação. Um velho mártir sofrido, só numa casa em ruínas numa cidade- -fantasma. São estes os EUA que os putos com sonhos e sem empregos querem assaltar, levar o que sobra, tirar o resto, rapar o tacho.
Moral subvertida
O facto de um dos elementos do triângulo ser uma jovem rapariga, toda beleza americana, que pretende salvar-se a si e à irmã da mãe alcoólica e porno, só ajuda ainda mais a que a moral do filme seja subvertida. Ou seja, à partida o espectador, manipulado pela tensão criada entre os EUA belicistas e meio arruinados e uma América jovem e cheia de aspirações, está já a apoiar esta última, mesmo que a coisa se resuma a uns putos a roubar um velhote. Mas as características da heroína ajudam de sobremaneira a que torçamos, sem qualquer ética ou pudor, por ela, pela sua energia inesgotável, a sua inventividade, a sua Califórnia loira e ensolarada, o desejo.
A batalha entre a Detroit de chumbo passadista e a fantasia de uma Costa Oeste em festa e toda futuro acaba por se revelar mais dura e longa do que inicialmente se podia prever. Até porque o solitário veterano exibe mais recursos e capacidades do que inicialmente se supunha.
É só um filme de terror, claro, mas nele, tal como na realidade, essa América cega, envelhecida e meia louca resiste. E resiste. Já entre os que contra ela lutam, a sobrevivência não é garantida. Nem mesmo depois do final.lD
Título ‘nem respires’ realizador fede alvarez elenco stephen lang, jane levy, dylan minnette e daniel zovatto duração 88 min.
FILME
‘Taxi Driver’
Está em reposição no Nimas, ao qual os lisboetas cinéfilos devem tanta revisitação ou descoberta. E nunca é demais voltar a este Scorsese vibrante, porventura o melhor, a Robert De Niro, Cybill Sheperd, Harvey Keitel e, claro, à Jodie Foster então promessa. Passaram 40 anos e ainda é futurista.
realizador martin scorsese
elenco robert de niro, jodie foster e cybill shepherd
duração 113 min.
FILME
‘The Beatles’
Não é fácil realizar um filme sobre os Beatles, considerando a avalanche de material já produzido. Mas a coisa escapa muito bem, cheia de belo material de arquivo e encontrando ângulos pouco explorados mas dignos de nota como o antirracismo da banda. Bem jogado.
realizador ron howard
elenco john lennon, paul mccartney, george harrison, ringo starr, elvis costello e whoopi goldberg
duração 137 min.
FILME
‘Cartas da Guerra’
Finalmente, o cinema português apodera-se e transforma as nossas tão maltratadas memórias da guerra. Ivo M. Ferreira captura esplendidamente a tensão brutal entre Eros e Thanatos, entre a pulsão de vida e a de morte, exposta nas cartas de António Lobo Antunes à mulher. Com delicadeza.
realizador ivo m. Ferreira
elenco margarida vila-nova, miguel nunes e ricardo pereira
duração 105 min.
FUGIR DE:
‘Snowden’
Deve ser das piores coisinhas que pode acontecer ao cinema documental ou inspirado em casos reais: pegar na história do protagonista e fazer dela uma hagiografia. Mas é exatamente isto (e pouco mais do que isto) que acontece: o informático é canonizado em vida. Que pena que Oliver Stone não tenha perdido um minuto a tecer uma crítica a estes tempos de fusão do público e privado."
título ‘snowden’ realizador oliver stone
elenco joseph gordon-levitt, shailene woodley e melissa leo
duração 134 min.
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